FORMAÇÃO CONTINUADA E UM OLHAR HISTÓRICO-CRÍTICO-CULTURAL PARA PENSAR POSSIBILIDADES DE ENFRENTAMENTO AO ADOECIMENTO DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vital, Soraya Cunha Couto
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Queiroz, Vanderlei Braulino, Urt, Sonia da Cunha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65163
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar o delineamento de uma pesquisa bibliográfica acerca da formação continuada de professores, considerando como esta pode representar uma possibilidade de enfrentamento ao adoecimento docente. A análise crítica ocorre sobre o aporte teórico-metodológico da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica. Como resultado, compreendese que pensar uma formação contínua que contribua para esse enfrentamento pressupõe considerar sua articulação com as problemáticas mais amplas da sociedade, sob o entendimento de que a cultura e as relações sociais são elementos fundamentais na constituição do professor emancipado, crítico e capaz de compreender os processos sociais. Enfim, uma formação transformadora. 
id UFG-3_37f2890b0d5d13fae97aee945e083b4a
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/65163
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO CONTINUADA E UM OLHAR HISTÓRICO-CRÍTICO-CULTURAL PARA PENSAR POSSIBILIDADES DE ENFRENTAMENTO AO ADOECIMENTO DOCENTEO objetivo deste artigo é analisar o delineamento de uma pesquisa bibliográfica acerca da formação continuada de professores, considerando como esta pode representar uma possibilidade de enfrentamento ao adoecimento docente. A análise crítica ocorre sobre o aporte teórico-metodológico da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica. Como resultado, compreendese que pensar uma formação contínua que contribua para esse enfrentamento pressupõe considerar sua articulação com as problemáticas mais amplas da sociedade, sob o entendimento de que a cultura e as relações sociais são elementos fundamentais na constituição do professor emancipado, crítico e capaz de compreender os processos sociais. Enfim, uma formação transformadora. Faculdade de Educação (UFG)2021-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/6516310.5216/ia.v46i1.65163Journal Inter-Ação; Vol. 46 No. 1 (2021); 113-130Revista Inter Ação; Vol. 46 Núm. 1 (2021); 113-130Revista Inter-Ação; v. 46 n. 1 (2021); 113-1301981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65163/36555Copyright (c) 2021 Soraya Cunha Couto Vital, Vanderlei Braulino Queiroz, Sonia da Cunha Urtinfo:eu-repo/semantics/openAccessVital, Soraya Cunha Couto Queiroz, Vanderlei Braulino Urt, Sonia da Cunha 2021-05-27T20:40:01Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/65163Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:55:00.206723Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO CONTINUADA E UM OLHAR HISTÓRICO-CRÍTICO-CULTURAL PARA PENSAR POSSIBILIDADES DE ENFRENTAMENTO AO ADOECIMENTO DOCENTE
title FORMAÇÃO CONTINUADA E UM OLHAR HISTÓRICO-CRÍTICO-CULTURAL PARA PENSAR POSSIBILIDADES DE ENFRENTAMENTO AO ADOECIMENTO DOCENTE
spellingShingle FORMAÇÃO CONTINUADA E UM OLHAR HISTÓRICO-CRÍTICO-CULTURAL PARA PENSAR POSSIBILIDADES DE ENFRENTAMENTO AO ADOECIMENTO DOCENTE
Vital, Soraya Cunha Couto
title_short FORMAÇÃO CONTINUADA E UM OLHAR HISTÓRICO-CRÍTICO-CULTURAL PARA PENSAR POSSIBILIDADES DE ENFRENTAMENTO AO ADOECIMENTO DOCENTE
title_full FORMAÇÃO CONTINUADA E UM OLHAR HISTÓRICO-CRÍTICO-CULTURAL PARA PENSAR POSSIBILIDADES DE ENFRENTAMENTO AO ADOECIMENTO DOCENTE
title_fullStr FORMAÇÃO CONTINUADA E UM OLHAR HISTÓRICO-CRÍTICO-CULTURAL PARA PENSAR POSSIBILIDADES DE ENFRENTAMENTO AO ADOECIMENTO DOCENTE
title_full_unstemmed FORMAÇÃO CONTINUADA E UM OLHAR HISTÓRICO-CRÍTICO-CULTURAL PARA PENSAR POSSIBILIDADES DE ENFRENTAMENTO AO ADOECIMENTO DOCENTE
title_sort FORMAÇÃO CONTINUADA E UM OLHAR HISTÓRICO-CRÍTICO-CULTURAL PARA PENSAR POSSIBILIDADES DE ENFRENTAMENTO AO ADOECIMENTO DOCENTE
author Vital, Soraya Cunha Couto
author_facet Vital, Soraya Cunha Couto
Queiroz, Vanderlei Braulino
Urt, Sonia da Cunha
author_role author
author2 Queiroz, Vanderlei Braulino
Urt, Sonia da Cunha
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vital, Soraya Cunha Couto
Queiroz, Vanderlei Braulino
Urt, Sonia da Cunha
description O objetivo deste artigo é analisar o delineamento de uma pesquisa bibliográfica acerca da formação continuada de professores, considerando como esta pode representar uma possibilidade de enfrentamento ao adoecimento docente. A análise crítica ocorre sobre o aporte teórico-metodológico da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica. Como resultado, compreendese que pensar uma formação contínua que contribua para esse enfrentamento pressupõe considerar sua articulação com as problemáticas mais amplas da sociedade, sob o entendimento de que a cultura e as relações sociais são elementos fundamentais na constituição do professor emancipado, crítico e capaz de compreender os processos sociais. Enfim, uma formação transformadora. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65163
10.5216/ia.v46i1.65163
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65163
identifier_str_mv 10.5216/ia.v46i1.65163
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65163/36555
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Soraya Cunha Couto Vital, Vanderlei Braulino Queiroz, Sonia da Cunha Urt
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Soraya Cunha Couto Vital, Vanderlei Braulino Queiroz, Sonia da Cunha Urt
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 46 No. 1 (2021); 113-130
Revista Inter Ação; Vol. 46 Núm. 1 (2021); 113-130
Revista Inter-Ação; v. 46 n. 1 (2021); 113-130
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874764532088832