A INFLUÊNCIA DA IGREJA CATÓLICA NO CAMPO EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE CRUZEIRO DO SUL/ACRE: REFLEXÕES SOBRE A INTERAÇÃO ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
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Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56614 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo discutir a influência da Igreja Católica no campo educacional do município de Cruzeiro do Sul/Acre, por meio, sobretudo da formação oferecida pela Escola Normal, demonstrando as interações entre o privado e o público. Partimos de uma abordagem qualitativa, por meio da análise de fontes como ofícios, cartas e relatórios. Buscamos aporte teórico em Bezerra (2010, 2015), Gondra e Schuller (2008), Tanuri (2000), Villela (2002), Geraldo Filho (2002), Azzi (2008), Nunes (2001). O estudo que contemplou das décadas de 1940 a 1970 apontou para uma intensa interação entre o público e o privado no referido município. Por intermédio da Escola Normal a Igreja Católica se fez presente nas diversas instituições públicas locais, ao mesmo tempo em que o poder público se fez constante no cotidiano da Instituição. |
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A INFLUÊNCIA DA IGREJA CATÓLICA NO CAMPO EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE CRUZEIRO DO SUL/ACRE: REFLEXÕES SOBRE A INTERAÇÃO ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADOPrivadoPúblicoInteraçãoEscola NormalEste estudo tem como objetivo discutir a influência da Igreja Católica no campo educacional do município de Cruzeiro do Sul/Acre, por meio, sobretudo da formação oferecida pela Escola Normal, demonstrando as interações entre o privado e o público. Partimos de uma abordagem qualitativa, por meio da análise de fontes como ofícios, cartas e relatórios. Buscamos aporte teórico em Bezerra (2010, 2015), Gondra e Schuller (2008), Tanuri (2000), Villela (2002), Geraldo Filho (2002), Azzi (2008), Nunes (2001). O estudo que contemplou das décadas de 1940 a 1970 apontou para uma intensa interação entre o público e o privado no referido município. Por intermédio da Escola Normal a Igreja Católica se fez presente nas diversas instituições públicas locais, ao mesmo tempo em que o poder público se fez constante no cotidiano da Instituição. Faculdade de Educação (UFG)2019-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/5661410.5216/ia.v44i2.56614Journal Inter-Ação; Vol. 44 No. 2 (2019): Dossiê Religião e Estado: confrontos na História da Educação; 327-340Revista Inter Ação; Vol. 44 Núm. 2 (2019): Dossiê Religião e Estado: confrontos na História da Educação; 327-340Revista Inter-Ação; v. 44 n. 2 (2019): Dossiê Religião e Estado: confrontos na História da Educação; 327-3401981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56614/33476Copyright (c) 2019 Maria Irinilda da Silva Bezerra, Giane Lucélia Grottiinfo:eu-repo/semantics/openAccessBezerra, Maria Irinilda da SilvaGrotti, Giane Lucélia2020-03-01T15:34:09Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/56614Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:53.598056Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
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