PRÁTICAS AVALIATIVAS NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM OLHAR SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/55640 |
Resumo: | O presente artigo se insere nas discussões sobre formação inicial de professores, no qual se objetivou uma aproximação das práticas avaliativas realizadas no contexto das atividades do estágio por estudantes sem experiência docente do curso de pedagogia de uma instituição pública de ensino superior do agreste pernambucano, analisando, ainda, se e como as memórias relativas às práticas avaliativas presentes em sua escolarização e formação acadêmica podem influenciar essas práticas. A partir do movimento discursivo dos sujeitos, trilhamos o percurso teórico-metodológico embasado na Análise do Discurso (ORLANDI, 2010). Os resultados apontam para o entendimento de que as memórias se constituem como experiências importantes para mobilizar práticas avaliativas ao longo do estágio supervisionado. |
id |
UFG-3_63b7e2968002f6e295f6ec83c834731d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/55640 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PRÁTICAS AVALIATIVAS NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM OLHAR SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADOO presente artigo se insere nas discussões sobre formação inicial de professores, no qual se objetivou uma aproximação das práticas avaliativas realizadas no contexto das atividades do estágio por estudantes sem experiência docente do curso de pedagogia de uma instituição pública de ensino superior do agreste pernambucano, analisando, ainda, se e como as memórias relativas às práticas avaliativas presentes em sua escolarização e formação acadêmica podem influenciar essas práticas. A partir do movimento discursivo dos sujeitos, trilhamos o percurso teórico-metodológico embasado na Análise do Discurso (ORLANDI, 2010). Os resultados apontam para o entendimento de que as memórias se constituem como experiências importantes para mobilizar práticas avaliativas ao longo do estágio supervisionado.Faculdade de Educação (UFG)2020-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/5564010.5216/ia.v44i3.55640Journal Inter-Ação; Vol. 44 No. 3 (2019): Reflexões sobre os 50 anos de estágio na intersecção entre universidade e escola campo.; 700-710Revista Inter Ação; Vol. 44 Núm. 3 (2019): Reflexões sobre os 50 anos de estágio na intersecção entre universidade e escola campo.; 700-710Revista Inter-Ação; v. 44 n. 3 (2019): Reflexões sobre os 50 anos de estágio na intersecção entre universidade e escola campo.; 700-7101981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/55640/34184Copyright (c) 2020 Ana Priscila de Lima Araújo Azevedo, Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida, Carla Patricia Acioli Linsinfo:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo, Ana Priscila de Lima AraújoAlmeida, Lucinalva Andrade Ataíde deAcioli Lins, Carla Patricia2020-02-29T23:45:21Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/55640Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:52.618599Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRÁTICAS AVALIATIVAS NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM OLHAR SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
title |
PRÁTICAS AVALIATIVAS NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM OLHAR SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
spellingShingle |
PRÁTICAS AVALIATIVAS NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM OLHAR SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO Azevedo, Ana Priscila de Lima Araújo |
title_short |
PRÁTICAS AVALIATIVAS NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM OLHAR SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
title_full |
PRÁTICAS AVALIATIVAS NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM OLHAR SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
title_fullStr |
PRÁTICAS AVALIATIVAS NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM OLHAR SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
title_full_unstemmed |
PRÁTICAS AVALIATIVAS NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM OLHAR SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
title_sort |
PRÁTICAS AVALIATIVAS NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM OLHAR SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
author |
Azevedo, Ana Priscila de Lima Araújo |
author_facet |
Azevedo, Ana Priscila de Lima Araújo Almeida, Lucinalva Andrade Ataíde de Acioli Lins, Carla Patricia |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Lucinalva Andrade Ataíde de Acioli Lins, Carla Patricia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Ana Priscila de Lima Araújo Almeida, Lucinalva Andrade Ataíde de Acioli Lins, Carla Patricia |
description |
O presente artigo se insere nas discussões sobre formação inicial de professores, no qual se objetivou uma aproximação das práticas avaliativas realizadas no contexto das atividades do estágio por estudantes sem experiência docente do curso de pedagogia de uma instituição pública de ensino superior do agreste pernambucano, analisando, ainda, se e como as memórias relativas às práticas avaliativas presentes em sua escolarização e formação acadêmica podem influenciar essas práticas. A partir do movimento discursivo dos sujeitos, trilhamos o percurso teórico-metodológico embasado na Análise do Discurso (ORLANDI, 2010). Os resultados apontam para o entendimento de que as memórias se constituem como experiências importantes para mobilizar práticas avaliativas ao longo do estágio supervisionado. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/55640 10.5216/ia.v44i3.55640 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/55640 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v44i3.55640 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/55640/34184 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 44 No. 3 (2019): Reflexões sobre os 50 anos de estágio na intersecção entre universidade e escola campo.; 700-710 Revista Inter Ação; Vol. 44 Núm. 3 (2019): Reflexões sobre os 50 anos de estágio na intersecção entre universidade e escola campo.; 700-710 Revista Inter-Ação; v. 44 n. 3 (2019): Reflexões sobre os 50 anos de estágio na intersecção entre universidade e escola campo.; 700-710 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874763526504448 |