JANELAS DA QUARENTENA: EXPERIÊNCIAS LATINO-AMERICANA DE FORMAÇÃO ENTRE DOCENTES DO BRASIL E PERU

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Mairce da Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Faria, Danusa Tederiche Borges de, Celestino, Jane Marchon Cordeiro, Sousa, Roberta Dias de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65120
Resumo: O presente artigo tem como objetivo problematizar os impactos do contexto pandêmico, em curso, sobre as políticas e práticas educacionais, a partir das narrativas de coletivos docentes de dois países articulados por um projeto de pesquisa que tem como aporte teórico-metodológico os referenciais da investigação-formação. Colocando-se no campo da investigação narrativa, a pesquisa busca a construção de um conhecimento com os/as docentes, que se configure tanto como um processo de investigação quanto um processo de formação. O diálogo com as narrativas docentes, à luz das reflexões teóricas, em especial na interlocução com Freire, apontou, para nós, a urgência de se pensar a escola na perspectiva da humanização, além de trazer contribuições para pensarmos a formação de professores/as que se potencializa nos coletivos docentes e nos processos entre pares.
id UFG-3_331c2aeb3fa884fb0adcb94691352515
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/65120
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling JANELAS DA QUARENTENA: EXPERIÊNCIAS LATINO-AMERICANA DE FORMAÇÃO ENTRE DOCENTES DO BRASIL E PERUO presente artigo tem como objetivo problematizar os impactos do contexto pandêmico, em curso, sobre as políticas e práticas educacionais, a partir das narrativas de coletivos docentes de dois países articulados por um projeto de pesquisa que tem como aporte teórico-metodológico os referenciais da investigação-formação. Colocando-se no campo da investigação narrativa, a pesquisa busca a construção de um conhecimento com os/as docentes, que se configure tanto como um processo de investigação quanto um processo de formação. O diálogo com as narrativas docentes, à luz das reflexões teóricas, em especial na interlocução com Freire, apontou, para nós, a urgência de se pensar a escola na perspectiva da humanização, além de trazer contribuições para pensarmos a formação de professores/as que se potencializa nos coletivos docentes e nos processos entre pares.Faculdade de Educação (UFG)2021-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/6512010.5216/ia.v46i1.65120Journal Inter-Ação; Vol. 46 No. 1 (2021); 276-293Revista Inter Ação; Vol. 46 Núm. 1 (2021); 276-293Revista Inter-Ação; v. 46 n. 1 (2021); 276-2931981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65120/36566Copyright (c) 2021 Mairce da Silva Araújo, Danusa Tederiche Borges de Faria, Jane Marchon Cordeiro Celestino, Roberta Dias de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Mairce da SilvaFaria, Danusa Tederiche Borges de Celestino, Jane Marchon Cordeiro Sousa, Roberta Dias de2021-05-27T20:40:01Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/65120Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:59.604003Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv JANELAS DA QUARENTENA: EXPERIÊNCIAS LATINO-AMERICANA DE FORMAÇÃO ENTRE DOCENTES DO BRASIL E PERU
title JANELAS DA QUARENTENA: EXPERIÊNCIAS LATINO-AMERICANA DE FORMAÇÃO ENTRE DOCENTES DO BRASIL E PERU
spellingShingle JANELAS DA QUARENTENA: EXPERIÊNCIAS LATINO-AMERICANA DE FORMAÇÃO ENTRE DOCENTES DO BRASIL E PERU
Araújo, Mairce da Silva
title_short JANELAS DA QUARENTENA: EXPERIÊNCIAS LATINO-AMERICANA DE FORMAÇÃO ENTRE DOCENTES DO BRASIL E PERU
title_full JANELAS DA QUARENTENA: EXPERIÊNCIAS LATINO-AMERICANA DE FORMAÇÃO ENTRE DOCENTES DO BRASIL E PERU
title_fullStr JANELAS DA QUARENTENA: EXPERIÊNCIAS LATINO-AMERICANA DE FORMAÇÃO ENTRE DOCENTES DO BRASIL E PERU
title_full_unstemmed JANELAS DA QUARENTENA: EXPERIÊNCIAS LATINO-AMERICANA DE FORMAÇÃO ENTRE DOCENTES DO BRASIL E PERU
title_sort JANELAS DA QUARENTENA: EXPERIÊNCIAS LATINO-AMERICANA DE FORMAÇÃO ENTRE DOCENTES DO BRASIL E PERU
author Araújo, Mairce da Silva
author_facet Araújo, Mairce da Silva
Faria, Danusa Tederiche Borges de
Celestino, Jane Marchon Cordeiro
Sousa, Roberta Dias de
author_role author
author2 Faria, Danusa Tederiche Borges de
Celestino, Jane Marchon Cordeiro
Sousa, Roberta Dias de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Mairce da Silva
Faria, Danusa Tederiche Borges de
Celestino, Jane Marchon Cordeiro
Sousa, Roberta Dias de
description O presente artigo tem como objetivo problematizar os impactos do contexto pandêmico, em curso, sobre as políticas e práticas educacionais, a partir das narrativas de coletivos docentes de dois países articulados por um projeto de pesquisa que tem como aporte teórico-metodológico os referenciais da investigação-formação. Colocando-se no campo da investigação narrativa, a pesquisa busca a construção de um conhecimento com os/as docentes, que se configure tanto como um processo de investigação quanto um processo de formação. O diálogo com as narrativas docentes, à luz das reflexões teóricas, em especial na interlocução com Freire, apontou, para nós, a urgência de se pensar a escola na perspectiva da humanização, além de trazer contribuições para pensarmos a formação de professores/as que se potencializa nos coletivos docentes e nos processos entre pares.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65120
10.5216/ia.v46i1.65120
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65120
identifier_str_mv 10.5216/ia.v46i1.65120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65120/36566
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 46 No. 1 (2021); 276-293
Revista Inter Ação; Vol. 46 Núm. 1 (2021); 276-293
Revista Inter-Ação; v. 46 n. 1 (2021); 276-293
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874764506923008