IMPRESSORA CONSTRUÍDA DE LEGO®: UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA APLICAÇÃO DE GEOMETRIA PLANA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morales, Andréa Cantarelli
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Giacomelli, Patrícia, Moro, Tatiele Bolson, Catelli, Francisco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65044
Resumo: O presente artigo trata da utilização de uma impressora, construída comLEGO®, por bolsistas de iniciação científica do curso de Engenharia de Controle eAutomação, como objeto de aprendizagem para uma aplicação do conteúdo deGeometria Plana. O referencial teórico, subsidiado por objetos de aprendizagem emetodologias de aprendizagem ativa, deram suporte para o desenvolvimento daatividade que consistia em, dada uma figura geométrica, calcular os ângulos emsequência para formar a figura depois; o comprimento de reta e o ângulo eramdigitados em sequência no aplicativo que faz comunicação com a impressora eimprime a imagem. Através do resultado era possível identificar eventuais errosnos cálculos, com a interferência do professor para a compreensão e posteriorcorreção por parte dos estudantes. A atividade proporcionou motivação einteresse, mediada pelo trabalho em equipe, e uma análise reflexiva sobre oaprendizado do conteúdo.
id UFG-3_6d3b718ef4485459c725fdb9d9d4c90e
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/65044
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling IMPRESSORA CONSTRUÍDA DE LEGO®: UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA APLICAÇÃO DE GEOMETRIA PLANAO presente artigo trata da utilização de uma impressora, construída comLEGO®, por bolsistas de iniciação científica do curso de Engenharia de Controle eAutomação, como objeto de aprendizagem para uma aplicação do conteúdo deGeometria Plana. O referencial teórico, subsidiado por objetos de aprendizagem emetodologias de aprendizagem ativa, deram suporte para o desenvolvimento daatividade que consistia em, dada uma figura geométrica, calcular os ângulos emsequência para formar a figura depois; o comprimento de reta e o ângulo eramdigitados em sequência no aplicativo que faz comunicação com a impressora eimprime a imagem. Através do resultado era possível identificar eventuais errosnos cálculos, com a interferência do professor para a compreensão e posteriorcorreção por parte dos estudantes. A atividade proporcionou motivação einteresse, mediada pelo trabalho em equipe, e uma análise reflexiva sobre oaprendizado do conteúdo.Faculdade de Educação (UFG)2021-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/6504410.5216/ia.v46i1.65044Journal Inter-Ação; Vol. 46 No. 1 (2021); 34-46Revista Inter Ação; Vol. 46 Núm. 1 (2021); 34-46Revista Inter-Ação; v. 46 n. 1 (2021); 34-461981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65044/36541Copyright (c) 2021 Andréa Cantarelli Morales, Patrícia Giacomelli, Tatiele Bolson Moro, Francisco Catelliinfo:eu-repo/semantics/openAccessMorales, Andréa CantarelliGiacomelli, PatríciaMoro, Tatiele Bolson Catelli, Francisco2021-05-27T20:40:01Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/65044Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:59.201921Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv IMPRESSORA CONSTRUÍDA DE LEGO®: UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA APLICAÇÃO DE GEOMETRIA PLANA
title IMPRESSORA CONSTRUÍDA DE LEGO®: UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA APLICAÇÃO DE GEOMETRIA PLANA
spellingShingle IMPRESSORA CONSTRUÍDA DE LEGO®: UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA APLICAÇÃO DE GEOMETRIA PLANA
Morales, Andréa Cantarelli
title_short IMPRESSORA CONSTRUÍDA DE LEGO®: UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA APLICAÇÃO DE GEOMETRIA PLANA
title_full IMPRESSORA CONSTRUÍDA DE LEGO®: UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA APLICAÇÃO DE GEOMETRIA PLANA
title_fullStr IMPRESSORA CONSTRUÍDA DE LEGO®: UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA APLICAÇÃO DE GEOMETRIA PLANA
title_full_unstemmed IMPRESSORA CONSTRUÍDA DE LEGO®: UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA APLICAÇÃO DE GEOMETRIA PLANA
title_sort IMPRESSORA CONSTRUÍDA DE LEGO®: UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA APLICAÇÃO DE GEOMETRIA PLANA
author Morales, Andréa Cantarelli
author_facet Morales, Andréa Cantarelli
Giacomelli, Patrícia
Moro, Tatiele Bolson
Catelli, Francisco
author_role author
author2 Giacomelli, Patrícia
Moro, Tatiele Bolson
Catelli, Francisco
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morales, Andréa Cantarelli
Giacomelli, Patrícia
Moro, Tatiele Bolson
Catelli, Francisco
description O presente artigo trata da utilização de uma impressora, construída comLEGO®, por bolsistas de iniciação científica do curso de Engenharia de Controle eAutomação, como objeto de aprendizagem para uma aplicação do conteúdo deGeometria Plana. O referencial teórico, subsidiado por objetos de aprendizagem emetodologias de aprendizagem ativa, deram suporte para o desenvolvimento daatividade que consistia em, dada uma figura geométrica, calcular os ângulos emsequência para formar a figura depois; o comprimento de reta e o ângulo eramdigitados em sequência no aplicativo que faz comunicação com a impressora eimprime a imagem. Através do resultado era possível identificar eventuais errosnos cálculos, com a interferência do professor para a compreensão e posteriorcorreção por parte dos estudantes. A atividade proporcionou motivação einteresse, mediada pelo trabalho em equipe, e uma análise reflexiva sobre oaprendizado do conteúdo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65044
10.5216/ia.v46i1.65044
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65044
identifier_str_mv 10.5216/ia.v46i1.65044
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65044/36541
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 46 No. 1 (2021); 34-46
Revista Inter Ação; Vol. 46 Núm. 1 (2021); 34-46
Revista Inter-Ação; v. 46 n. 1 (2021); 34-46
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874764144115712