Ensino de língua portuguesa: olhares sobre o estágio supervisionado de professores em formação inicial.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Paulo Sérgio Juca de.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7849
Resumo: A presente monografia debruça-se sobre os estudos que enfatizam a importância da formação inicial e continuada do professor, especialmente da disciplina Língua Portuguesa. De modo geral, objetivamos evidenciar a importância da formação inicial e continuada para a atuação docente, especialmente do professor de Língua Portuguesa. Especificamente, o trabalho pretendeu apresentar fundamentos teóricos que evidenciam a importância da formação inicial e continuada para a atuação docente, especialmente do professor de Língua Portuguesa, além de evidenciar as diretrizes que delineiam o componente Estágio Curricular Supervisionado ofertado pelo Curso de Licenciatura Plena em Letras – Língua Portuguesa do CFP - UFCG. A pesquisa é de natureza bibliográfica e documental. As bases teóricas buscadas pautaram-se em fundamentos teóricos sobre a importância da formação inicial e continuada para a atuação docente, especialmente do professor de Língua Portuguesa. Para tanto, destaquem-se os trabalhos de Tardif (2007) sobre formação inicial e continuada do docente, Pimenta e Lima (2004) sobre estágio e docência, Pimenta (1997) sobre o estágio na formação de professores, Andrade (2007) sobre professores leitores e sua formação, Barreiro e Gebran (2006), dentre outros, sobre prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. A base documental buscada foi, essencialmente, o atual Projeto Pedagógico do Curso de Licentura Plena em Letras - Língua Portuguesa do CFP – UFCG, regulamentado pela Resolução 17/2011 da Câmara Superior de Ensino do Conselho Universitário da Universidade Federal de Campina Grande (em substituição a curso correlato, cujo Reconhecimento se deu através da Portaria Nº 712 de 23/12/1981). Concluímos que é fundamental que a instituição formativa conceba e situe o Estágio Supervisionado como elemento articulador da formação inicial e continuada do professor, para contribuir de forma interativa com as diferentes áreas de conhecimento, pela troca de experiências, pelo diálogo e pela organização de ações coletivas voltadas para a docência comprometida com a transformação social.
id UFCG_a115093a5343538153dbcbafc3633e31
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/7849
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Ensino de língua portuguesa: olhares sobre o estágio supervisionado de professores em formação inicial.Portuguese Language Teaching: Views on the supervised internship of teachers in formation initial.Formação de professoresEstágio supervisionadoLíngua portuguesa - Formação profissionalAtuação docenteFormação continuadaTeacher trainingSupervised internshipPortuguese language - Vocational TrainingTeaching PracticeContinuing EducationLetras - Língua Portuguesa.A presente monografia debruça-se sobre os estudos que enfatizam a importância da formação inicial e continuada do professor, especialmente da disciplina Língua Portuguesa. De modo geral, objetivamos evidenciar a importância da formação inicial e continuada para a atuação docente, especialmente do professor de Língua Portuguesa. Especificamente, o trabalho pretendeu apresentar fundamentos teóricos que evidenciam a importância da formação inicial e continuada para a atuação docente, especialmente do professor de Língua Portuguesa, além de evidenciar as diretrizes que delineiam o componente Estágio Curricular Supervisionado ofertado pelo Curso de Licenciatura Plena em Letras – Língua Portuguesa do CFP - UFCG. A pesquisa é de natureza bibliográfica e documental. As bases teóricas buscadas pautaram-se em fundamentos teóricos sobre a importância da formação inicial e continuada para a atuação docente, especialmente do professor de Língua Portuguesa. Para tanto, destaquem-se os trabalhos de Tardif (2007) sobre formação inicial e continuada do docente, Pimenta e Lima (2004) sobre estágio e docência, Pimenta (1997) sobre o estágio na formação de professores, Andrade (2007) sobre professores leitores e sua formação, Barreiro e Gebran (2006), dentre outros, sobre prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. A base documental buscada foi, essencialmente, o atual Projeto Pedagógico do Curso de Licentura Plena em Letras - Língua Portuguesa do CFP – UFCG, regulamentado pela Resolução 17/2011 da Câmara Superior de Ensino do Conselho Universitário da Universidade Federal de Campina Grande (em substituição a curso correlato, cujo Reconhecimento se deu através da Portaria Nº 712 de 23/12/1981). Concluímos que é fundamental que a instituição formativa conceba e situe o Estágio Supervisionado como elemento articulador da formação inicial e continuada do professor, para contribuir de forma interativa com as diferentes áreas de conhecimento, pela troca de experiências, pelo diálogo e pela organização de ações coletivas voltadas para a docência comprometida com a transformação social.This monograph focuses on studies that emphasize the importance of initial and continuing teacher training, especially the discipline Portuguese. In general, we aim to highlight the importance of initial and continuing training for teaching practice, especially the teacher of Portuguese. Specifically, the work intended to present theoretical foundations that show the importance of initial and continuing training for teaching practice, especially the teacher of Portuguese, besides highlighting the guidelines that outline the Supervised component offered by Full Degree in Letters - Portuguese CFP - UFCG. The research is bibliographical and documentary nature. The theoretical bases searched were based on theoretical foundations of the importance of initial and continuing training for teaching practice, especially the teacher of Portuguese. To do so, highlight the works of Tardif (2007) on initial and continuing training of teaching, pepper and Lima (2004) on stage and teaching, Pepper (1997) on the stage in teacher training, Andrade (2007) on teachers readers and their training, and Gebran Barreiro (2006), among others, on teaching practice and supervised training in teacher education. The sought evidence base was essentially the current Pedagogical Full Licentura Course Project in Languages - English Language of the CFP - UFCG, regulated by Resolution 17/2011 of the University Council of Teaching Higher Chamber of the Federal University of Campina Grande (deputizing the correlative course, whose recognition was given by Ordinance No. 712 of 23.12.1981). We conclude that it is essential that the training institution designs and places the Supervised Internship as an articulator element of initial and continuing teacher training, to contribute interactively with the different areas of knowledge, the exchange of experiences, dialogue and the organization of collective actions aimed at teaching committed to social transformation.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, José Wanderley Alves de.SOUSA, José Wanderley Alves de.http://lattes.cnpq.br/2153342395005389PEREIRA, Hérica Paiva.SOUSA, Rozilene Lopes de.SOUSA, Paulo Sérgio Juca de.2016-04-292019-10-08T15:42:08Z2019-10-082019-10-08T15:42:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7849SOUSA, Paulo Sérgio Juca de Sousa. Ensino de língua portuguesa: olhares sobre o estágio supervisionado de professores em formação Inicial. 2016. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-08-31T11:14:49Zoai:localhost:riufcg/7849Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-08-31T11:14:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de língua portuguesa: olhares sobre o estágio supervisionado de professores em formação inicial.
