AFASTAMENTO E ADOECIMENTO DOCENTE: : ENFRENTAMENTO E AÇÕES DE RESISTÊNCIA COLETIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Alcione Ribeiro
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Queiroz, Vanderlei Braulino, Facci, Marilda Gonçalves Dias, Urt, Sônia da Cunha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18439
Resumo: Trata-se de uma investigação sobre o adoecimento docente no ensino superior, com a finalidade de evidenciar formas de enfrentamento da realidade trazida pelos docentes, manifesta nos afastamentos do trabalho. O adoecimento expresso na dimensão individual se particulariza nos dados da Universidade – espaço de contradições que problematizam um cotidiano desumanizado e aponta para um processo social, universal, do adoecimento. Metodologicamente foram apresentados dados de 2005 a 2019 referentes ao afastamento dos(as) professores(as) de uma universidade pública, analisando em que medida o sentido da prática docente vem sendo permeado pelo processo de alienação. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados os relatórios de afastamento que registram as licenças médicas dos docentes da Universidade. O olhar parte da abordagem da Psicologia Histórico-cultural em diálogo com seus principais representantes e com os teóricos acerca do ensino superior. Como resultado, aponta-se a contraposição ao obscurantismo que permeia a sociedade, não sucumbindo ao ideário neoliberal, que insiste em defender que nada pode mudar, que naturaliza o adoecimento, que leva a afastamentos e licenças médicas, como se estivesse no indivíduo, solitariamente, a decisão de se contrapor às condições aviltantes às quais é submetido nas relações de trabalho.  Percebe-se, porém, que a coletividade pode ser o melhor caminho para o enfrentamento, e fazem parte deste coletivo os movimentos sociais, as produções de grupos de acadêmicos e a luta de algumas universidades e de segmentos sociais, que constroem, de forma particular e de dentro da própria sociedade, ações que visam promover a transformação do sistema.
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