ENTRE A DOGMATIZAÇÃO E O ESQUECIMENTO: PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36490 |
Resumo: | O texto discute a presença residual da obra de Paulo Freire, na formação docente inicial, a partir de uma pesquisa qualitativa e longitudinal com eixo temporal prospectivo, tendo por base informações coletadas junto a 395 acadêmicos do curso de pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior localizada no interior do Rio Grande do Sul, no recorte temporal de 2006 a 2013. O acompanhamento do tema por um período de tempo expandido, permitiu estabelecer marcos incidentes, além de localizar recorrências temáticas e comparações. A compilação das informações possibilitou dividir a presença do autor no curso a partir de duas categorias: o dogma e o esquecimento; além de sinalizar para o progressivo esvaziamento do pensamento freireano, enquanto base de formação. Como conclusão, aponta-se o possível enfraquecimento do legado freireano na formação daqueles sujeitos. |
id |
UFG-3_4f7655a3071e40214d039e4d49e30ae8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/36490 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ENTRE A DOGMATIZAÇÃO E O ESQUECIMENTO: PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORESFormação docente inicialPedagogiaPaulo FreirePesquisa longitudinal.O texto discute a presença residual da obra de Paulo Freire, na formação docente inicial, a partir de uma pesquisa qualitativa e longitudinal com eixo temporal prospectivo, tendo por base informações coletadas junto a 395 acadêmicos do curso de pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior localizada no interior do Rio Grande do Sul, no recorte temporal de 2006 a 2013. O acompanhamento do tema por um período de tempo expandido, permitiu estabelecer marcos incidentes, além de localizar recorrências temáticas e comparações. A compilação das informações possibilitou dividir a presença do autor no curso a partir de duas categorias: o dogma e o esquecimento; além de sinalizar para o progressivo esvaziamento do pensamento freireano, enquanto base de formação. Como conclusão, aponta-se o possível enfraquecimento do legado freireano na formação daqueles sujeitos.Faculdade de Educação (UFG)2016-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3649010.5216/ia.v41i1.36490Journal Inter-Ação; Vol. 41 No. 1 (2016): Intérpretes do Brasil e os projetos de educação na passagem do século XIX para o XX; 233-246Revista Inter Ação; Vol. 41 Núm. 1 (2016): Intérpretes do Brasil e os projetos de educação na passagem do século XIX para o XX; 233-246Revista Inter-Ação; v. 41 n. 1 (2016): Intérpretes do Brasil e os projetos de educação na passagem do século XIX para o XX; 233-2461981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36490/20958Copyright (c) 2016 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessEsquinsani, Rosimar Serena Siqueira2016-08-26T13:46:35Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/36490Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:41.093682Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENTRE A DOGMATIZAÇÃO E O ESQUECIMENTO: PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES |
title |
ENTRE A DOGMATIZAÇÃO E O ESQUECIMENTO: PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES |
spellingShingle |
ENTRE A DOGMATIZAÇÃO E O ESQUECIMENTO: PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira Formação docente inicial Pedagogia Paulo Freire Pesquisa longitudinal. |
title_short |
ENTRE A DOGMATIZAÇÃO E O ESQUECIMENTO: PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES |
title_full |
ENTRE A DOGMATIZAÇÃO E O ESQUECIMENTO: PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES |
title_fullStr |
ENTRE A DOGMATIZAÇÃO E O ESQUECIMENTO: PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES |
title_full_unstemmed |
ENTRE A DOGMATIZAÇÃO E O ESQUECIMENTO: PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES |
title_sort |
ENTRE A DOGMATIZAÇÃO E O ESQUECIMENTO: PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES |
author |
Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira |
author_facet |
Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente inicial Pedagogia Paulo Freire Pesquisa longitudinal. |
topic |
Formação docente inicial Pedagogia Paulo Freire Pesquisa longitudinal. |
description |
O texto discute a presença residual da obra de Paulo Freire, na formação docente inicial, a partir de uma pesquisa qualitativa e longitudinal com eixo temporal prospectivo, tendo por base informações coletadas junto a 395 acadêmicos do curso de pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior localizada no interior do Rio Grande do Sul, no recorte temporal de 2006 a 2013. O acompanhamento do tema por um período de tempo expandido, permitiu estabelecer marcos incidentes, além de localizar recorrências temáticas e comparações. A compilação das informações possibilitou dividir a presença do autor no curso a partir de duas categorias: o dogma e o esquecimento; além de sinalizar para o progressivo esvaziamento do pensamento freireano, enquanto base de formação. Como conclusão, aponta-se o possível enfraquecimento do legado freireano na formação daqueles sujeitos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36490 10.5216/ia.v41i1.36490 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36490 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v41i1.36490 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36490/20958 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Inter Ação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Inter Ação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 41 No. 1 (2016): Intérpretes do Brasil e os projetos de educação na passagem do século XIX para o XX; 233-246 Revista Inter Ação; Vol. 41 Núm. 1 (2016): Intérpretes do Brasil e os projetos de educação na passagem do século XIX para o XX; 233-246 Revista Inter-Ação; v. 41 n. 1 (2016): Intérpretes do Brasil e os projetos de educação na passagem do século XIX para o XX; 233-246 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874762711760896 |