Educadora ou tia: os reflexos da feminização do magistério na construção da identidade profissional de professores (as) da educação infantil
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48977 |
Resumo: | O presente artigo configura-se como um recorte de uma pesquisa de pós-graduação em docência na educação infantil, tendo como objetivo principal analisar os reflexos do processo de feminização da docência na construção da identidade profissional das professoras de educação infantil em uma rede pública municipal, a partir dos conhecimentos adquiridos no curso de especialização em docência na educação infantil (CEDEI). A pesquisa se caracteriza como exploratória e possui uma abordagem qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram um questionário semiestruturado e à observação não participante. Concluiu-se que na atualidade o mito da educadora nata ainda é muito presente, mas aos poucos vem sendo desconstruído, dando ênfase a profissionalização docente e a construção/fortalecimento de sua identidade. |
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Educadora ou tia: os reflexos da feminização do magistério na construção da identidade profissional de professores (as) da educação infantil O presente artigo configura-se como um recorte de uma pesquisa de pós-graduação em docência na educação infantil, tendo como objetivo principal analisar os reflexos do processo de feminização da docência na construção da identidade profissional das professoras de educação infantil em uma rede pública municipal, a partir dos conhecimentos adquiridos no curso de especialização em docência na educação infantil (CEDEI). A pesquisa se caracteriza como exploratória e possui uma abordagem qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram um questionário semiestruturado e à observação não participante. Concluiu-se que na atualidade o mito da educadora nata ainda é muito presente, mas aos poucos vem sendo desconstruído, dando ênfase a profissionalização docente e a construção/fortalecimento de sua identidade.Faculdade de Educação (UFG)2019-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4897710.5216/ia.v43i3.48977Journal Inter-Ação; Vol. 43 No. 3 (2018): Gênero: conflito, implicações e alcance; 697-709Revista Inter Ação; Vol. 43 Núm. 3 (2018): Gênero: conflito, implicações e alcance; 697-709Revista Inter-Ação; v. 43 n. 3 (2018): Gênero: conflito, implicações e alcance; 697-7091981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48977/32790Copyright (c) 2018 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues de Souza, Andréa Carlos de Melo, José 2020-08-18T10:40:05Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/48977Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:48.475127Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
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