A EXPANSÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM CENÁRIOS DE GLOBALIZAÇÃO: RECORTES DA SITUAÇÃO BRASILEIRA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/26108 |
Resumo: | O artigo analisa o processo de globalização no contexto das inovações tecnológicas e suas repercussões no campo da educação. Discute a centralidade da produção do conhecimento para a competitividade das nações e o papel que a pós-graduação exerce enquanto lócus privilegiado de sua produção. Analisa a expansão desse nível educacional, no Brasil, nas últimas décadas, tomando por base os dados do GeoCapes. Conclui-se que a pós-graduação, nesse contexto de globalização, assume importância fulcral, constituindo-se em um espaço privilegiado e estratégico de formação de pesquisadores que desempenham papel basal na produção de conhecimentos e no desenvolvimento de novas tecnologias. Nesse contexto, o Brasil vem ampliando o seu quadro de pesquisadores, o que pode ser constatado pela expansão dos cursos, das matrículas e do número de titulados. |
id |
UFG-3_7e0b9eb8c518c32858e7aedc55231c4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/26108 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A EXPANSÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM CENÁRIOS DE GLOBALIZAÇÃO: RECORTES DA SITUAÇÃO BRASILEIRAGlobalizaçãoPós-GraduaçãoProdução do conhecimentoO artigo analisa o processo de globalização no contexto das inovações tecnológicas e suas repercussões no campo da educação. Discute a centralidade da produção do conhecimento para a competitividade das nações e o papel que a pós-graduação exerce enquanto lócus privilegiado de sua produção. Analisa a expansão desse nível educacional, no Brasil, nas últimas décadas, tomando por base os dados do GeoCapes. Conclui-se que a pós-graduação, nesse contexto de globalização, assume importância fulcral, constituindo-se em um espaço privilegiado e estratégico de formação de pesquisadores que desempenham papel basal na produção de conhecimentos e no desenvolvimento de novas tecnologias. Nesse contexto, o Brasil vem ampliando o seu quadro de pesquisadores, o que pode ser constatado pela expansão dos cursos, das matrículas e do número de titulados.Faculdade de Educação (UFG)2013-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/2610810.5216/ia.v38i2.26108Journal Inter-Ação; Vol. 38 No. 2 (2013): Educação superior e globalização do conhecimento; 339-362Revista Inter Ação; Vol. 38 Núm. 2 (2013): Educação superior e globalização do conhecimento; 339-362Revista Inter-Ação; v. 38 n. 2 (2013): Educação superior e globalização do conhecimento; 339-3621981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/26108/15059Neto, Antônio CabralCastro, Alda Maria Duarte Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-08-21T15:03:18Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/26108Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:34.355236Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EXPANSÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM CENÁRIOS DE GLOBALIZAÇÃO: RECORTES DA SITUAÇÃO BRASILEIRA |
title |
A EXPANSÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM CENÁRIOS DE GLOBALIZAÇÃO: RECORTES DA SITUAÇÃO BRASILEIRA |
spellingShingle |
A EXPANSÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM CENÁRIOS DE GLOBALIZAÇÃO: RECORTES DA SITUAÇÃO BRASILEIRA Neto, Antônio Cabral Globalização Pós-Graduação Produção do conhecimento |
title_short |
A EXPANSÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM CENÁRIOS DE GLOBALIZAÇÃO: RECORTES DA SITUAÇÃO BRASILEIRA |
title_full |
A EXPANSÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM CENÁRIOS DE GLOBALIZAÇÃO: RECORTES DA SITUAÇÃO BRASILEIRA |
title_fullStr |
A EXPANSÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM CENÁRIOS DE GLOBALIZAÇÃO: RECORTES DA SITUAÇÃO BRASILEIRA |
title_full_unstemmed |
A EXPANSÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM CENÁRIOS DE GLOBALIZAÇÃO: RECORTES DA SITUAÇÃO BRASILEIRA |
title_sort |
A EXPANSÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM CENÁRIOS DE GLOBALIZAÇÃO: RECORTES DA SITUAÇÃO BRASILEIRA |
author |
Neto, Antônio Cabral |
author_facet |
Neto, Antônio Cabral Castro, Alda Maria Duarte Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Castro, Alda Maria Duarte Araújo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neto, Antônio Cabral Castro, Alda Maria Duarte Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Globalização Pós-Graduação Produção do conhecimento |
topic |
Globalização Pós-Graduação Produção do conhecimento |
description |
O artigo analisa o processo de globalização no contexto das inovações tecnológicas e suas repercussões no campo da educação. Discute a centralidade da produção do conhecimento para a competitividade das nações e o papel que a pós-graduação exerce enquanto lócus privilegiado de sua produção. Analisa a expansão desse nível educacional, no Brasil, nas últimas décadas, tomando por base os dados do GeoCapes. Conclui-se que a pós-graduação, nesse contexto de globalização, assume importância fulcral, constituindo-se em um espaço privilegiado e estratégico de formação de pesquisadores que desempenham papel basal na produção de conhecimentos e no desenvolvimento de novas tecnologias. Nesse contexto, o Brasil vem ampliando o seu quadro de pesquisadores, o que pode ser constatado pela expansão dos cursos, das matrículas e do número de titulados. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/26108 10.5216/ia.v38i2.26108 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/26108 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v38i2.26108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/26108/15059 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 38 No. 2 (2013): Educação superior e globalização do conhecimento; 339-362 Revista Inter Ação; Vol. 38 Núm. 2 (2013): Educação superior e globalização do conhecimento; 339-362 Revista Inter-Ação; v. 38 n. 2 (2013): Educação superior e globalização do conhecimento; 339-362 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874762324836352 |