OS CONCEITOS FUNDAMENTAIS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1401 |
Resumo: | Este artigo discute os conceitos fundamentais das ciências humanas e a formação de professores. A discussão é baseada em pesquisa realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisa Educação e Ciências Humanas da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Objetiva analisar as concepções dos professores sobre realidade social, violência, liberdade e disciplina e sobre a questão da formação do professor. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa. Redações dos professores foram instrumentos de coleta de dados. Entre as conclusões, destacamos que a maioria dos professores, ao abordar a relação entre sociedade e violência escolar, concebe-a com distanciamento, propondo soluções com base na reorganização do trabalho pedagógico e da redefinição da formação do professor. Os professores atribuem sobretudo à desestruturação familiar a causa principal da indisciplina e da violência escolar. |
id |
UFG-3_31d670dd52b6934037e1287c3a6e617f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/1401 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
OS CONCEITOS FUNDAMENTAIS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOREste artigo discute os conceitos fundamentais das ciências humanas e a formação de professores. A discussão é baseada em pesquisa realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisa Educação e Ciências Humanas da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Objetiva analisar as concepções dos professores sobre realidade social, violência, liberdade e disciplina e sobre a questão da formação do professor. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa. Redações dos professores foram instrumentos de coleta de dados. Entre as conclusões, destacamos que a maioria dos professores, ao abordar a relação entre sociedade e violência escolar, concebe-a com distanciamento, propondo soluções com base na reorganização do trabalho pedagógico e da redefinição da formação do professor. Os professores atribuem sobretudo à desestruturação familiar a causa principal da indisciplina e da violência escolar.Faculdade de Educação (UFG)2007-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/140110.5216/ia.v32i1.1401Journal Inter-Ação; Vol. 32 No. 1 (2007): Educação e filosofia; 91-109Revista Inter Ação; Vol. 32 Núm. 1 (2007): Educação e filosofia; 91-109Revista Inter-Ação; v. 32 n. 1 (2007): Educação e filosofia; 91-1091981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1401/2568Mascarenhas, Ângela Cristina BelémRibeiro, Míriam Bianca AmaralSilva, Simei Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-03-07T19:11:20Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/1401Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:14.489471Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS CONCEITOS FUNDAMENTAIS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR |
title |
OS CONCEITOS FUNDAMENTAIS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR |
spellingShingle |
OS CONCEITOS FUNDAMENTAIS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR Mascarenhas, Ângela Cristina Belém |
title_short |
OS CONCEITOS FUNDAMENTAIS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR |
title_full |
OS CONCEITOS FUNDAMENTAIS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR |
title_fullStr |
OS CONCEITOS FUNDAMENTAIS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR |
title_full_unstemmed |
OS CONCEITOS FUNDAMENTAIS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR |
title_sort |
OS CONCEITOS FUNDAMENTAIS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR |
author |
Mascarenhas, Ângela Cristina Belém |
author_facet |
Mascarenhas, Ângela Cristina Belém Ribeiro, Míriam Bianca Amaral Silva, Simei Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Míriam Bianca Amaral Silva, Simei Araújo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mascarenhas, Ângela Cristina Belém Ribeiro, Míriam Bianca Amaral Silva, Simei Araújo |
description |
Este artigo discute os conceitos fundamentais das ciências humanas e a formação de professores. A discussão é baseada em pesquisa realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisa Educação e Ciências Humanas da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Objetiva analisar as concepções dos professores sobre realidade social, violência, liberdade e disciplina e sobre a questão da formação do professor. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa. Redações dos professores foram instrumentos de coleta de dados. Entre as conclusões, destacamos que a maioria dos professores, ao abordar a relação entre sociedade e violência escolar, concebe-a com distanciamento, propondo soluções com base na reorganização do trabalho pedagógico e da redefinição da formação do professor. Os professores atribuem sobretudo à desestruturação familiar a causa principal da indisciplina e da violência escolar. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1401 10.5216/ia.v32i1.1401 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1401 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v32i1.1401 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1401/2568 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 32 No. 1 (2007): Educação e filosofia; 91-109 Revista Inter Ação; Vol. 32 Núm. 1 (2007): Educação e filosofia; 91-109 Revista Inter-Ação; v. 32 n. 1 (2007): Educação e filosofia; 91-109 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874760894578688 |