Aprendizagem Cooperativa: uma Experiência no Ensino Médio Profissionalizante
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/10461 |
Resumo: | Considerando as mudanças ocorridas na educação brasileira em decorrência do Decreto nº 5.154, no qual o ensino médio passou a ser articulado ao curso técnico de nível médio, selecionamos como objeto de pesquisa, a proposta formativa de uma escola de educação profissional no interior do Ceará, pioneira no Brasil em utilizar a Aprendizagem Cooperativa como metodologia em sala de aula. A demarcação temporal estabelecida para o desenvolvimento deste estudo foi o primeiro semestre de 2015. A pesquisa, de caráter bibliográfico e documental, possui fundamentação teórico-metodológica nos estudos de Kuenzer (2007); Manfredi (2002); Ramos (2011); Oliveira (2006), dentre outros. Objetivamos com esse escrito, compreender a proposta formativa da referida instituição escolar utilizando como documentos basilares o Projeto Político Pedagógico (PPP), o Regimento Escolar e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Assim, a análise dos dados permitiu-nos considerar que a referida instituição escolar oferece a seus estudantes formação em consonância com as determinações legais, visando à inserção dos estudantes na Universidade e no mundo do trabalho. Palavras-chave: Educação Profissional. Aprendizagem Cooperativa. Ensino Médio Profissionalizante. |
id |
UNESP-7_a478f536356aa25945ce78a2efe0b67d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10461 |
network_acronym_str |
UNESP-7 |
network_name_str |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem Cooperativa: uma Experiência no Ensino Médio ProfissionalizanteEducação ProfissionalAprendizagem CooperativaEnsino Médio Profissionalizante.Educação ProfissionalConsiderando as mudanças ocorridas na educação brasileira em decorrência do Decreto nº 5.154, no qual o ensino médio passou a ser articulado ao curso técnico de nível médio, selecionamos como objeto de pesquisa, a proposta formativa de uma escola de educação profissional no interior do Ceará, pioneira no Brasil em utilizar a Aprendizagem Cooperativa como metodologia em sala de aula. A demarcação temporal estabelecida para o desenvolvimento deste estudo foi o primeiro semestre de 2015. A pesquisa, de caráter bibliográfico e documental, possui fundamentação teórico-metodológica nos estudos de Kuenzer (2007); Manfredi (2002); Ramos (2011); Oliveira (2006), dentre outros. Objetivamos com esse escrito, compreender a proposta formativa da referida instituição escolar utilizando como documentos basilares o Projeto Político Pedagógico (PPP), o Regimento Escolar e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Assim, a análise dos dados permitiu-nos considerar que a referida instituição escolar oferece a seus estudantes formação em consonância com as determinações legais, visando à inserção dos estudantes na Universidade e no mundo do trabalho. Palavras-chave: Educação Profissional. Aprendizagem Cooperativa. Ensino Médio Profissionalizante.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2016-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por ParesPesquisa Bibliográfica e Documentalapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/1046110.18675/1981-8106.vol26.n52.p247-263Educação: Teoria e Prática; Vol. 26 No. 52 (2016); 247-263Educação: Teoria e Prática; Vol. 26 Núm. 52 (2016); 247-263Educação: Teoria e Prática; v. 26 n. 52 (2016); 247-2631981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/10461/7666https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/10461/10662Copyright (c) 2016 EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva Carneiro dos Santos, Maria TerlaMagalhães Júnior, Antônio Germanoda Silva Neta, Maria de Lourdes2018-04-11T14:16:33Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10461Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2018-04-11T14:16:33EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem Cooperativa: uma Experiência no Ensino Médio Profissionalizante |
title |
Aprendizagem Cooperativa: uma Experiência no Ensino Médio Profissionalizante |
spellingShingle |
Aprendizagem Cooperativa: uma Experiência no Ensino Médio Profissionalizante Silva Carneiro dos Santos, Maria Terla Educação Profissional Aprendizagem Cooperativa Ensino Médio Profissionalizante. Educação Profissional |
title_short |
Aprendizagem Cooperativa: uma Experiência no Ensino Médio Profissionalizante |
title_full |
Aprendizagem Cooperativa: uma Experiência no Ensino Médio Profissionalizante |
title_fullStr |
Aprendizagem Cooperativa: uma Experiência no Ensino Médio Profissionalizante |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem Cooperativa: uma Experiência no Ensino Médio Profissionalizante |
title_sort |
Aprendizagem Cooperativa: uma Experiência no Ensino Médio Profissionalizante |
author |
Silva Carneiro dos Santos, Maria Terla |
author_facet |
Silva Carneiro dos Santos, Maria Terla Magalhães Júnior, Antônio Germano da Silva Neta, Maria de Lourdes |
author_role |
author |
author2 |
Magalhães Júnior, Antônio Germano da Silva Neta, Maria de Lourdes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Carneiro dos Santos, Maria Terla Magalhães Júnior, Antônio Germano da Silva Neta, Maria de Lourdes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Profissional Aprendizagem Cooperativa Ensino Médio Profissionalizante. Educação Profissional |
topic |
Educação Profissional Aprendizagem Cooperativa Ensino Médio Profissionalizante. Educação Profissional |
description |
Considerando as mudanças ocorridas na educação brasileira em decorrência do Decreto nº 5.154, no qual o ensino médio passou a ser articulado ao curso técnico de nível médio, selecionamos como objeto de pesquisa, a proposta formativa de uma escola de educação profissional no interior do Ceará, pioneira no Brasil em utilizar a Aprendizagem Cooperativa como metodologia em sala de aula. A demarcação temporal estabelecida para o desenvolvimento deste estudo foi o primeiro semestre de 2015. A pesquisa, de caráter bibliográfico e documental, possui fundamentação teórico-metodológica nos estudos de Kuenzer (2007); Manfredi (2002); Ramos (2011); Oliveira (2006), dentre outros. Objetivamos com esse escrito, compreender a proposta formativa da referida instituição escolar utilizando como documentos basilares o Projeto Político Pedagógico (PPP), o Regimento Escolar e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Assim, a análise dos dados permitiu-nos considerar que a referida instituição escolar oferece a seus estudantes formação em consonância com as determinações legais, visando à inserção dos estudantes na Universidade e no mundo do trabalho. Palavras-chave: Educação Profissional. Aprendizagem Cooperativa. Ensino Médio Profissionalizante. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Documento Avaliado por Pares Pesquisa Bibliográfica e Documental |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/10461 10.18675/1981-8106.vol26.n52.p247-263 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/10461 |
identifier_str_mv |
10.18675/1981-8106.vol26.n52.p247-263 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/10461/7666 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/10461/10662 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 EDUCAÇÃO: Teoria e Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática; Vol. 26 No. 52 (2016); 247-263 Educação: Teoria e Prática; Vol. 26 Núm. 52 (2016); 247-263 Educação: Teoria e Prática; v. 26 n. 52 (2016); 247-263 1981-8106 reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Prática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
collection |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
repository.name.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br |
_version_ |
1800215812470996992 |