DIMENSÕES SÓCIO-EDUCATIVAS DO TEATRO DO OPRIMIDO: CULTURA, TEATRO E EDUCAÇÃO POPULARES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alochio, Thiago de Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/40762
Resumo: O presente artigo divide-se em duas partes: uma discussão com base em aportes teóricos e um relato de uma experiência. Partindo de uma breve narrativa histórica sobre o conceito de cultura popular enquanto uma categoria intelectual, presente em alguns movimentos sociais de esquerda brasileiros durante as décadas de 50 e 60, destaca a importância deste conceito em Augusto Boal. Em seguida, caracteriza o Teatro do Oprimido (TO) dentro de uma determinada tradição de teatro popular, o teatro político. Por fim, relata uma experiência num curso de formação no Centro de Teatro do Oprimido, onde discute-se também o que vem a ser “opressão” e como alguns potenciais educativos do TO têm contribuído para repensar a educação popular no contexto atual e ampliar as possibilidades do fazer pedagógico em geral.
id UFG-3_6f5a80407c74a6c87e81115a684b374c
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/40762
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling DIMENSÕES SÓCIO-EDUCATIVAS DO TEATRO DO OPRIMIDO: CULTURA, TEATRO E EDUCAÇÃO POPULAREScultura popularTeatro do OprimidoopressãopluralismoO presente artigo divide-se em duas partes: uma discussão com base em aportes teóricos e um relato de uma experiência. Partindo de uma breve narrativa histórica sobre o conceito de cultura popular enquanto uma categoria intelectual, presente em alguns movimentos sociais de esquerda brasileiros durante as décadas de 50 e 60, destaca a importância deste conceito em Augusto Boal. Em seguida, caracteriza o Teatro do Oprimido (TO) dentro de uma determinada tradição de teatro popular, o teatro político. Por fim, relata uma experiência num curso de formação no Centro de Teatro do Oprimido, onde discute-se também o que vem a ser “opressão” e como alguns potenciais educativos do TO têm contribuído para repensar a educação popular no contexto atual e ampliar as possibilidades do fazer pedagógico em geral.Faculdade de Educação (UFG)2016-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4076210.5216/ia.v41i2.40762Journal Inter-Ação; Vol. 41 No. 2 (2016): Dimensões educativas das práticas culturais populares; 287-304Revista Inter Ação; Vol. 41 Núm. 2 (2016): Dimensões educativas das práticas culturais populares; 287-304Revista Inter-Ação; v. 41 n. 2 (2016): Dimensões educativas das práticas culturais populares; 287-3041981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/40762/21429Copyright (c) 2016 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlochio, Thiago de Oliveira2016-12-20T12:44:47Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/40762Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:42.025259Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv DIMENSÕES SÓCIO-EDUCATIVAS DO TEATRO DO OPRIMIDO: CULTURA, TEATRO E EDUCAÇÃO POPULARES
title DIMENSÕES SÓCIO-EDUCATIVAS DO TEATRO DO OPRIMIDO: CULTURA, TEATRO E EDUCAÇÃO POPULARES
spellingShingle DIMENSÕES SÓCIO-EDUCATIVAS DO TEATRO DO OPRIMIDO: CULTURA, TEATRO E EDUCAÇÃO POPULARES
Alochio, Thiago de Oliveira
cultura popular
Teatro do Oprimido
opressão
pluralismo
title_short DIMENSÕES SÓCIO-EDUCATIVAS DO TEATRO DO OPRIMIDO: CULTURA, TEATRO E EDUCAÇÃO POPULARES
title_full DIMENSÕES SÓCIO-EDUCATIVAS DO TEATRO DO OPRIMIDO: CULTURA, TEATRO E EDUCAÇÃO POPULARES
title_fullStr DIMENSÕES SÓCIO-EDUCATIVAS DO TEATRO DO OPRIMIDO: CULTURA, TEATRO E EDUCAÇÃO POPULARES
title_full_unstemmed DIMENSÕES SÓCIO-EDUCATIVAS DO TEATRO DO OPRIMIDO: CULTURA, TEATRO E EDUCAÇÃO POPULARES
title_sort DIMENSÕES SÓCIO-EDUCATIVAS DO TEATRO DO OPRIMIDO: CULTURA, TEATRO E EDUCAÇÃO POPULARES
author Alochio, Thiago de Oliveira
author_facet Alochio, Thiago de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alochio, Thiago de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv cultura popular
Teatro do Oprimido
opressão
pluralismo
topic cultura popular
Teatro do Oprimido
opressão
pluralismo
description O presente artigo divide-se em duas partes: uma discussão com base em aportes teóricos e um relato de uma experiência. Partindo de uma breve narrativa histórica sobre o conceito de cultura popular enquanto uma categoria intelectual, presente em alguns movimentos sociais de esquerda brasileiros durante as décadas de 50 e 60, destaca a importância deste conceito em Augusto Boal. Em seguida, caracteriza o Teatro do Oprimido (TO) dentro de uma determinada tradição de teatro popular, o teatro político. Por fim, relata uma experiência num curso de formação no Centro de Teatro do Oprimido, onde discute-se também o que vem a ser “opressão” e como alguns potenciais educativos do TO têm contribuído para repensar a educação popular no contexto atual e ampliar as possibilidades do fazer pedagógico em geral.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/40762
10.5216/ia.v41i2.40762
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/40762
identifier_str_mv 10.5216/ia.v41i2.40762
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/40762/21429
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Inter Ação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Inter Ação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 41 No. 2 (2016): Dimensões educativas das práticas culturais populares; 287-304
Revista Inter Ação; Vol. 41 Núm. 2 (2016): Dimensões educativas das práticas culturais populares; 287-304
Revista Inter-Ação; v. 41 n. 2 (2016): Dimensões educativas das práticas culturais populares; 287-304
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874762733780992