EDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES PRIVADOS DE LIBERDADE: UMA ABORDAGEM VIGOTSKIANA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/32818 |
Resumo: | Os adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação tem um histórico de pouquíssima frequência escolar, antes durante e depois da internação. Utilizando a psicologia Histórico-Cultural de L. S. Vigotski, o artigo fundamenta uma concepção de que o psiquismo é histórico e não inato ou um ideal do espírito, pressupondo uma maior valorização de conteúdos científicos na educação escolar desses adolescentes. Na terceira parte fundamenta uma crítica á prática pedagógica que valoriza excessivamente o lúdico e que entende a autoridade e a disciplina como procedimentos pedagógicos autoritários e ineficazes. Conclui que a concentração e a disciplina para apropriação de conhecimentos ditos clássicos são fundamentais para o desenvolvimento dos adolescentes privados de liberdade. |
id |
UFG-3_7acd35f66de8c8230c45dda923d2b277 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/32818 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES PRIVADOS DE LIBERDADE: UMA ABORDAGEM VIGOTSKIANAPalavras Chaveadolescentemedida socioeducativaeducaçãoe ensino.Os adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação tem um histórico de pouquíssima frequência escolar, antes durante e depois da internação. Utilizando a psicologia Histórico-Cultural de L. S. Vigotski, o artigo fundamenta uma concepção de que o psiquismo é histórico e não inato ou um ideal do espírito, pressupondo uma maior valorização de conteúdos científicos na educação escolar desses adolescentes. Na terceira parte fundamenta uma crítica á prática pedagógica que valoriza excessivamente o lúdico e que entende a autoridade e a disciplina como procedimentos pedagógicos autoritários e ineficazes. Conclui que a concentração e a disciplina para apropriação de conhecimentos ditos clássicos são fundamentais para o desenvolvimento dos adolescentes privados de liberdade.Faculdade de Educação (UFG)2015-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3281810.5216/ia.v40i2.32818Journal Inter-Ação; Vol. 40 No. 2 (2015): Adolescência e exclusão social; 253-268Revista Inter Ação; Vol. 40 Núm. 2 (2015): Adolescência e exclusão social; 253-268Revista Inter-Ação; v. 40 n. 2 (2015): Adolescência e exclusão social; 253-2681981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/32818/18917Paes, Paulo Cesar Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-12-22T01:53:21Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/32818Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:39.548704Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES PRIVADOS DE LIBERDADE: UMA ABORDAGEM VIGOTSKIANA |
title |
EDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES PRIVADOS DE LIBERDADE: UMA ABORDAGEM VIGOTSKIANA |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES PRIVADOS DE LIBERDADE: UMA ABORDAGEM VIGOTSKIANA Paes, Paulo Cesar Duarte Palavras Chave adolescente medida socioeducativa educação e ensino. |
title_short |
EDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES PRIVADOS DE LIBERDADE: UMA ABORDAGEM VIGOTSKIANA |
title_full |
EDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES PRIVADOS DE LIBERDADE: UMA ABORDAGEM VIGOTSKIANA |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES PRIVADOS DE LIBERDADE: UMA ABORDAGEM VIGOTSKIANA |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES PRIVADOS DE LIBERDADE: UMA ABORDAGEM VIGOTSKIANA |
title_sort |
EDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES PRIVADOS DE LIBERDADE: UMA ABORDAGEM VIGOTSKIANA |
author |
Paes, Paulo Cesar Duarte |
author_facet |
Paes, Paulo Cesar Duarte |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paes, Paulo Cesar Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Palavras Chave adolescente medida socioeducativa educação e ensino. |
topic |
Palavras Chave adolescente medida socioeducativa educação e ensino. |
description |
Os adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação tem um histórico de pouquíssima frequência escolar, antes durante e depois da internação. Utilizando a psicologia Histórico-Cultural de L. S. Vigotski, o artigo fundamenta uma concepção de que o psiquismo é histórico e não inato ou um ideal do espírito, pressupondo uma maior valorização de conteúdos científicos na educação escolar desses adolescentes. Na terceira parte fundamenta uma crítica á prática pedagógica que valoriza excessivamente o lúdico e que entende a autoridade e a disciplina como procedimentos pedagógicos autoritários e ineficazes. Conclui que a concentração e a disciplina para apropriação de conhecimentos ditos clássicos são fundamentais para o desenvolvimento dos adolescentes privados de liberdade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/32818 10.5216/ia.v40i2.32818 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/32818 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v40i2.32818 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/32818/18917 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 40 No. 2 (2015): Adolescência e exclusão social; 253-268 Revista Inter Ação; Vol. 40 Núm. 2 (2015): Adolescência e exclusão social; 253-268 Revista Inter-Ação; v. 40 n. 2 (2015): Adolescência e exclusão social; 253-268 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874762676109312 |