Portuguese Language Teaching: Views on the supervised internship of teachers in formation initial.
title Ensino de língua portuguesa: olhares sobre o estágio supervisionado de professores em formação inicial.
spellingShingle Ensino de língua portuguesa: olhares sobre o estágio supervisionado de professores em formação inicial.
SOUSA, Paulo Sérgio Juca de.
Formação de professores
Estágio supervisionado
Língua portuguesa - Formação profissional
Atuação docente
Formação continuada
Teacher training
Supervised internship
Portuguese language - Vocational Training
Teaching Practice
Continuing Education
Letras - Língua Portuguesa.
title_short Ensino de língua portuguesa: olhares sobre o estágio supervisionado de professores em formação inicial.
title_full Ensino de língua portuguesa: olhares sobre o estágio supervisionado de professores em formação inicial.
title_fullStr Ensino de língua portuguesa: olhares sobre o estágio supervisionado de professores em formação inicial.
title_full_unstemmed Ensino de língua portuguesa: olhares sobre o estágio supervisionado de professores em formação inicial.
title_sort Ensino de língua portuguesa: olhares sobre o estágio supervisionado de professores em formação inicial.
author SOUSA, Paulo Sérgio Juca de.
author_facet SOUSA, Paulo Sérgio Juca de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUSA, José Wanderley Alves de.
SOUSA, José Wanderley Alves de.
http://lattes.cnpq.br/2153342395005389
PEREIRA, Hérica Paiva.
SOUSA, Rozilene Lopes de.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, Paulo Sérgio Juca de.
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Estágio supervisionado
Língua portuguesa - Formação profissional
Atuação docente
Formação continuada
Teacher training
Supervised internship
Portuguese language - Vocational Training
Teaching Practice
Continuing Education
Letras - Língua Portuguesa.
topic Formação de professores
Estágio supervisionado
Língua portuguesa - Formação profissional
Atuação docente
Formação continuada
Teacher training
Supervised internship
Portuguese language - Vocational Training
Teaching Practice
Continuing Education
Letras - Língua Portuguesa.
description A presente monografia debruça-se sobre os estudos que enfatizam a importância da formação inicial e continuada do professor, especialmente da disciplina Língua Portuguesa. De modo geral, objetivamos evidenciar a importância da formação inicial e continuada para a atuação docente, especialmente do professor de Língua Portuguesa. Especificamente, o trabalho pretendeu apresentar fundamentos teóricos que evidenciam a importância da formação inicial e continuada para a atuação docente, especialmente do professor de Língua Portuguesa, além de evidenciar as diretrizes que delineiam o componente Estágio Curricular Supervisionado ofertado pelo Curso de Licenciatura Plena em Letras – Língua Portuguesa do CFP - UFCG. A pesquisa é de natureza bibliográfica e documental. As bases teóricas buscadas pautaram-se em fundamentos teóricos sobre a importância da formação inicial e continuada para a atuação docente, especialmente do professor de Língua Portuguesa. Para tanto, destaquem-se os trabalhos de Tardif (2007) sobre formação inicial e continuada do docente, Pimenta e Lima (2004) sobre estágio e docência, Pimenta (1997) sobre o estágio na formação de professores, Andrade (2007) sobre professores leitores e sua formação, Barreiro e Gebran (2006), dentre outros, sobre prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. A base documental buscada foi, essencialmente, o atual Projeto Pedagógico do Curso de Licentura Plena em Letras - Língua Portuguesa do CFP – UFCG, regulamentado pela Resolução 17/2011 da Câmara Superior de Ensino do Conselho Universitário da Universidade Federal de Campina Grande (em substituição a curso correlato, cujo Reconhecimento se deu através da Portaria Nº 712 de 23/12/1981). Concluímos que é fundamental que a instituição formativa conceba e situe o Estágio Supervisionado como elemento articulador da formação inicial e continuada do professor, para contribuir de forma interativa com as diferentes áreas de conhecimento, pela troca de experiências, pelo diálogo e pela organização de ações coletivas voltadas para a docência comprometida com a transformação social.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-29
2019-10-08T15:42:08Z
2019-10-08
2019-10-08T15:42:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7849
SOUSA, Paulo Sérgio Juca de Sousa. Ensino de língua portuguesa: olhares sobre o estágio supervisionado de professores em formação Inicial. 2016. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7849
identifier_str_mv SOUSA, Paulo Sérgio Juca de Sousa. Ensino de língua portuguesa: olhares sobre o estágio supervisionado de professores em formação Inicial. 2016. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744401453285376