ENTRE A DOGMATIZAÇÃO E O ESQUECIMENTO: PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36490
Resumo: O texto discute a presença residual da obra de Paulo Freire, na formação docente inicial, a partir de uma pesquisa qualitativa e longitudinal com eixo temporal prospectivo, tendo por base informações coletadas junto a 395 acadêmicos do curso de pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior localizada no interior do Rio Grande do Sul, no recorte temporal de 2006 a 2013.  O acompanhamento do tema por um período de tempo expandido, permitiu estabelecer marcos incidentes, além de localizar recorrências temáticas e comparações.  A compilação das informações possibilitou dividir a presença do autor no curso a partir de duas categorias: o dogma e o esquecimento; além de sinalizar para o progressivo esvaziamento do pensamento freireano, enquanto base de formação.  Como conclusão, aponta-se o possível enfraquecimento do legado freireano na formação daqueles sujeitos.
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