ENSINO PROFISSIONALIZANTE EM GOIÁS: A EXPERIÊNCIA PIONEIRA DA COLÔNIA BLASIANA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bevilaqua Marin, Joel Orlando
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1495
Resumo: No final do século XIX, o governo da Província de Goiás criou a primeira instituição de ensino profissionalizante, dirigida especialmente para crianças negras, pobres e abandonadas. A Colônia Blasiana foi concebida para formar trabalhadores para agricultura, fundamentando-se nos princípios educativos do trabalho e da disciplina. Reservava-se-lhes, porém, um espaço subalterno na divisão social do trabalho, pois, assim que se emancipavam, só restava aos “colonos” a possibilidade de se engajarem em serviços braçais nas fazendas particulares.
id UFG-3_17511004d63a801eedc6ad0a7d58b4e8
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/1495
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling ENSINO PROFISSIONALIZANTE EM GOIÁS: A EXPERIÊNCIA PIONEIRA DA COLÔNIA BLASIANANo final do século XIX, o governo da Província de Goiás criou a primeira instituição de ensino profissionalizante, dirigida especialmente para crianças negras, pobres e abandonadas. A Colônia Blasiana foi concebida para formar trabalhadores para agricultura, fundamentando-se nos princípios educativos do trabalho e da disciplina. Reservava-se-lhes, porém, um espaço subalterno na divisão social do trabalho, pois, assim que se emancipavam, só restava aos “colonos” a possibilidade de se engajarem em serviços braçais nas fazendas particulares.Faculdade de Educação (UFG)2007-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/149510.5216/ia.v31i1.1495Journal Inter-Ação; Vol. 31 No. 1 (2006): Políticas educacionais em debate; 111-137Revista Inter Ação; Vol. 31 Núm. 1 (2006): Políticas educacionais em debate; 111-137Revista Inter-Ação; v. 31 n. 1 (2006): Políticas educacionais em debate; 111-1371981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1495/1479Bevilaqua Marin, Joel Orlandoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-03-07T19:24:26Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/1495Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:17.202360Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO PROFISSIONALIZANTE EM GOIÁS: A EXPERIÊNCIA PIONEIRA DA COLÔNIA BLASIANA
title ENSINO PROFISSIONALIZANTE EM GOIÁS: A EXPERIÊNCIA PIONEIRA DA COLÔNIA BLASIANA
spellingShingle ENSINO PROFISSIONALIZANTE EM GOIÁS: A EXPERIÊNCIA PIONEIRA DA COLÔNIA BLASIANA
Bevilaqua Marin, Joel Orlando
title_short ENSINO PROFISSIONALIZANTE EM GOIÁS: A EXPERIÊNCIA PIONEIRA DA COLÔNIA BLASIANA
title_full ENSINO PROFISSIONALIZANTE EM GOIÁS: A EXPERIÊNCIA PIONEIRA DA COLÔNIA BLASIANA
title_fullStr ENSINO PROFISSIONALIZANTE EM GOIÁS: A EXPERIÊNCIA PIONEIRA DA COLÔNIA BLASIANA
title_full_unstemmed ENSINO PROFISSIONALIZANTE EM GOIÁS: A EXPERIÊNCIA PIONEIRA DA COLÔNIA BLASIANA
title_sort ENSINO PROFISSIONALIZANTE EM GOIÁS: A EXPERIÊNCIA PIONEIRA DA COLÔNIA BLASIANA
author Bevilaqua Marin, Joel Orlando
author_facet Bevilaqua Marin, Joel Orlando
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bevilaqua Marin, Joel Orlando
description No final do século XIX, o governo da Província de Goiás criou a primeira instituição de ensino profissionalizante, dirigida especialmente para crianças negras, pobres e abandonadas. A Colônia Blasiana foi concebida para formar trabalhadores para agricultura, fundamentando-se nos princípios educativos do trabalho e da disciplina. Reservava-se-lhes, porém, um espaço subalterno na divisão social do trabalho, pois, assim que se emancipavam, só restava aos “colonos” a possibilidade de se engajarem em serviços braçais nas fazendas particulares.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1495
10.5216/ia.v31i1.1495
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1495
identifier_str_mv 10.5216/ia.v31i1.1495
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1495/1479
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 31 No. 1 (2006): Políticas educacionais em debate; 111-137
Revista Inter Ação; Vol. 31 Núm. 1 (2006): Políticas educacionais em debate; 111-137
Revista Inter-Ação; v. 31 n. 1 (2006): Políticas educacionais em debate; 111-137
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874760940716032