Intervenções Psicossociais com Crianças e Adolescentes em Situação de Exclusão Social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulino-Pereira, Fernando César
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Paula, Tais Araújo de, Vicente, Heitor Abadio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1800
Resumo: Este artigo levanta uma discussão sobre a atuação do psicólogo social em instituições que recebem crianças e adolescentes em situação de exclusão social na cidade de Catalão-Goiás. As intervenções foram realizadas durante o ano de 2012 na ONG Educare e no Centro de Convivência do Pequeno Aprendiz (CCPA). Na ONG, a intervenção teve como foco conhecer o cotidiano das crianças assistidas e promover ações educativas que pudessem, de alguma forma intervir na realidade delas. As intervenções feitas no CCPA tiveram como foco a Orientação Vocacional Profissional, para isso foi criado um grupo com os jovens que estão se preparando para o mercado de trabalho. As técnicas usadas nas intervenções foram brincadeiras de roda, atividades lúdicas, recursos audiovisuais, produções de textos e rodas de conversa – tudo numa perspectiva de intervenção Sócio-Histórica em Processos Grupais. Todos os dados foram recolhidos e escritos em Diário de Campo e todas as ações foram analisadas a partir da Psicologia Social, com base na produção de Lane (2004) e Reboredo (1995), que entendem o grupo como processo e identificam o movimento do grupo através das Categorias Sartreanas.
id UNOCHAPO-1_7bed9caab5e40e428e36da776152323c
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1800
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Intervenções Psicossociais com Crianças e Adolescentes em Situação de Exclusão SocialPsicologia e pedagogia. Freire e Vigotski. Desenvolvimento humano e educação.Este artigo levanta uma discussão sobre a atuação do psicólogo social em instituições que recebem crianças e adolescentes em situação de exclusão social na cidade de Catalão-Goiás. As intervenções foram realizadas durante o ano de 2012 na ONG Educare e no Centro de Convivência do Pequeno Aprendiz (CCPA). Na ONG, a intervenção teve como foco conhecer o cotidiano das crianças assistidas e promover ações educativas que pudessem, de alguma forma intervir na realidade delas. As intervenções feitas no CCPA tiveram como foco a Orientação Vocacional Profissional, para isso foi criado um grupo com os jovens que estão se preparando para o mercado de trabalho. As técnicas usadas nas intervenções foram brincadeiras de roda, atividades lúdicas, recursos audiovisuais, produções de textos e rodas de conversa – tudo numa perspectiva de intervenção Sócio-Histórica em Processos Grupais. Todos os dados foram recolhidos e escritos em Diário de Campo e todas as ações foram analisadas a partir da Psicologia Social, com base na produção de Lane (2004) e Reboredo (1995), que entendem o grupo como processo e identificam o movimento do grupo através das Categorias Sartreanas.Unochapecó2014-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/180010.22196/rp.v15i31.1800Revista Pedagógica; Vol. 15 Núm. 31: Jul./Dez. 2013; 107-127Revista Pedagógica; v. 15 n. 31: Jul./Dez. 2013; 107-1271984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1800/1400Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPaulino-Pereira, Fernando CésarPaula, Tais Araújo deVicente, Heitor Abadio2016-11-25T16:40:40Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1800Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:40:40Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Intervenções Psicossociais com Crianças e Adolescentes em Situação de Exclusão Social
title Intervenções Psicossociais com Crianças e Adolescentes em Situação de Exclusão Social
spellingShingle Intervenções Psicossociais com Crianças e Adolescentes em Situação de Exclusão Social
Paulino-Pereira, Fernando César
Psicologia e pedagogia. Freire e Vigotski. Desenvolvimento humano e educação.
title_short Intervenções Psicossociais com Crianças e Adolescentes em Situação de Exclusão Social
title_full Intervenções Psicossociais com Crianças e Adolescentes em Situação de Exclusão Social
title_fullStr Intervenções Psicossociais com Crianças e Adolescentes em Situação de Exclusão Social
title_full_unstemmed Intervenções Psicossociais com Crianças e Adolescentes em Situação de Exclusão Social
title_sort Intervenções Psicossociais com Crianças e Adolescentes em Situação de Exclusão Social
author Paulino-Pereira, Fernando César
author_facet Paulino-Pereira, Fernando César
Paula, Tais Araújo de
Vicente, Heitor Abadio
author_role author
author2 Paula, Tais Araújo de
Vicente, Heitor Abadio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulino-Pereira, Fernando César
Paula, Tais Araújo de
Vicente, Heitor Abadio
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia e pedagogia. Freire e Vigotski. Desenvolvimento humano e educação.
topic Psicologia e pedagogia. Freire e Vigotski. Desenvolvimento humano e educação.
description Este artigo levanta uma discussão sobre a atuação do psicólogo social em instituições que recebem crianças e adolescentes em situação de exclusão social na cidade de Catalão-Goiás. As intervenções foram realizadas durante o ano de 2012 na ONG Educare e no Centro de Convivência do Pequeno Aprendiz (CCPA). Na ONG, a intervenção teve como foco conhecer o cotidiano das crianças assistidas e promover ações educativas que pudessem, de alguma forma intervir na realidade delas. As intervenções feitas no CCPA tiveram como foco a Orientação Vocacional Profissional, para isso foi criado um grupo com os jovens que estão se preparando para o mercado de trabalho. As técnicas usadas nas intervenções foram brincadeiras de roda, atividades lúdicas, recursos audiovisuais, produções de textos e rodas de conversa – tudo numa perspectiva de intervenção Sócio-Histórica em Processos Grupais. Todos os dados foram recolhidos e escritos em Diário de Campo e todas as ações foram analisadas a partir da Psicologia Social, com base na produção de Lane (2004) e Reboredo (1995), que entendem o grupo como processo e identificam o movimento do grupo através das Categorias Sartreanas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1800
10.22196/rp.v15i31.1800
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1800
identifier_str_mv 10.22196/rp.v15i31.1800
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1800/1400
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 15 Núm. 31: Jul./Dez. 2013; 107-127
Revista Pedagógica; v. 15 n. 31: Jul./Dez. 2013; 107-127
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1754571039691505664