POBREZA E EXCLUSÃO SOCIAL NA VIOLAÇÃO DE DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/55622 |
Resumo: | As crianças e adolescentes em situação de rua, sujeitos historicamente excluídos, refugo humano de seres sobrantes, os sem lugar que não cabem na foto e nem na escola, passam ao largo das políticas educacionais. A partir de breve abordagem sócio-histórica sobre a produção da infância excluída no Brasil e da realidade vivenciada no projeto de extensão de uma universidade pública do estado do Rio de Janeiro, o propósito deste ensaio foi discutir e compreender como a educação formal (ou a ausência dela) marca a vida dessas crianças e adolescentes, tomando como referência a história de vida de uma jovem negra cuja primeira experiência de rompimento social e institucional foi com a escola. Afirma-se a urgência de relações sociais menos excludentes e desiguais para se viabilizar o acesso e permanência desta população na escola e seu direito à educação. |
id |
UFG-3_26e54d4dac1be0800ecc4ac8e05da7ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/55622 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
POBREZA E EXCLUSÃO SOCIAL NA VIOLAÇÃO DE DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUAAs crianças e adolescentes em situação de rua, sujeitos historicamente excluídos, refugo humano de seres sobrantes, os sem lugar que não cabem na foto e nem na escola, passam ao largo das políticas educacionais. A partir de breve abordagem sócio-histórica sobre a produção da infância excluída no Brasil e da realidade vivenciada no projeto de extensão de uma universidade pública do estado do Rio de Janeiro, o propósito deste ensaio foi discutir e compreender como a educação formal (ou a ausência dela) marca a vida dessas crianças e adolescentes, tomando como referência a história de vida de uma jovem negra cuja primeira experiência de rompimento social e institucional foi com a escola. Afirma-se a urgência de relações sociais menos excludentes e desiguais para se viabilizar o acesso e permanência desta população na escola e seu direito à educação.Faculdade de Educação (UFG)2019-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/5562210.5216/ia.v44i1.55622Journal Inter-Ação; Vol. 44 No. 1 (2019): Dossiê Pobreza, desigualdades e educação: novas concepções ou velhos dilemas?; 63-76Revista Inter Ação; Vol. 44 Núm. 1 (2019): Dossiê Pobreza, desigualdades e educação: novas concepções ou velhos dilemas?; 63-76Revista Inter-Ação; v. 44 n. 1 (2019): Dossiê Pobreza, desigualdades e educação: novas concepções ou velhos dilemas?; 63-761981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/55622/33072Copyright (c) 2019 Ranulfo Cavalari Neto, Sonia Maria Dantas Berger, Joana Mansur de Souza, Paula Kwamme Latgé, Mônica Tereza Christa Machado, Marlene Merino Alvarezinfo:eu-repo/semantics/openAccessCavalari Neto, RanulfoBerger, Sonia Maria DantasSouza, Joana Mansur deLatgé, Paula KwammeMachado, Mônica Tereza ChristaAlvarez, Marlene Merino2020-03-01T02:19:25Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/55622Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:52.442053Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
POBREZA E EXCLUSÃO SOCIAL NA VIOLAÇÃO DE DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA |
title |
POBREZA E EXCLUSÃO SOCIAL NA VIOLAÇÃO DE DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA |
spellingShingle |
POBREZA E EXCLUSÃO SOCIAL NA VIOLAÇÃO DE DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA Cavalari Neto, Ranulfo |
title_short |
POBREZA E EXCLUSÃO SOCIAL NA VIOLAÇÃO DE DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA |
title_full |
POBREZA E EXCLUSÃO SOCIAL NA VIOLAÇÃO DE DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA |
title_fullStr |
POBREZA E EXCLUSÃO SOCIAL NA VIOLAÇÃO DE DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA |
title_full_unstemmed |
POBREZA E EXCLUSÃO SOCIAL NA VIOLAÇÃO DE DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA |
title_sort |
POBREZA E EXCLUSÃO SOCIAL NA VIOLAÇÃO DE DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA |
author |
Cavalari Neto, Ranulfo |
author_facet |
Cavalari Neto, Ranulfo Berger, Sonia Maria Dantas Souza, Joana Mansur de Latgé, Paula Kwamme Machado, Mônica Tereza Christa Alvarez, Marlene Merino |
author_role |
author |
author2 |
Berger, Sonia Maria Dantas Souza, Joana Mansur de Latgé, Paula Kwamme Machado, Mônica Tereza Christa Alvarez, Marlene Merino |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavalari Neto, Ranulfo Berger, Sonia Maria Dantas Souza, Joana Mansur de Latgé, Paula Kwamme Machado, Mônica Tereza Christa Alvarez, Marlene Merino |
description |
As crianças e adolescentes em situação de rua, sujeitos historicamente excluídos, refugo humano de seres sobrantes, os sem lugar que não cabem na foto e nem na escola, passam ao largo das políticas educacionais. A partir de breve abordagem sócio-histórica sobre a produção da infância excluída no Brasil e da realidade vivenciada no projeto de extensão de uma universidade pública do estado do Rio de Janeiro, o propósito deste ensaio foi discutir e compreender como a educação formal (ou a ausência dela) marca a vida dessas crianças e adolescentes, tomando como referência a história de vida de uma jovem negra cuja primeira experiência de rompimento social e institucional foi com a escola. Afirma-se a urgência de relações sociais menos excludentes e desiguais para se viabilizar o acesso e permanência desta população na escola e seu direito à educação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/55622 10.5216/ia.v44i1.55622 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/55622 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v44i1.55622 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/55622/33072 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 44 No. 1 (2019): Dossiê Pobreza, desigualdades e educação: novas concepções ou velhos dilemas?; 63-76 Revista Inter Ação; Vol. 44 Núm. 1 (2019): Dossiê Pobreza, desigualdades e educação: novas concepções ou velhos dilemas?; 63-76 Revista Inter-Ação; v. 44 n. 1 (2019): Dossiê Pobreza, desigualdades e educação: novas concepções ou velhos dilemas?; 63-76 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874763521261568 |