A POLÍTICA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO, A PÓS-GRADUAÇÃO E A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO BRASIL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/26107 |
Resumo: | O presente estudo analisa a produção do conhecimento no Brasil, destacando as políticas, programas e ações que vem sendo implantados pelo governo federal, sobretudo desde os anos 1990. Nessa direção, examinam-se as políticas de pós-graduação e de ciência, tecnologia e inovação, tendo em vista seu impacto na produção do conhecimento. O estudo mostra que há uma preocupação e uma agenda cada vez mais globalizada voltada para a produção do conhecimento, o que se faz manifesto no Brasil por meio das políticas implementadas da área, com acentuado destaque para a inovação e para o conhecimento aplicado em processos e produtos nas diferentes cadeias produtivas, especialmente do setor industrial. As mudanças em curso trazem implicações para a autonomia, para a natureza e para as finalidades sociais da universidade, bem como para o trabalho acadêmico em geral. |
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A POLÍTICA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO, A PÓS-GRADUAÇÃO E A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO BRASILCiência e tecnologiaProdução do ConhecimentoPós-graduaçãoO presente estudo analisa a produção do conhecimento no Brasil, destacando as políticas, programas e ações que vem sendo implantados pelo governo federal, sobretudo desde os anos 1990. Nessa direção, examinam-se as políticas de pós-graduação e de ciência, tecnologia e inovação, tendo em vista seu impacto na produção do conhecimento. O estudo mostra que há uma preocupação e uma agenda cada vez mais globalizada voltada para a produção do conhecimento, o que se faz manifesto no Brasil por meio das políticas implementadas da área, com acentuado destaque para a inovação e para o conhecimento aplicado em processos e produtos nas diferentes cadeias produtivas, especialmente do setor industrial. As mudanças em curso trazem implicações para a autonomia, para a natureza e para as finalidades sociais da universidade, bem como para o trabalho acadêmico em geral.Faculdade de Educação (UFG)2013-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/2610710.5216/ia.v38i2.26107Journal Inter-Ação; Vol. 38 No. 2 (2013): Educação superior e globalização do conhecimento; 323-338Revista Inter Ação; Vol. 38 Núm. 2 (2013): Educação superior e globalização do conhecimento; 323-338Revista Inter-Ação; v. 38 n. 2 (2013): Educação superior e globalização do conhecimento; 323-3381981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/26107/15058Oliveira, João Ferreira deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-08-21T15:03:18Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/26107Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:34.298594Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
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