JOVENS POBRES E OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS À EDUCAÇÃO ESCOLAR E AO MUNDO TRABALHO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/55267 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo geral apresentar os resultados de uma pesquisa empírica realizada com jovens pobres evadidos da escola, residentes no Setor Buriti Sereno, em Aparecida de Goiânia, Goiás, Brasil, destacando suas percepções acerca da categoria juventude, mundo do trabalho e sobre a própria condição de evadidos da escola. Parte-se do seguinte problema: quais as memórias, as trajetórias escolares e as perspectivas de futuro de quatro jovens pobres residentes em um bairro da periferia de Aparecida de Goiânia? Conclui-se que os jovens do Setor Buriti Sereno vivem, em suas condições objetivas, uma limitação social a eles imposta como construção histórica e fruto de uma intencional segregação urbana, que se dá pelas vias do trabalho informal e da evasão escolar. |
id |
UFG-3_3a758e7e9d90d51e2f76005fe6fccac6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/55267 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
JOVENS POBRES E OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS À EDUCAÇÃO ESCOLAR E AO MUNDO TRABALHOO presente artigo tem como objetivo geral apresentar os resultados de uma pesquisa empírica realizada com jovens pobres evadidos da escola, residentes no Setor Buriti Sereno, em Aparecida de Goiânia, Goiás, Brasil, destacando suas percepções acerca da categoria juventude, mundo do trabalho e sobre a própria condição de evadidos da escola. Parte-se do seguinte problema: quais as memórias, as trajetórias escolares e as perspectivas de futuro de quatro jovens pobres residentes em um bairro da periferia de Aparecida de Goiânia? Conclui-se que os jovens do Setor Buriti Sereno vivem, em suas condições objetivas, uma limitação social a eles imposta como construção histórica e fruto de uma intencional segregação urbana, que se dá pelas vias do trabalho informal e da evasão escolar.Faculdade de Educação (UFG)2019-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/5526710.5216/ia.v44i2.55267Journal Inter-Ação; Vol. 44 No. 2 (2019): Dossiê Religião e Estado: confrontos na História da Educação; 459-474Revista Inter Ação; Vol. 44 Núm. 2 (2019): Dossiê Religião e Estado: confrontos na História da Educação; 459-474Revista Inter-Ação; v. 44 n. 2 (2019): Dossiê Religião e Estado: confrontos na História da Educação; 459-4741981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/55267/33495Copyright (c) 2019 Vinicius Oliveira Seabra Guimarães, Aldimar Jacinto Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães, Vinicius Oliveira Seabra2020-03-01T15:43:42Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/55267Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:51.414971Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
JOVENS POBRES E OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS À EDUCAÇÃO ESCOLAR E AO MUNDO TRABALHO |
title |
JOVENS POBRES E OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS À EDUCAÇÃO ESCOLAR E AO MUNDO TRABALHO |
spellingShingle |
JOVENS POBRES E OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS À EDUCAÇÃO ESCOLAR E AO MUNDO TRABALHO Guimarães, Vinicius Oliveira Seabra |
title_short |
JOVENS POBRES E OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS À EDUCAÇÃO ESCOLAR E AO MUNDO TRABALHO |
title_full |
JOVENS POBRES E OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS À EDUCAÇÃO ESCOLAR E AO MUNDO TRABALHO |
title_fullStr |
JOVENS POBRES E OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS À EDUCAÇÃO ESCOLAR E AO MUNDO TRABALHO |
title_full_unstemmed |
JOVENS POBRES E OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS À EDUCAÇÃO ESCOLAR E AO MUNDO TRABALHO |
title_sort |
JOVENS POBRES E OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS À EDUCAÇÃO ESCOLAR E AO MUNDO TRABALHO |
author |
Guimarães, Vinicius Oliveira Seabra |
author_facet |
Guimarães, Vinicius Oliveira Seabra |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Vinicius Oliveira Seabra |
description |
O presente artigo tem como objetivo geral apresentar os resultados de uma pesquisa empírica realizada com jovens pobres evadidos da escola, residentes no Setor Buriti Sereno, em Aparecida de Goiânia, Goiás, Brasil, destacando suas percepções acerca da categoria juventude, mundo do trabalho e sobre a própria condição de evadidos da escola. Parte-se do seguinte problema: quais as memórias, as trajetórias escolares e as perspectivas de futuro de quatro jovens pobres residentes em um bairro da periferia de Aparecida de Goiânia? Conclui-se que os jovens do Setor Buriti Sereno vivem, em suas condições objetivas, uma limitação social a eles imposta como construção histórica e fruto de uma intencional segregação urbana, que se dá pelas vias do trabalho informal e da evasão escolar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/55267 10.5216/ia.v44i2.55267 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/55267 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v44i2.55267 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/55267/33495 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Vinicius Oliveira Seabra Guimarães, Aldimar Jacinto Duarte info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Vinicius Oliveira Seabra Guimarães, Aldimar Jacinto Duarte |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 44 No. 2 (2019): Dossiê Religião e Estado: confrontos na História da Educação; 459-474 Revista Inter Ação; Vol. 44 Núm. 2 (2019): Dossiê Religião e Estado: confrontos na História da Educação; 459-474 Revista Inter-Ação; v. 44 n. 2 (2019): Dossiê Religião e Estado: confrontos na História da Educação; 459-474 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874763503435777 |