School inclusion and children’s education: the reality in Jataí, Goiás

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sirlane Vicente de Sousa Silveira,Vivianne Oliveira Gonçalves, Renata Machado de Assis
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/5280
Resumo: This article set out to show the reality of inclusion in primary education in the municipal schools of Jataí, Goiás. This qualitative descriptive study chose
id UFG-3_39a758a13d909d5508b364da87d563c6
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/5280
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling School inclusion and children’s education: the reality in Jataí, GoiásINCLUSÃO ESCOLAR E EDUCAÇÃO INFANTIL: A REALIDADE JATAIENSEThis article set out to show the reality of inclusion in primary education in the municipal schools of Jataí, Goiás. This qualitative descriptive study choseEste artigo pretende mostrar a realidade da inclusão nas instituições municipais de educação infantil de Jataí-Go . O estudo qualitativo-descritivo elegeu como instrumentos de pesquisa a entrevista semi-estruturada, o questionário aberto e a análise documental. Três categorias de análise surgiram a partir da análise dos dados: concepção de educação inclusiva e seus benefícios; formação do profissional da educação inclusiva; conhecimento das políticas públicas que apóiam a inclusão. Os resultados mostraram que existe pouco conhecimento acerca do tema e a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais é vista com reservas, explicitando conceitos preconcebidos. A falta de informação e formação dos profissionais, bem como de estrutura física e pedagógica das instituições são limites evidenciados e que carecem de intervenção em prol de uma educação inclusiva efetiva. PALAVRAS-CHAVE: Educação Inclusiva, Educação Infantil, Formação Profissional, Estrutura Escolar.Faculdade de Educação (UFG)2010-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/528010.5216/ia.v33i2.5280Journal Inter-Ação; Vol. 33 No. 2 (2008): Infância; 487-507Revista Inter Ação; Vol. 33 Núm. 2 (2008): Infância; 487-507Revista Inter-Ação; v. 33 n. 2 (2008): Infância; 487-5071981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/5280/6181Sirlane Vicente de Sousa Silveira,Vivianne Oliveira Gonçalves, Renata Machado de Assis,info:eu-repo/semantics/openAccess2014-03-07T18:57:58Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/5280Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:23.579947Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv School inclusion and children’s education: the reality in Jataí, Goiás
INCLUSÃO ESCOLAR E EDUCAÇÃO INFANTIL: A REALIDADE JATAIENSE
title School inclusion and children’s education: the reality in Jataí, Goiás
spellingShingle School inclusion and children’s education: the reality in Jataí, Goiás
Sirlane Vicente de Sousa Silveira,Vivianne Oliveira Gonçalves, Renata Machado de Assis,
title_short School inclusion and children’s education: the reality in Jataí, Goiás
title_full School inclusion and children’s education: the reality in Jataí, Goiás
title_fullStr School inclusion and children’s education: the reality in Jataí, Goiás
title_full_unstemmed School inclusion and children’s education: the reality in Jataí, Goiás
title_sort School inclusion and children’s education: the reality in Jataí, Goiás
author Sirlane Vicente de Sousa Silveira,Vivianne Oliveira Gonçalves, Renata Machado de Assis,
author_facet Sirlane Vicente de Sousa Silveira,Vivianne Oliveira Gonçalves, Renata Machado de Assis,
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sirlane Vicente de Sousa Silveira,Vivianne Oliveira Gonçalves, Renata Machado de Assis,
description This article set out to show the reality of inclusion in primary education in the municipal schools of Jataí, Goiás. This qualitative descriptive study chose
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/5280
10.5216/ia.v33i2.5280
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/5280
identifier_str_mv 10.5216/ia.v33i2.5280
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/5280/6181
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 33 No. 2 (2008): Infância; 487-507
Revista Inter Ação; Vol. 33 Núm. 2 (2008): Infância; 487-507
Revista Inter-Ação; v. 33 n. 2 (2008): Infância; 487-507
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874761528967168