Aprendizagem Cooperativa: uma Experiência no Ensino Médio Profissionalizante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Carneiro dos Santos, Maria Terla
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Magalhães Júnior, Antônio Germano, da Silva Neta, Maria de Lourdes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/10461
Resumo: Considerando as mudanças ocorridas na educação brasileira em decorrência do Decreto nº 5.154, no qual o ensino médio passou a ser articulado ao curso técnico de nível médio, selecionamos como objeto de pesquisa, a proposta formativa de uma escola de educação profissional no interior do Ceará, pioneira no Brasil em utilizar a Aprendizagem Cooperativa como metodologia em sala de aula. A demarcação temporal estabelecida para o desenvolvimento deste estudo foi o primeiro semestre de 2015. A pesquisa, de caráter bibliográfico e documental, possui fundamentação teórico-metodológica nos estudos de Kuenzer (2007); Manfredi (2002); Ramos (2011); Oliveira (2006), dentre outros. Objetivamos com esse escrito, compreender a proposta formativa da referida instituição escolar utilizando como documentos basilares o Projeto Político Pedagógico (PPP), o Regimento Escolar e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Assim, a análise dos dados permitiu-nos considerar que a referida instituição escolar oferece a seus estudantes formação em consonância com as determinações legais, visando à inserção dos estudantes na Universidade e no mundo do trabalho. Palavras-chave: Educação Profissional. Aprendizagem Cooperativa. Ensino Médio Profissionalizante.
id UNESP-7_a478f536356aa25945ce78a2efe0b67d
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10461
network_acronym_str UNESP-7
network_name_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository_id_str
spelling Aprendizagem Cooperativa: uma Experiência no Ensino Médio ProfissionalizanteEducação ProfissionalAprendizagem CooperativaEnsino Médio Profissionalizante.Educação ProfissionalConsiderando as mudanças ocorridas na educação brasileira em decorrência do Decreto nº 5.154, no qual o ensino médio passou a ser articulado ao curso técnico de nível médio, selecionamos como objeto de pesquisa, a proposta formativa de uma escola de educação profissional no interior do Ceará, pioneira no Brasil em utilizar a Aprendizagem Cooperativa como metodologia em sala de aula. A demarcação temporal estabelecida para o desenvolvimento deste estudo foi o primeiro semestre de 2015. A pesquisa, de caráter bibliográfico e documental, possui fundamentação teórico-metodológica nos estudos de Kuenzer (2007); Manfredi (2002); Ramos (2011); Oliveira (2006), dentre outros. Objetivamos com esse escrito, compreender a proposta formativa da referida instituição escolar utilizando como documentos basilares o Projeto Político Pedagógico (PPP), o Regimento Escolar e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Assim, a análise dos dados permitiu-nos considerar que a referida instituição escolar oferece a seus estudantes formação em consonância com as determinações legais, visando à inserção dos estudantes na Universidade e no mundo do trabalho. Palavras-chave: Educação Profissional. Aprendizagem Cooperativa. Ensino Médio Profissionalizante.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2016-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por ParesPesquisa Bibliográfica e Documentalapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/1046110.18675/1981-8106.vol26.n52.p247-263Educação: Teoria e Prática; Vol. 26 No. 52 (2016); 247-263Educação: Teoria e Prática; Vol. 26 Núm. 52 (2016); 247-263Educação: Teoria e Prática; v. 26 n. 52 (2016); 247-2631981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/10461/7666https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/10461/10662Copyright (c) 2016 EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva Carneiro dos Santos, Maria TerlaMagalhães Júnior, Antônio Germanoda Silva Neta, Maria de Lourdes2018-04-11T14:16:33Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10461Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2018-04-11T14:16:33EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem Cooperativa: uma Experiência no Ensino Médio Profissionalizante
title Aprendizagem Cooperativa: uma Experiência no Ensino Médio Profissionalizante
spellingShingle Aprendizagem Cooperativa: uma Experiência no Ensino Médio Profissionalizante
Silva Carneiro dos Santos, Maria Terla
Educação Profissional
Aprendizagem Cooperativa
Ensino Médio Profissionalizante.
Educação Profissional
title_short Aprendizagem Cooperativa: uma Experiência no Ensino Médio Profissionalizante
title_full Aprendizagem Cooperativa: uma Experiência no Ensino Médio Profissionalizante
title_fullStr Aprendizagem Cooperativa: uma Experiência no Ensino Médio Profissionalizante
title_full_unstemmed Aprendizagem Cooperativa: uma Experiência no Ensino Médio Profissionalizante
title_sort Aprendizagem Cooperativa: uma Experiência no Ensino Médio Profissionalizante
author Silva Carneiro dos Santos, Maria Terla
author_facet Silva Carneiro dos Santos, Maria Terla
Magalhães Júnior, Antônio Germano
da Silva Neta, Maria de Lourdes
author_role author
author2 Magalhães Júnior, Antônio Germano
da Silva Neta, Maria de Lourdes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Carneiro dos Santos, Maria Terla
Magalhães Júnior, Antônio Germano
da Silva Neta, Maria de Lourdes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Profissional
Aprendizagem Cooperativa
Ensino Médio Profissionalizante.
Educação Profissional
topic Educação Profissional
Aprendizagem Cooperativa
Ensino Médio Profissionalizante.
Educação Profissional
description Considerando as mudanças ocorridas na educação brasileira em decorrência do Decreto nº 5.154, no qual o ensino médio passou a ser articulado ao curso técnico de nível médio, selecionamos como objeto de pesquisa, a proposta formativa de uma escola de educação profissional no interior do Ceará, pioneira no Brasil em utilizar a Aprendizagem Cooperativa como metodologia em sala de aula. A demarcação temporal estabelecida para o desenvolvimento deste estudo foi o primeiro semestre de 2015. A pesquisa, de caráter bibliográfico e documental, possui fundamentação teórico-metodológica nos estudos de Kuenzer (2007); Manfredi (2002); Ramos (2011); Oliveira (2006), dentre outros. Objetivamos com esse escrito, compreender a proposta formativa da referida instituição escolar utilizando como documentos basilares o Projeto Político Pedagógico (PPP), o Regimento Escolar e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Assim, a análise dos dados permitiu-nos considerar que a referida instituição escolar oferece a seus estudantes formação em consonância com as determinações legais, visando à inserção dos estudantes na Universidade e no mundo do trabalho. Palavras-chave: Educação Profissional. Aprendizagem Cooperativa. Ensino Médio Profissionalizante.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Documento Avaliado por Pares
Pesquisa Bibliográfica e Documental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/10461
10.18675/1981-8106.vol26.n52.p247-263
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/10461
identifier_str_mv 10.18675/1981-8106.vol26.n52.p247-263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/10461/7666
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/10461/10662
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática; Vol. 26 No. 52 (2016); 247-263
Educação: Teoria e Prática; Vol. 26 Núm. 52 (2016); 247-263
Educação: Teoria e Prática; v. 26 n. 52 (2016); 247-263
1981-8106
reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
collection EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository.name.fl_str_mv EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv rc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br
_version_ 1800215812470996992