OS CONCEITOS FUNDAMENTAIS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mascarenhas, Ângela Cristina Belém
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Ribeiro, Míriam Bianca Amaral, Silva, Simei Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1401
Resumo: Este artigo discute os conceitos fundamentais das ciências humanas e a formação de professores. A discussão é baseada em pesquisa realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisa Educação e Ciências Humanas da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Objetiva analisar as concepções dos professores sobre realidade social, violência, liberdade e disciplina e sobre a questão da formação do professor. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa. Redações dos professores foram instrumentos de coleta de dados. Entre as conclusões, destacamos que a maioria dos professores, ao abordar a relação entre sociedade e violência escolar, concebe-a com distanciamento, propondo soluções com base na reorganização do trabalho pedagógico e da redefinição da formação do professor. Os professores atribuem sobretudo à desestruturação familiar a causa principal da indisciplina e da violência escolar.
id UFG-3_31d670dd52b6934037e1287c3a6e617f
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/1401
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling OS CONCEITOS FUNDAMENTAIS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOREste artigo discute os conceitos fundamentais das ciências humanas e a formação de professores. A discussão é baseada em pesquisa realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisa Educação e Ciências Humanas da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Objetiva analisar as concepções dos professores sobre realidade social, violência, liberdade e disciplina e sobre a questão da formação do professor. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa. Redações dos professores foram instrumentos de coleta de dados. Entre as conclusões, destacamos que a maioria dos professores, ao abordar a relação entre sociedade e violência escolar, concebe-a com distanciamento, propondo soluções com base na reorganização do trabalho pedagógico e da redefinição da formação do professor. Os professores atribuem sobretudo à desestruturação familiar a causa principal da indisciplina e da violência escolar.Faculdade de Educação (UFG)2007-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/140110.5216/ia.v32i1.1401Journal Inter-Ação; Vol. 32 No. 1 (2007): Educação e filosofia; 91-109Revista Inter Ação; Vol. 32 Núm. 1 (2007): Educação e filosofia; 91-109Revista Inter-Ação; v. 32 n. 1 (2007): Educação e filosofia; 91-1091981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1401/2568Mascarenhas, Ângela Cristina BelémRibeiro, Míriam Bianca AmaralSilva, Simei Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-03-07T19:11:20Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/1401Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:14.489471Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv OS CONCEITOS FUNDAMENTAIS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
title OS CONCEITOS FUNDAMENTAIS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
spellingShingle OS CONCEITOS FUNDAMENTAIS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
Mascarenhas, Ângela Cristina Belém
title_short OS CONCEITOS FUNDAMENTAIS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
title_full OS CONCEITOS FUNDAMENTAIS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
title_fullStr OS CONCEITOS FUNDAMENTAIS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
title_full_unstemmed OS CONCEITOS FUNDAMENTAIS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
title_sort OS CONCEITOS FUNDAMENTAIS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
author Mascarenhas, Ângela Cristina Belém
author_facet Mascarenhas, Ângela Cristina Belém
Ribeiro, Míriam Bianca Amaral
Silva, Simei Araújo
author_role author
author2 Ribeiro, Míriam Bianca Amaral
Silva, Simei Araújo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mascarenhas, Ângela Cristina Belém
Ribeiro, Míriam Bianca Amaral
Silva, Simei Araújo
description Este artigo discute os conceitos fundamentais das ciências humanas e a formação de professores. A discussão é baseada em pesquisa realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisa Educação e Ciências Humanas da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Objetiva analisar as concepções dos professores sobre realidade social, violência, liberdade e disciplina e sobre a questão da formação do professor. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa. Redações dos professores foram instrumentos de coleta de dados. Entre as conclusões, destacamos que a maioria dos professores, ao abordar a relação entre sociedade e violência escolar, concebe-a com distanciamento, propondo soluções com base na reorganização do trabalho pedagógico e da redefinição da formação do professor. Os professores atribuem sobretudo à desestruturação familiar a causa principal da indisciplina e da violência escolar.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1401
10.5216/ia.v32i1.1401
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1401
identifier_str_mv 10.5216/ia.v32i1.1401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1401/2568
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 32 No. 1 (2007): Educação e filosofia; 91-109
Revista Inter Ação; Vol. 32 Núm. 1 (2007): Educação e filosofia; 91-109
Revista Inter-Ação; v. 32 n. 1 (2007): Educação e filosofia; 91-109
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874760894578688