PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO BRASIL: PANORAMA, DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/64525 |
Resumo: | O propósito deste artigo é analisar a situação da produção do conhecimento e da pós-graduação no Brasil, considerando os impactos decorrentes da chamada globalização da economia do conhecimento. Para isto, são examinados dados nacionais e internacionais da produção e difusão do conhecimento. O texto realça a nova lógica de regulação e avaliação da pós-graduação no Brasil e destaca que, além dos dilemas econômicos, políticos e sociais existentes, existem desafios que apontam para mudanças significativas na pós-graduação brasileira. O texto também chama atenção para novas tendências na avaliação da pós-graduação e para o necessário diálogo entre coordenações de áreas do conhecimento da CAPES, instâncias de regulação da CAPES e entidades científicas que sempre estiveram presentes e foram protagonistas na constituição do atual sistema de pós-graduação no Brasil. |
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PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO BRASIL: PANORAMA, DESAFIOS E PERSPECTIVASO propósito deste artigo é analisar a situação da produção do conhecimento e da pós-graduação no Brasil, considerando os impactos decorrentes da chamada globalização da economia do conhecimento. Para isto, são examinados dados nacionais e internacionais da produção e difusão do conhecimento. O texto realça a nova lógica de regulação e avaliação da pós-graduação no Brasil e destaca que, além dos dilemas econômicos, políticos e sociais existentes, existem desafios que apontam para mudanças significativas na pós-graduação brasileira. O texto também chama atenção para novas tendências na avaliação da pós-graduação e para o necessário diálogo entre coordenações de áreas do conhecimento da CAPES, instâncias de regulação da CAPES e entidades científicas que sempre estiveram presentes e foram protagonistas na constituição do atual sistema de pós-graduação no Brasil.Faculdade de Educação (UFG)2020-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/6452510.5216/ia.v45i3.64525Journal Inter-Ação; Vol. 45 No. 3 (2020): Educação Superior, Produção do Conhecimento e Globalização; 599-620Revista Inter Ação; Vol. 45 Núm. 3 (2020): Educação Superior, Produção do Conhecimento e Globalização; 599-620Revista Inter-Ação; v. 45 n. 3 (2020): Educação Superior, Produção do Conhecimento e Globalização; 599-6201981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/64525/35841Copyright (c) 2020 João Ferreira de Oliveira, Mário Luiz Neves de Azevedoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, João Ferreira deAzevedo, Mário Luiz Neves de2020-12-09T14:51:00Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/64525Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:58.354680Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
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