A autoridade conselheira e o discurso contemporâneo sobre a crise da/na família.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luiza Pereira Monteiro
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/T.48.2008.tde-18062008-172817
Resumo: Este trabalho trata da produção discursiva sobre a crise de autoridade na família contemporânea, tomando como fonte de análise a literatura de auto-ajuda que versa sobre o tema. O recorte nessa literatura foram, entre outros, os livros \"Pais brilhantes, filhos fascinantes\", de Augusto Cury, e \"Quem Ama Educa\", de Içami Tiba, pesquisados em sites eletrônicos, no mês de abril de 2006, como \"os dez mais vendidos\". O objetivo é compreender como se organiza o discurso sobre crise de autoridade na família, em que ele se apóia para produzir efeitos de poder, o diagnóstico produzido e os preceitos, realizados pelos autores, para a construção de uma boa família. Compreende-se o discurso de acordo com Foucault, vinculando-o a políticas de verdade anexadas a determinados tipos de saberes e a condições sócio-políticas e econômicas especificas de existência, isto é, como um jogo de poder em que se produz o verdadeiro e o falso e cujos efeitos de poder são produzir realidades e sujeitos. A conclusão é de que o discurso da crise de autoridade funciona como um operador de instabilidades e de deslocamento da autoridade familiar para as autoridades difusas e especialistas ou autoridades conselheiras, fundamentadas em saberes científicos e pseudocientíficos, como os da psicoterapia e de psiquiatria, devidamente popularizados. Nesse processo de produção discursiva da família em crise e incapaz de educar os próprios filhos, estabelece-se um vazio de autoridade, no qual se inscrevem novas tecnologias de normalização e educação: a educação da emoção, por meio de prescrições técnicas de saber e poder que restituiriam aos pais e mães a autoridade perdida, a harmonia familiar e produziria, como efeito, sujeitos responsáveis, bem sucedidos e felizes. Hipoteticamente, esse modo contemporâneo de produção de sujeitos é parte de um processo de deslocamento, em curso, da sociedade disciplinar para a sociedade de controle, a partir da articulação das técnicas de poder e controle que combinam o controle das emoções pelas racionalidades com o reforço da constituição de indivíduos voltados para vida íntima e privada.
id USP_fcde1401aca90a833ab8b6fe129b499e
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-18062008-172817
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis A autoridade conselheira e o discurso contemporâneo sobre a crise da/na família. Adviser authority and the contemporary discourse about family crisis. 2008-05-30Flavia Ines SchillingSergio França Adorno de AbreuJulio Roberto Groppa AquinoJosé Sergio Fonseca de CarvalhoGlacy Queirós de RoureLuiza Pereira MonteiroUniversidade de São PauloEducaçãoUSPBR Authority Auto-ajuda Autoridade Crise Crisis Disciplina da emoção Discipline of emotion Família Family Self-help Este trabalho trata da produção discursiva sobre a crise de autoridade na família contemporânea, tomando como fonte de análise a literatura de auto-ajuda que versa sobre o tema. O recorte nessa literatura foram, entre outros, os livros \"Pais brilhantes, filhos fascinantes\", de Augusto Cury, e \"Quem Ama Educa\", de Içami Tiba, pesquisados em sites eletrônicos, no mês de abril de 2006, como \"os dez mais vendidos\". O objetivo é compreender como se organiza o discurso sobre crise de autoridade na família, em que ele se apóia para produzir efeitos de poder, o diagnóstico produzido e os preceitos, realizados pelos autores, para a construção de uma boa família. Compreende-se o discurso de acordo com Foucault, vinculando-o a políticas de verdade anexadas a determinados tipos de saberes e a condições sócio-políticas e econômicas especificas de existência, isto é, como um jogo de poder em que se produz o verdadeiro e o falso e cujos efeitos de poder são produzir realidades e sujeitos. A conclusão é de que o discurso da crise de autoridade funciona como um operador de instabilidades e de deslocamento da autoridade familiar para as autoridades difusas e especialistas ou autoridades conselheiras, fundamentadas em saberes científicos e pseudocientíficos, como os da psicoterapia e de psiquiatria, devidamente popularizados. Nesse processo de produção discursiva da família em crise e incapaz de educar os próprios filhos, estabelece-se um vazio de autoridade, no qual se inscrevem novas tecnologias de normalização e educação: a educação da emoção, por meio de prescrições técnicas de saber e poder que restituiriam aos pais e mães a autoridade perdida, a harmonia familiar e produziria, como efeito, sujeitos responsáveis, bem sucedidos e felizes. Hipoteticamente, esse modo contemporâneo de produção de sujeitos é parte de um processo de deslocamento, em curso, da sociedade disciplinar para a sociedade de controle, a partir da articulação das técnicas de poder e controle que combinam o controle das emoções pelas racionalidades com o reforço da constituição de indivíduos voltados para vida íntima e privada. This work is about the about the contemporary family authority cisis discoursive production, taking as a source of analysis the self-help literature which discusses this subject.The books selected are, among others, \"Pais brilhantes, filhos fascinantes\" (Bright parents, fascinating children), by Augusto Cury and \"Quem ama educa\" (The one who loves educates), by Içami Tiba, found in electronic sites, in April 2006, as the \"top ten best sellers\". The objective is to understand how the discourse about authority crisis in the family is organized, in what it is based to produce power effects, the diagnosis