Intervenções Psicossociais com Crianças e Adolescentes em Situação de Exclusão Social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1800 |
Resumo: | Este artigo levanta uma discussão sobre a atuação do psicólogo social em instituições que recebem crianças e adolescentes em situação de exclusão social na cidade de Catalão-Goiás. As intervenções foram realizadas durante o ano de 2012 na ONG Educare e no Centro de Convivência do Pequeno Aprendiz (CCPA). Na ONG, a intervenção teve como foco conhecer o cotidiano das crianças assistidas e promover ações educativas que pudessem, de alguma forma intervir na realidade delas. As intervenções feitas no CCPA tiveram como foco a Orientação Vocacional Profissional, para isso foi criado um grupo com os jovens que estão se preparando para o mercado de trabalho. As técnicas usadas nas intervenções foram brincadeiras de roda, atividades lúdicas, recursos audiovisuais, produções de textos e rodas de conversa – tudo numa perspectiva de intervenção Sócio-Histórica em Processos Grupais. Todos os dados foram recolhidos e escritos em Diário de Campo e todas as ações foram analisadas a partir da Psicologia Social, com base na produção de Lane (2004) e Reboredo (1995), que entendem o grupo como processo e identificam o movimento do grupo através das Categorias Sartreanas. |
id |
UNOCHAPO-1_7bed9caab5e40e428e36da776152323c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1800 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Intervenções Psicossociais com Crianças e Adolescentes em Situação de Exclusão SocialPsicologia e pedagogia. Freire e Vigotski. Desenvolvimento humano e educação.Este artigo levanta uma discussão sobre a atuação do psicólogo social em instituições que recebem crianças e adolescentes em situação de exclusão social na cidade de Catalão-Goiás. As intervenções foram realizadas durante o ano de 2012 na ONG Educare e no Centro de Convivência do Pequeno Aprendiz (CCPA). Na ONG, a intervenção teve como foco conhecer o cotidiano das crianças assistidas e promover ações educativas que pudessem, de alguma forma intervir na realidade delas. As intervenções feitas no CCPA tiveram como foco a Orientação Vocacional Profissional, para isso foi criado um grupo com os jovens que estão se preparando para o mercado de trabalho. As técnicas usadas nas intervenções foram brincadeiras de roda, atividades lúdicas, recursos audiovisuais, produções de textos e rodas de conversa – tudo numa perspectiva de intervenção Sócio-Histórica em Processos Grupais. Todos os dados foram recolhidos e escritos em Diário de Campo e todas as ações foram analisadas a partir da Psicologia Social, com base na produção de Lane (2004) e Reboredo (1995), que entendem o grupo como processo e identificam o movimento do grupo através das Categorias Sartreanas.Unochapecó2014-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/180010.22196/rp.v15i31.1800Revista Pedagógica; Vol. 15 Núm. 31: Jul./Dez. 2013; 107-127Revista Pedagógica; v. 15 n. 31: Jul./Dez. 2013; 107-1271984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1800/1400Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPaulino-Pereira, Fernando CésarPaula, Tais Araújo deVicente, Heitor Abadio2016-11-25T16:40:40Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1800Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:40:40Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intervenções Psicossociais com Crianças e Adolescentes em Situação de Exclusão Social |
title |
Intervenções Psicossociais com Crianças e Adolescentes em Situação de Exclusão Social |
spellingShingle |
Intervenções Psicossociais com Crianças e Adolescentes em Situação de Exclusão Social Paulino-Pereira, Fernando César Psicologia e pedagogia. Freire e Vigotski. Desenvolvimento humano e educação. |
title_short |
Intervenções Psicossociais com Crianças e Adolescentes em Situação de Exclusão Social |
title_full |
Intervenções Psicossociais com Crianças e Adolescentes em Situação de Exclusão Social |
title_fullStr |
Intervenções Psicossociais com Crianças e Adolescentes em Situação de Exclusão Social |
title_full_unstemmed |
Intervenções Psicossociais com Crianças e Adolescentes em Situação de Exclusão Social |
title_sort |
Intervenções Psicossociais com Crianças e Adolescentes em Situação de Exclusão Social |
author |
Paulino-Pereira, Fernando César |
author_facet |
Paulino-Pereira, Fernando César Paula, Tais Araújo de Vicente, Heitor Abadio |
author_role |
author |
author2 |
Paula, Tais Araújo de Vicente, Heitor Abadio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paulino-Pereira, Fernando César Paula, Tais Araújo de Vicente, Heitor Abadio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia e pedagogia. Freire e Vigotski. Desenvolvimento humano e educação. |
topic |
Psicologia e pedagogia. Freire e Vigotski. Desenvolvimento humano e educação. |
description |
Este artigo levanta uma discussão sobre a atuação do psicólogo social em instituições que recebem crianças e adolescentes em situação de exclusão social na cidade de Catalão-Goiás. As intervenções foram realizadas durante o ano de 2012 na ONG Educare e no Centro de Convivência do Pequeno Aprendiz (CCPA). Na ONG, a intervenção teve como foco conhecer o cotidiano das crianças assistidas e promover ações educativas que pudessem, de alguma forma intervir na realidade delas. As intervenções feitas no CCPA tiveram como foco a Orientação Vocacional Profissional, para isso foi criado um grupo com os jovens que estão se preparando para o mercado de trabalho. As técnicas usadas nas intervenções foram brincadeiras de roda, atividades lúdicas, recursos audiovisuais, produções de textos e rodas de conversa – tudo numa perspectiva de intervenção Sócio-Histórica em Processos Grupais. Todos os dados foram recolhidos e escritos em Diário de Campo e todas as ações foram analisadas a partir da Psicologia Social, com base na produção de Lane (2004) e Reboredo (1995), que entendem o grupo como processo e identificam o movimento do grupo através das Categorias Sartreanas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1800 10.22196/rp.v15i31.1800 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1800 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v15i31.1800 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1800/1400 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 15 Núm. 31: Jul./Dez. 2013; 107-127 Revista Pedagógica; v. 15 n. 31: Jul./Dez. 2013; 107-127 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1754571039691505664 |