PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO BRASIL: PANORAMA, DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, João Ferreira de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Azevedo, Mário Luiz Neves de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/64525
Resumo: O propósito deste artigo é analisar a situação da produção do conhecimento e da pós-graduação no Brasil, considerando os impactos decorrentes da chamada globalização da economia do conhecimento. Para isto, são examinados dados nacionais e internacionais da produção e difusão do conhecimento. O texto realça a nova lógica de regulação e avaliação da pós-graduação no Brasil e destaca que, além dos dilemas econômicos, políticos e sociais existentes, existem desafios que apontam para mudanças significativas na pós-graduação brasileira. O texto também chama atenção para novas tendências na avaliação da pós-graduação e para o necessário diálogo entre coordenações de áreas do conhecimento da CAPES, instâncias de regulação da CAPES e entidades científicas que sempre estiveram presentes e foram protagonistas na constituição do atual sistema de pós-graduação no Brasil.
id UFG-3_23f8d40a9a2f63b117f73f7ee0f029a4
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/64525
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO BRASIL: PANORAMA, DESAFIOS E PERSPECTIVASO propósito deste artigo é analisar a situação da produção do conhecimento e da pós-graduação no Brasil, considerando os impactos decorrentes da chamada globalização da economia do conhecimento. Para isto, são examinados dados nacionais e internacionais da produção e difusão do conhecimento. O texto realça a nova lógica de regulação e avaliação da pós-graduação no Brasil e destaca que, além dos dilemas econômicos, políticos e sociais existentes, existem desafios que apontam para mudanças significativas na pós-graduação brasileira. O texto também chama atenção para novas tendências na avaliação da pós-graduação e para o necessário diálogo entre coordenações de áreas do conhecimento da CAPES, instâncias de regulação da CAPES e entidades científicas que sempre estiveram presentes e foram protagonistas na constituição do atual sistema de pós-graduação no Brasil.Faculdade de Educação (UFG)2020-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/6452510.5216/ia.v45i3.64525Journal Inter-Ação; Vol. 45 No. 3 (2020): Educação Superior, Produção do Conhecimento e Globalização; 599-620Revista Inter Ação; Vol. 45 Núm. 3 (2020): Educação Superior, Produção do Conhecimento e Globalização; 599-620Revista Inter-Ação; v. 45 n. 3 (2020): Educação Superior, Produção do Conhecimento e Globalização; 599-6201981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/64525/35841Copyright (c) 2020 João Ferreira de Oliveira, Mário Luiz Neves de Azevedoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, João Ferreira deAzevedo, Mário Luiz Neves de2020-12-09T14:51:00Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/64525Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:58.354680Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO BRASIL: PANORAMA, DESAFIOS E PERSPECTIVAS
title PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO BRASIL: PANORAMA, DESAFIOS E PERSPECTIVAS
spellingShingle PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO BRASIL: PANORAMA, DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Oliveira, João Ferreira de
title_short PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO BRASIL: PANORAMA, DESAFIOS E PERSPECTIVAS
title_full PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO BRASIL: PANORAMA, DESAFIOS E PERSPECTIVAS
title_fullStr PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO BRASIL: PANORAMA, DESAFIOS E PERSPECTIVAS
title_full_unstemmed PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO BRASIL: PANORAMA, DESAFIOS E PERSPECTIVAS
title_sort PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO BRASIL: PANORAMA, DESAFIOS E PERSPECTIVAS
author Oliveira, João Ferreira de
author_facet Oliveira, João Ferreira de
Azevedo, Mário Luiz Neves de
author_role author
author2 Azevedo, Mário Luiz Neves de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, João Ferreira de
Azevedo, Mário Luiz Neves de
description O propósito deste artigo é analisar a situação da produção do conhecimento e da pós-graduação no Brasil, considerando os impactos decorrentes da chamada globalização da economia do conhecimento. Para isto, são examinados dados nacionais e internacionais da produção e difusão do conhecimento. O texto realça a nova lógica de regulação e avaliação da pós-graduação no Brasil e destaca que, além dos dilemas econômicos, políticos e sociais existentes, existem desafios que apontam para mudanças significativas na pós-graduação brasileira. O texto também chama atenção para novas tendências na avaliação da pós-graduação e para o necessário diálogo entre coordenações de áreas do conhecimento da CAPES, instâncias de regulação da CAPES e entidades científicas que sempre estiveram presentes e foram protagonistas na constituição do atual sistema de pós-graduação no Brasil.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/64525
10.5216/ia.v45i3.64525
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/64525
identifier_str_mv 10.5216/ia.v45i3.64525
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/64525/35841
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 João Ferreira de Oliveira, Mário Luiz Neves de Azevedo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 João Ferreira de Oliveira, Mário Luiz Neves de Azevedo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 45 No. 3 (2020): Educação Superior, Produção do Conhecimento e Globalização; 599-620
Revista Inter Ação; Vol. 45 Núm. 3 (2020): Educação Superior, Produção do Conhecimento e Globalização; 599-620
Revista Inter-Ação; v. 45 n. 3 (2020): Educação Superior, Produção do Conhecimento e Globalização; 599-620
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874764118949888