produced and the precepts, explained by the authors, for the construction of a good family. The discourse here is understood according to Foucault, relating it to truth policies added to some kinds of knowledges and particular sociopolitical and economical existence conditions, that is to say, as a game of power that produces what is true and what is false and that has as effects of power the production of realities and subjects. The conclusion is that the discourse about the authority crisis works as an instability generator and dislocates family authority to a diffuse, specialized and adviser authority, which is based on scientific and pseudioscientific knowledges, as the ones by psycotherapy and psychiatry, properly popularized. In this process of discourse production about the family that lives a crisis and is unable to educate its own children, an emptiness of authority is established, in which new technologies of normalization and education are subscribed: emotional education, through technical knowlede and power prescriptions which would give back to fathers and mothers the lost authority, and would produce, as an effect, responsible, successful and happy subjects. Hypotetically, this contemporaneous way of subjects production is part of a dislocation process of the disciplinar society to the control society, through the articulation of power and control techniques that match the racional control of emotions whith the reinforcement of the individual construction turned to an intimate and private life. https://doi.org/10.11606/T.48.2008.tde-18062008-172817info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:18:02Zoai:teses.usp.br:tde-18062008-172817Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:51:19.994740Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv A autoridade conselheira e o discurso contemporâneo sobre a crise da/na família.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Adviser authority and the contemporary discourse about family crisis.
title A autoridade conselheira e o discurso contemporâneo sobre a crise da/na família.
spellingShingle A autoridade conselheira e o discurso contemporâneo sobre a crise da/na família.
Luiza Pereira Monteiro
title_short A autoridade conselheira e o discurso contemporâneo sobre a crise da/na família.
title_full A autoridade conselheira e o discurso contemporâneo sobre a crise da/na família.
title_fullStr A autoridade conselheira e o discurso contemporâneo sobre a crise da/na família.
title_full_unstemmed A autoridade conselheira e o discurso contemporâneo sobre a crise da/na família.
title_sort A autoridade conselheira e o discurso contemporâneo sobre a crise da/na família.
author Luiza Pereira Monteiro
author_facet Luiza Pereira Monteiro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Flavia Ines Schilling
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Sergio França Adorno de Abreu
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Julio Roberto Groppa Aquino
dc.contributor.referee3.fl_str_mv José Sergio Fonseca de Carvalho
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Glacy Queirós de Roure
dc.contributor.author.fl_str_mv Luiza Pereira Monteiro
contributor_str_mv Flavia Ines Schilling
Sergio França Adorno de Abreu
Julio Roberto Groppa Aquino
José Sergio Fonseca de Carvalho
Glacy Queirós de Roure
description Este trabalho trata da produção discursiva sobre a crise de autoridade na família contemporânea, tomando como fonte de análise a literatura de auto-ajuda que versa sobre o tema. O recorte nessa literatura foram, entre outros, os livros \"Pais brilhantes, filhos fascinantes\", de Augusto Cury, e \"Quem Ama Educa\", de Içami Tiba, pesquisados em sites eletrônicos, no mês de abril de 2006, como \"os dez mais vendidos\". O objetivo é compreender como se organiza o discurso sobre crise de autoridade na família, em que ele se apóia para produzir efeitos de poder, o diagnóstico produzido e os preceitos, realizados pelos autores, para a construção de uma boa família. Compreende-se o discurso de acordo com Foucault, vinculando-o a políticas de verdade anexadas a determinados tipos de saberes e a condições sócio-políticas e econômicas especificas de existência, isto é, como um jogo de poder em que se produz o verdadeiro e o falso e cujos efeitos de poder são produzir realidades e sujeitos. A conclusão é de que o discurso da crise de autoridade funciona como um operador de instabilidades e de deslocamento da autoridade familiar para as autoridades difusas e especialistas ou autoridades conselheiras, fundamentadas em saberes científicos e pseudocientíficos, como os da psicoterapia e de psiquiatria, devidamente popularizados. Nesse processo de produção discursiva da família em crise e incapaz de educar os próprios filhos, estabelece-se um vazio de autoridade, no qual se inscrevem novas tecnologias de normalização e educação: a educação da emoção, por meio de prescrições técnicas de saber e poder que restituiriam aos pais e mães a autoridade perdida, a harmonia familiar e produziria, como efeito, sujeitos responsáveis, bem sucedidos e felizes. Hipoteticamente, esse modo contemporâneo de produção de sujeitos é parte de um processo de deslocamento, em curso, da sociedade disciplinar para a sociedade de controle, a partir da articulação das técnicas de poder e controle que combinam o controle das emoções pelas racionalidades com o reforço da constituição de indivíduos voltados para vida íntima e privada.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-05-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/T.48.2008.tde-18062008-172817
url https://doi.org/10.11606/T.48.2008.tde-18062008-172817
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502833455759360