FORMAÇÃO CONTINUADA E UM OLHAR HISTÓRICO-CRÍTICO-CULTURAL PARA PENSAR POSSIBILIDADES DE ENFRENTAMENTO AO ADOECIMENTO DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65163 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é analisar o delineamento de uma pesquisa bibliográfica acerca da formação continuada de professores, considerando como esta pode representar uma possibilidade de enfrentamento ao adoecimento docente. A análise crítica ocorre sobre o aporte teórico-metodológico da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica. Como resultado, compreendese que pensar uma formação contínua que contribua para esse enfrentamento pressupõe considerar sua articulação com as problemáticas mais amplas da sociedade, sob o entendimento de que a cultura e as relações sociais são elementos fundamentais na constituição do professor emancipado, crítico e capaz de compreender os processos sociais. Enfim, uma formação transformadora. |
id |
UFG-3_37f2890b0d5d13fae97aee945e083b4a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/65163 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO CONTINUADA E UM OLHAR HISTÓRICO-CRÍTICO-CULTURAL PARA PENSAR POSSIBILIDADES DE ENFRENTAMENTO AO ADOECIMENTO DOCENTEO objetivo deste artigo é analisar o delineamento de uma pesquisa bibliográfica acerca da formação continuada de professores, considerando como esta pode representar uma possibilidade de enfrentamento ao adoecimento docente. A análise crítica ocorre sobre o aporte teórico-metodológico da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica. Como resultado, compreendese que pensar uma formação contínua que contribua para esse enfrentamento pressupõe considerar sua articulação com as problemáticas mais amplas da sociedade, sob o entendimento de que a cultura e as relações sociais são elementos fundamentais na constituição do professor emancipado, crítico e capaz de compreender os processos sociais. Enfim, uma formação transformadora. Faculdade de Educação (UFG)2021-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/6516310.5216/ia.v46i1.65163Journal Inter-Ação; Vol. 46 No. 1 (2021); 113-130Revista Inter Ação; Vol. 46 Núm. 1 (2021); 113-130Revista Inter-Ação; v. 46 n. 1 (2021); 113-1301981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65163/36555Copyright (c) 2021 Soraya Cunha Couto Vital, Vanderlei Braulino Queiroz, Sonia da Cunha Urtinfo:eu-repo/semantics/openAccessVital, Soraya Cunha Couto Queiroz, Vanderlei Braulino Urt, Sonia da Cunha 2021-05-27T20:40:01Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/65163Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:55:00.206723Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO CONTINUADA E UM OLHAR HISTÓRICO-CRÍTICO-CULTURAL PARA PENSAR POSSIBILIDADES DE ENFRENTAMENTO AO ADOECIMENTO DOCENTE |
title |
FORMAÇÃO CONTINUADA E UM OLHAR HISTÓRICO-CRÍTICO-CULTURAL PARA PENSAR POSSIBILIDADES DE ENFRENTAMENTO AO ADOECIMENTO DOCENTE |
spellingShingle |
FORMAÇÃO CONTINUADA E UM OLHAR HISTÓRICO-CRÍTICO-CULTURAL PARA PENSAR POSSIBILIDADES DE ENFRENTAMENTO AO ADOECIMENTO DOCENTE Vital, Soraya Cunha Couto |
title_short |
FORMAÇÃO CONTINUADA E UM OLHAR HISTÓRICO-CRÍTICO-CULTURAL PARA PENSAR POSSIBILIDADES DE ENFRENTAMENTO AO ADOECIMENTO DOCENTE |
title_full |
FORMAÇÃO CONTINUADA E UM OLHAR HISTÓRICO-CRÍTICO-CULTURAL PARA PENSAR POSSIBILIDADES DE ENFRENTAMENTO AO ADOECIMENTO DOCENTE |
title_fullStr |
FORMAÇÃO CONTINUADA E UM OLHAR HISTÓRICO-CRÍTICO-CULTURAL PARA PENSAR POSSIBILIDADES DE ENFRENTAMENTO AO ADOECIMENTO DOCENTE |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO CONTINUADA E UM OLHAR HISTÓRICO-CRÍTICO-CULTURAL PARA PENSAR POSSIBILIDADES DE ENFRENTAMENTO AO ADOECIMENTO DOCENTE |
title_sort |
FORMAÇÃO CONTINUADA E UM OLHAR HISTÓRICO-CRÍTICO-CULTURAL PARA PENSAR POSSIBILIDADES DE ENFRENTAMENTO AO ADOECIMENTO DOCENTE |
author |
Vital, Soraya Cunha Couto |
author_facet |
Vital, Soraya Cunha Couto Queiroz, Vanderlei Braulino Urt, Sonia da Cunha |
author_role |
author |
author2 |
Queiroz, Vanderlei Braulino Urt, Sonia da Cunha |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vital, Soraya Cunha Couto Queiroz, Vanderlei Braulino Urt, Sonia da Cunha |
description |
O objetivo deste artigo é analisar o delineamento de uma pesquisa bibliográfica acerca da formação continuada de professores, considerando como esta pode representar uma possibilidade de enfrentamento ao adoecimento docente. A análise crítica ocorre sobre o aporte teórico-metodológico da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica. Como resultado, compreendese que pensar uma formação contínua que contribua para esse enfrentamento pressupõe considerar sua articulação com as problemáticas mais amplas da sociedade, sob o entendimento de que a cultura e as relações sociais são elementos fundamentais na constituição do professor emancipado, crítico e capaz de compreender os processos sociais. Enfim, uma formação transformadora. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65163 10.5216/ia.v46i1.65163 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65163 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v46i1.65163 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65163/36555 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Soraya Cunha Couto Vital, Vanderlei Braulino Queiroz, Sonia da Cunha Urt info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Soraya Cunha Couto Vital, Vanderlei Braulino Queiroz, Sonia da Cunha Urt |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 46 No. 1 (2021); 113-130 Revista Inter Ação; Vol. 46 Núm. 1 (2021); 113-130 Revista Inter-Ação; v. 46 n. 1 (2021); 113-130 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874764532088832 |