POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA O SÉCULO XXI: ESTRÁTEGIAS PARA A FORMAÇÃO DE CONSENSO ATIVO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Fabiano Antonio
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/20824
Resumo: As políticas educacionais elaboradas a partir de meados dos anos 1990 e, principalmente, dos anos 2000 mudaram as estratégias para implementação de suas ações. Este artigo tem por objetivo discutir estas estratégias que visam a formação do consenso e preservação da hegemonia. Tais políticas, tomam como aspectos principais das ações a ênfase na aprendizagem, o incentivo a participação e autonomia, sempre sob a justificativa, quase inapelável, de melhoria da qualidade da educação. Considerando a escola como núcleo de gestão, as chamadas políticas para o século XXI têm focado suas ações sobre os responsáveis diretos por sua implementação: professores, equipe pedagógica, direção, pais e responsáveis.
id UFG-3_3a9dd73cba7dfa5065b9c1c5bee9b71c
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/20824
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA O SÉCULO XXI: ESTRÁTEGIAS PARA A FORMAÇÃO DE CONSENSO ATIVOAutonomiaPolítica EducacionalFormação do consensoParticipação.As políticas educacionais elaboradas a partir de meados dos anos 1990 e, principalmente, dos anos 2000 mudaram as estratégias para implementação de suas ações. Este artigo tem por objetivo discutir estas estratégias que visam a formação do consenso e preservação da hegemonia. Tais políticas, tomam como aspectos principais das ações a ênfase na aprendizagem, o incentivo a participação e autonomia, sempre sob a justificativa, quase inapelável, de melhoria da qualidade da educação. Considerando a escola como núcleo de gestão, as chamadas políticas para o século XXI têm focado suas ações sobre os responsáveis diretos por sua implementação: professores, equipe pedagógica, direção, pais e responsáveis.Faculdade de Educação (UFG)2013-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/2082410.5216/ia.v38i3.20824Journal Inter-Ação; Vol. 38 No. 3 (2013); 613-631Revista Inter Ação; Vol. 38 Núm. 3 (2013); 613-631Revista Inter-Ação; v. 38 n. 3 (2013); 613-6311981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/20824/15667Santos, Fabiano Antonioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-07T18:41:09Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/20824Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:32.745895Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA O SÉCULO XXI: ESTRÁTEGIAS PARA A FORMAÇÃO DE CONSENSO ATIVO
title POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA O SÉCULO XXI: ESTRÁTEGIAS PARA A FORMAÇÃO DE CONSENSO ATIVO
spellingShingle POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA O SÉCULO XXI: ESTRÁTEGIAS PARA A FORMAÇÃO DE CONSENSO ATIVO
Santos, Fabiano Antonio
Autonomia
Política Educacional
Formação do consenso
Participação.
title_short POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA O SÉCULO XXI: ESTRÁTEGIAS PARA A FORMAÇÃO DE CONSENSO ATIVO
title_full POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA O SÉCULO XXI: ESTRÁTEGIAS PARA A FORMAÇÃO DE CONSENSO ATIVO
title_fullStr POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA O SÉCULO XXI: ESTRÁTEGIAS PARA A FORMAÇÃO DE CONSENSO ATIVO
title_full_unstemmed POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA O SÉCULO XXI: ESTRÁTEGIAS PARA A FORMAÇÃO DE CONSENSO ATIVO
title_sort POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA O SÉCULO XXI: ESTRÁTEGIAS PARA A FORMAÇÃO DE CONSENSO ATIVO
author Santos, Fabiano Antonio
author_facet Santos, Fabiano Antonio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Fabiano Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Autonomia
Política Educacional
Formação do consenso
Participação.
topic Autonomia
Política Educacional
Formação do consenso
Participação.
description As políticas educacionais elaboradas a partir de meados dos anos 1990 e, principalmente, dos anos 2000 mudaram as estratégias para implementação de suas ações. Este artigo tem por objetivo discutir estas estratégias que visam a formação do consenso e preservação da hegemonia. Tais políticas, tomam como aspectos principais das ações a ênfase na aprendizagem, o incentivo a participação e autonomia, sempre sob a justificativa, quase inapelável, de melhoria da qualidade da educação. Considerando a escola como núcleo de gestão, as chamadas políticas para o século XXI têm focado suas ações sobre os responsáveis diretos por sua implementação: professores, equipe pedagógica, direção, pais e responsáveis.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/20824
10.5216/ia.v38i3.20824
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/20824
identifier_str_mv 10.5216/ia.v38i3.20824
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/20824/15667
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 38 No. 3 (2013); 613-631
Revista Inter Ação; Vol. 38 Núm. 3 (2013); 613-631
Revista Inter-Ação; v. 38 n. 3 (2013); 613-631
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874762291281920