IMPRESSORA CONSTRUÍDA DE LEGO®: UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA APLICAÇÃO DE GEOMETRIA PLANA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65044 |
Resumo: | O presente artigo trata da utilização de uma impressora, construída comLEGO®, por bolsistas de iniciação científica do curso de Engenharia de Controle eAutomação, como objeto de aprendizagem para uma aplicação do conteúdo deGeometria Plana. O referencial teórico, subsidiado por objetos de aprendizagem emetodologias de aprendizagem ativa, deram suporte para o desenvolvimento daatividade que consistia em, dada uma figura geométrica, calcular os ângulos emsequência para formar a figura depois; o comprimento de reta e o ângulo eramdigitados em sequência no aplicativo que faz comunicação com a impressora eimprime a imagem. Através do resultado era possível identificar eventuais errosnos cálculos, com a interferência do professor para a compreensão e posteriorcorreção por parte dos estudantes. A atividade proporcionou motivação einteresse, mediada pelo trabalho em equipe, e uma análise reflexiva sobre oaprendizado do conteúdo. |
id |
UFG-3_6d3b718ef4485459c725fdb9d9d4c90e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/65044 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
IMPRESSORA CONSTRUÍDA DE LEGO®: UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA APLICAÇÃO DE GEOMETRIA PLANAO presente artigo trata da utilização de uma impressora, construída comLEGO®, por bolsistas de iniciação científica do curso de Engenharia de Controle eAutomação, como objeto de aprendizagem para uma aplicação do conteúdo deGeometria Plana. O referencial teórico, subsidiado por objetos de aprendizagem emetodologias de aprendizagem ativa, deram suporte para o desenvolvimento daatividade que consistia em, dada uma figura geométrica, calcular os ângulos emsequência para formar a figura depois; o comprimento de reta e o ângulo eramdigitados em sequência no aplicativo que faz comunicação com a impressora eimprime a imagem. Através do resultado era possível identificar eventuais errosnos cálculos, com a interferência do professor para a compreensão e posteriorcorreção por parte dos estudantes. A atividade proporcionou motivação einteresse, mediada pelo trabalho em equipe, e uma análise reflexiva sobre oaprendizado do conteúdo.Faculdade de Educação (UFG)2021-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/6504410.5216/ia.v46i1.65044Journal Inter-Ação; Vol. 46 No. 1 (2021); 34-46Revista Inter Ação; Vol. 46 Núm. 1 (2021); 34-46Revista Inter-Ação; v. 46 n. 1 (2021); 34-461981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65044/36541Copyright (c) 2021 Andréa Cantarelli Morales, Patrícia Giacomelli, Tatiele Bolson Moro, Francisco Catelliinfo:eu-repo/semantics/openAccessMorales, Andréa CantarelliGiacomelli, PatríciaMoro, Tatiele Bolson Catelli, Francisco2021-05-27T20:40:01Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/65044Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:59.201921Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
IMPRESSORA CONSTRUÍDA DE LEGO®: UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA APLICAÇÃO DE GEOMETRIA PLANA |
title |
IMPRESSORA CONSTRUÍDA DE LEGO®: UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA APLICAÇÃO DE GEOMETRIA PLANA |
spellingShingle |
IMPRESSORA CONSTRUÍDA DE LEGO®: UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA APLICAÇÃO DE GEOMETRIA PLANA Morales, Andréa Cantarelli |
title_short |
IMPRESSORA CONSTRUÍDA DE LEGO®: UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA APLICAÇÃO DE GEOMETRIA PLANA |
title_full |
IMPRESSORA CONSTRUÍDA DE LEGO®: UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA APLICAÇÃO DE GEOMETRIA PLANA |
title_fullStr |
IMPRESSORA CONSTRUÍDA DE LEGO®: UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA APLICAÇÃO DE GEOMETRIA PLANA |
title_full_unstemmed |
IMPRESSORA CONSTRUÍDA DE LEGO®: UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA APLICAÇÃO DE GEOMETRIA PLANA |
title_sort |
IMPRESSORA CONSTRUÍDA DE LEGO®: UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA APLICAÇÃO DE GEOMETRIA PLANA |
author |
Morales, Andréa Cantarelli |
author_facet |
Morales, Andréa Cantarelli Giacomelli, Patrícia Moro, Tatiele Bolson Catelli, Francisco |
author_role |
author |
author2 |
Giacomelli, Patrícia Moro, Tatiele Bolson Catelli, Francisco |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morales, Andréa Cantarelli Giacomelli, Patrícia Moro, Tatiele Bolson Catelli, Francisco |
description |
O presente artigo trata da utilização de uma impressora, construída comLEGO®, por bolsistas de iniciação científica do curso de Engenharia de Controle eAutomação, como objeto de aprendizagem para uma aplicação do conteúdo deGeometria Plana. O referencial teórico, subsidiado por objetos de aprendizagem emetodologias de aprendizagem ativa, deram suporte para o desenvolvimento daatividade que consistia em, dada uma figura geométrica, calcular os ângulos emsequência para formar a figura depois; o comprimento de reta e o ângulo eramdigitados em sequência no aplicativo que faz comunicação com a impressora eimprime a imagem. Através do resultado era possível identificar eventuais errosnos cálculos, com a interferência do professor para a compreensão e posteriorcorreção por parte dos estudantes. A atividade proporcionou motivação einteresse, mediada pelo trabalho em equipe, e uma análise reflexiva sobre oaprendizado do conteúdo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65044 10.5216/ia.v46i1.65044 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65044 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v46i1.65044 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65044/36541 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 46 No. 1 (2021); 34-46 Revista Inter Ação; Vol. 46 Núm. 1 (2021); 34-46 Revista Inter-Ação; v. 46 n. 1 (2021); 34-46 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874764144115712 |