A FORMAÇÃO DO TRABALHADOR E DA TRABALHADORA NUMA PERSPECTIVA FREIREANA
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/43810 |
Resumo: | Por meio da pesquisa bibliográfica dos escritos do próprio Freire procurou-se encontrar as categorias fundantes para uma reflexão crítica da formação profissional do trabalhador de modo a delinear o que seja um caminho libertador e emancipador para a formação do trabalhador na atualidade, diante de um contexto de políticas públicas que reproduzem as tendências do mercado de capital. A partir da categoria do ser sujeito, demonstra-se como o trabalhador constitui-se ator de sua história e criador de seu mundo; nas categorias do tema-gerador, do diálogo, da educação como prática da liberdade, demonstra-se que o sentido da expressão formação do trabalhador só pode ser compreendido em sua dimensão libertadora; e, nas categorias da participação, do engajamento, da militância, da educação como ato político, demonstra-se que uma formação libertadora resulta na atuação consciente do trabalhador sobre o mundo vivido para transformá-lo. |
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A FORMAÇÃO DO TRABALHADOR E DA TRABALHADORA NUMA PERSPECTIVA FREIREANAFormação libertadora. Trabalho. Perspectiva freireana.Por meio da pesquisa bibliográfica dos escritos do próprio Freire procurou-se encontrar as categorias fundantes para uma reflexão crítica da formação profissional do trabalhador de modo a delinear o que seja um caminho libertador e emancipador para a formação do trabalhador na atualidade, diante de um contexto de políticas públicas que reproduzem as tendências do mercado de capital. A partir da categoria do ser sujeito, demonstra-se como o trabalhador constitui-se ator de sua história e criador de seu mundo; nas categorias do tema-gerador, do diálogo, da educação como prática da liberdade, demonstra-se que o sentido da expressão formação do trabalhador só pode ser compreendido em sua dimensão libertadora; e, nas categorias da participação, do engajamento, da militância, da educação como ato político, demonstra-se que uma formação libertadora resulta na atuação consciente do trabalhador sobre o mundo vivido para transformá-lo.Faculdade de Educação (UFG)2017-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4381010.5216/ia.v42i2.43810Journal Inter-Ação; Vol. 42 No. 2 (2017): Educação, Trabalho e Movimentos Sociais; 481-499Revista Inter Ação; Vol. 42 Núm. 2 (2017): Educação, Trabalho e Movimentos Sociais; 481-499Revista Inter-Ação; v. 42 n. 2 (2017): Educação, Trabalho e Movimentos Sociais; 481-4991981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/43810/24716Copyright (c) 2017 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmorim, Rodrigo de Freitas2018-06-04T17:52:11Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/43810Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:44.281915Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
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