PAULO FREIRE NO ÂMBITO DA PESQUISA: OS CÍRCULOS DIALÓGICOS INVESTIGATIVO-FORMATIVOS COMO POSSIBILIDADE DE REINVENÇÃO DOS CÍRCULOS DE CULTURA E AUTO(TRANS) FORMAÇÃO PERMANENTE COM PROFESSORES
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/44026 |
Resumo: | O presente artigo objetiva socializar as construções realizadas no âmbito da pesquisa, tomando como base os aportes teóricos de Paulo Freire. Inspirados pelos Círculos de Cultura (FREIRE, 2014), (re)criamos os Círculos Dialógicos Investigativo-formativos como uma proposta epistemológico-política de pesquisa, a partir de oito diferentes movimentos que os constituem: a escuta sensível e o olhar/aguçado; a emersão/imersão das/nas temáticas; o distanciamento/desvelamento da realidade; a descoberta do inacabamento; os diálogos problematizadores; o registro re-criativo; a conscientização e a auto(trans)formação, que vai se potencializando e se constituindo em todos os demais movimentos. Durante a realização dos Círculos Dialógicos com os professores esses movimentos vão se tramando dialógica e dialeticamente, visando sempre a auto(trans)formação, tanto do pesquisador líder como dos sujeitos coautores envolvidos na pesquisa. |
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PAULO FREIRE NO ÂMBITO DA PESQUISA: OS CÍRCULOS DIALÓGICOS INVESTIGATIVO-FORMATIVOS COMO POSSIBILIDADE DE REINVENÇÃO DOS CÍRCULOS DE CULTURA E AUTO(TRANS) FORMAÇÃO PERMANENTE COM PROFESSORESCírculos Dialógicos Investigativo-formativos. Círculos de Cultura. Pesquisa. Auto(trans)formação permanente.O presente artigo objetiva socializar as construções realizadas no âmbito da pesquisa, tomando como base os aportes teóricos de Paulo Freire. Inspirados pelos Círculos de Cultura (FREIRE, 2014), (re)criamos os Círculos Dialógicos Investigativo-formativos como uma proposta epistemológico-política de pesquisa, a partir de oito diferentes movimentos que os constituem: a escuta sensível e o olhar/aguçado; a emersão/imersão das/nas temáticas; o distanciamento/desvelamento da realidade; a descoberta do inacabamento; os diálogos problematizadores; o registro re-criativo; a conscientização e a auto(trans)formação, que vai se potencializando e se constituindo em todos os demais movimentos. Durante a realização dos Círculos Dialógicos com os professores esses movimentos vão se tramando dialógica e dialeticamente, visando sempre a auto(trans)formação, tanto do pesquisador líder como dos sujeitos coautores envolvidos na pesquisa.Faculdade de Educação (UFG)2017-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4402610.5216/ia.v42i2.44026Journal Inter-Ação; Vol. 42 No. 2 (2017): Educação, Trabalho e Movimentos Sociais; 519-537Revista Inter Ação; Vol. 42 Núm. 2 (2017): Educação, Trabalho e Movimentos Sociais; 519-537Revista Inter-Ação; v. 42 n. 2 (2017): Educação, Trabalho e Movimentos Sociais; 519-5371981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/44026/24718Copyright (c) 2017 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessToniolo, Joze Medianeira dos Santos de AndradeHenz, Celso Ilgo2018-06-04T17:52:11Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/44026Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:44.702938Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
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O presente artigo objetiva socializar as construções realizadas no âmbito da pesquisa, tomando como base os aportes teóricos de Paulo Freire. Inspirados pelos Círculos de Cultura (FREIRE, 2014), (re)criamos os Círculos Dialógicos Investigativo-formativos como uma proposta epistemológico-política de pesquisa, a partir de oito diferentes movimentos que os constituem: a escuta sensível e o olhar/aguçado; a emersão/imersão das/nas temáticas; o distanciamento/desvelamento da realidade; a descoberta do inacabamento; os diálogos problematizadores; o registro re-criativo; a conscientização e a auto(trans)formação, que vai se potencializando e se constituindo em todos os demais movimentos. Durante a realização dos Círculos Dialógicos com os professores esses movimentos vão se tramando dialógica e dialeticamente, visando sempre a auto(trans)formação, tanto do pesquisador líder como dos sujeitos coautores envolvidos na pesquisa. |
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