Educação E desenvolvimento sustentável na agenda 21 brasileira*
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4237 |
Resumo: | o presente artigo faz uma análise crítica das diretrizes relativas à educação na Agenda 21 brasileira, apresentada como um instrumento de planejamento para o desenvolvimento sustentável que compatibiliza conservação ambiental, justiça social e crescimento econômico. Na Agenda 21 brasileira, a educação deve promover a inclusão social e contribuir para a inserção do Brasil na economia globalizada, inserção esta definida como condição para o desenvolvimento sustentável. observa-se que, em última instância, as propostas para a educação na Agenda 21 brasileira são funcionais à inserção do país ao mesmo modelo socioeconômico no qual está a raiz da insustentabilidade. |
id |
UFG-3_3680e0d2eb37ddaa82697c44969a182b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/4237 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação E desenvolvimento sustentável na agenda 21 brasileira*o presente artigo faz uma análise crítica das diretrizes relativas à educação na Agenda 21 brasileira, apresentada como um instrumento de planejamento para o desenvolvimento sustentável que compatibiliza conservação ambiental, justiça social e crescimento econômico. Na Agenda 21 brasileira, a educação deve promover a inclusão social e contribuir para a inserção do Brasil na economia globalizada, inserção esta definida como condição para o desenvolvimento sustentável. observa-se que, em última instância, as propostas para a educação na Agenda 21 brasileira são funcionais à inserção do país ao mesmo modelo socioeconômico no qual está a raiz da insustentabilidade.Faculdade de Educação (UFG)2008-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/423710.5216/ia.v33i1.4237Journal Inter-Ação; Vol. 33 No. 1 (2008): Educação e ecologia; 31-48Revista Inter Ação; Vol. 33 Núm. 1 (2008): Educação e ecologia; 31-48Revista Inter-Ação; v. 33 n. 1 (2008): Educação e ecologia; 31-481981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4237/4171Teixeira, Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-03-07T19:01:01Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/4237Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:21.985550Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação E desenvolvimento sustentável na agenda 21 brasileira* |
title |
Educação E desenvolvimento sustentável na agenda 21 brasileira* |
spellingShingle |
Educação E desenvolvimento sustentável na agenda 21 brasileira* Teixeira, Cristina |
title_short |
Educação E desenvolvimento sustentável na agenda 21 brasileira* |
title_full |
Educação E desenvolvimento sustentável na agenda 21 brasileira* |
title_fullStr |
Educação E desenvolvimento sustentável na agenda 21 brasileira* |
title_full_unstemmed |
Educação E desenvolvimento sustentável na agenda 21 brasileira* |
title_sort |
Educação E desenvolvimento sustentável na agenda 21 brasileira* |
author |
Teixeira, Cristina |
author_facet |
Teixeira, Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Cristina |
description |
o presente artigo faz uma análise crítica das diretrizes relativas à educação na Agenda 21 brasileira, apresentada como um instrumento de planejamento para o desenvolvimento sustentável que compatibiliza conservação ambiental, justiça social e crescimento econômico. Na Agenda 21 brasileira, a educação deve promover a inclusão social e contribuir para a inserção do Brasil na economia globalizada, inserção esta definida como condição para o desenvolvimento sustentável. observa-se que, em última instância, as propostas para a educação na Agenda 21 brasileira são funcionais à inserção do país ao mesmo modelo socioeconômico no qual está a raiz da insustentabilidade. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-07-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4237 10.5216/ia.v33i1.4237 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4237 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v33i1.4237 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4237/4171 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 33 No. 1 (2008): Educação e ecologia; 31-48 Revista Inter Ação; Vol. 33 Núm. 1 (2008): Educação e ecologia; 31-48 Revista Inter-Ação; v. 33 n. 1 (2008): Educação e ecologia; 31-48 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874761494364160 |