O NEOLIBERALISMO COMO OFENSIVA NEOCONSERVADORA À EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/62691 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é introduzir um debate sobre o neoliberalismo em seus aspectos conceituais e históricos, tendo em vista os desafios postos por esse processo em sua nova etapa no Brasil e algumas de suas particularidades. Para tanto, o ponto de partida é uma discussão sobre o liberalismo, com a finalidade de situar as bases que serão preservadas ou recriadas sob o neoliberalismo contemporâneo, sempre com a preocupação de situar, histórica e conceitualmente, os processos que são próprios do modo de produção capitalista. Em seguida, pretende-se apreender os aspectos constitutivos desse neoliberalismo contemporâneo e situá-los na perspectiva de seus desdobramentos e de algumas questões relativas à educação como uma política social, uma dimensão da cultura ou uma prática escolar |
id |
UFG-3_6cc199c788e1e4af0f2107852693fe29 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/62691 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O NEOLIBERALISMO COMO OFENSIVA NEOCONSERVADORA À EDUCAÇÃO BRASILEIRAO objetivo deste artigo é introduzir um debate sobre o neoliberalismo em seus aspectos conceituais e históricos, tendo em vista os desafios postos por esse processo em sua nova etapa no Brasil e algumas de suas particularidades. Para tanto, o ponto de partida é uma discussão sobre o liberalismo, com a finalidade de situar as bases que serão preservadas ou recriadas sob o neoliberalismo contemporâneo, sempre com a preocupação de situar, histórica e conceitualmente, os processos que são próprios do modo de produção capitalista. Em seguida, pretende-se apreender os aspectos constitutivos desse neoliberalismo contemporâneo e situá-los na perspectiva de seus desdobramentos e de algumas questões relativas à educação como uma política social, uma dimensão da cultura ou uma prática escolarFaculdade de Educação (UFG)2020-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/6269110.5216/ia.v45i1.62691Journal Inter-Ação; Vol. 45 No. 1 (2020): Dossiê Neoliberalismo e Educação: ameaças à escolarização pública e democrática; 1-15Revista Inter Ação; Vol. 45 Núm. 1 (2020): Dossiê Neoliberalismo e Educação: ameaças à escolarização pública e democrática; 1-15Revista Inter-Ação; v. 45 n. 1 (2020): Dossiê Neoliberalismo e Educação: ameaças à escolarização pública e democrática; 1-151981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/62691/34786Copyright (c) 2020 Marilia Gouvea de Mirandainfo:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Marilia Gouvea de2020-05-17T00:27:39Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/62691Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:57.277082Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
O NEOLIBERALISMO COMO OFENSIVA NEOCONSERVADORA À EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
title |
O NEOLIBERALISMO COMO OFENSIVA NEOCONSERVADORA À EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
spellingShingle |
O NEOLIBERALISMO COMO OFENSIVA NEOCONSERVADORA À EDUCAÇÃO BRASILEIRA Miranda, Marilia Gouvea de |
title_short |
O NEOLIBERALISMO COMO OFENSIVA NEOCONSERVADORA À EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
title_full |
O NEOLIBERALISMO COMO OFENSIVA NEOCONSERVADORA À EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
title_fullStr |
O NEOLIBERALISMO COMO OFENSIVA NEOCONSERVADORA À EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
title_full_unstemmed |
O NEOLIBERALISMO COMO OFENSIVA NEOCONSERVADORA À EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
title_sort |
O NEOLIBERALISMO COMO OFENSIVA NEOCONSERVADORA À EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
author |
Miranda, Marilia Gouvea de |
author_facet |
Miranda, Marilia Gouvea de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Marilia Gouvea de |
description |
O objetivo deste artigo é introduzir um debate sobre o neoliberalismo em seus aspectos conceituais e históricos, tendo em vista os desafios postos por esse processo em sua nova etapa no Brasil e algumas de suas particularidades. Para tanto, o ponto de partida é uma discussão sobre o liberalismo, com a finalidade de situar as bases que serão preservadas ou recriadas sob o neoliberalismo contemporâneo, sempre com a preocupação de situar, histórica e conceitualmente, os processos que são próprios do modo de produção capitalista. Em seguida, pretende-se apreender os aspectos constitutivos desse neoliberalismo contemporâneo e situá-los na perspectiva de seus desdobramentos e de algumas questões relativas à educação como uma política social, uma dimensão da cultura ou uma prática escolar |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/62691 10.5216/ia.v45i1.62691 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/62691 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v45i1.62691 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/62691/34786 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Marilia Gouvea de Miranda info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Marilia Gouvea de Miranda |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 45 No. 1 (2020): Dossiê Neoliberalismo e Educação: ameaças à escolarização pública e democrática; 1-15 Revista Inter Ação; Vol. 45 Núm. 1 (2020): Dossiê Neoliberalismo e Educação: ameaças à escolarização pública e democrática; 1-15 Revista Inter-Ação; v. 45 n. 1 (2020): Dossiê Neoliberalismo e Educação: ameaças à escolarização pública e democrática; 1-15 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874764084346880 |