PERCEPÇÕES DOS ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI SOBRE SUAS VIVÊNCIAS NO CENTRO SOCIOEDUCATIVO DE CUIABÁ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/32722 |
Resumo: | RESUMO: Este artigo descreve, compreende e interpreta as percepções dos adolescentes em conflito com a lei sobre suas vivências no Centro Socioeducativo de Cuiabá. A pesquisa é qualitativa de cunho dialético fenomenológico e se fundamenta principalmente no pensamento de Foucault, Paulo Freire, Graciani, e Volpi. As informações colhidas, mediante observação direta e entrevistas, mostram que a organização dessa instituição fomenta violência no seu interior e, ao invés de contribuir para ressocializar, potencializa o contínuo conflito com a lei. O desafio passa pelo Estado no sentido de realizar reformas sociais que propicie uma justa distribuição de renda e nessa medida, possibilite ao adolescente superar a condição de vulnerabilidade, de exclusão social e educacional. |
id |
UFG-3_6d83acc7d093cacc4d122017cac5377f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/32722 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PERCEPÇÕES DOS ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI SOBRE SUAS VIVÊNCIAS NO CENTRO SOCIOEDUCATIVO DE CUIABÁPalavras-chavepercepções-adolescentes em conflito com a lei-vivências-Centro Socioeducativo.RESUMO: Este artigo descreve, compreende e interpreta as percepções dos adolescentes em conflito com a lei sobre suas vivências no Centro Socioeducativo de Cuiabá. A pesquisa é qualitativa de cunho dialético fenomenológico e se fundamenta principalmente no pensamento de Foucault, Paulo Freire, Graciani, e Volpi. As informações colhidas, mediante observação direta e entrevistas, mostram que a organização dessa instituição fomenta violência no seu interior e, ao invés de contribuir para ressocializar, potencializa o contínuo conflito com a lei. O desafio passa pelo Estado no sentido de realizar reformas sociais que propicie uma justa distribuição de renda e nessa medida, possibilite ao adolescente superar a condição de vulnerabilidade, de exclusão social e educacional. Faculdade de Educação (UFG)2015-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3272210.5216/ia.v40i2.32722Journal Inter-Ação; Vol. 40 No. 2 (2015): Adolescência e exclusão social; 269-288Revista Inter Ação; Vol. 40 Núm. 2 (2015): Adolescência e exclusão social; 269-288Revista Inter-Ação; v. 40 n. 2 (2015): Adolescência e exclusão social; 269-2881981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/32722/18918Neta, Maria da Anunciação Pinheiro BarrosTomaz da Silva, Josianeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-12-22T01:53:21Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/32722Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:39.269061Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERCEPÇÕES DOS ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI SOBRE SUAS VIVÊNCIAS NO CENTRO SOCIOEDUCATIVO DE CUIABÁ |
title |
PERCEPÇÕES DOS ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI SOBRE SUAS VIVÊNCIAS NO CENTRO SOCIOEDUCATIVO DE CUIABÁ |
spellingShingle |
PERCEPÇÕES DOS ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI SOBRE SUAS VIVÊNCIAS NO CENTRO SOCIOEDUCATIVO DE CUIABÁ Neta, Maria da Anunciação Pinheiro Barros Palavras-chave percepções-adolescentes em conflito com a lei-vivências-Centro Socioeducativo. |
title_short |
PERCEPÇÕES DOS ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI SOBRE SUAS VIVÊNCIAS NO CENTRO SOCIOEDUCATIVO DE CUIABÁ |
title_full |
PERCEPÇÕES DOS ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI SOBRE SUAS VIVÊNCIAS NO CENTRO SOCIOEDUCATIVO DE CUIABÁ |
title_fullStr |
PERCEPÇÕES DOS ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI SOBRE SUAS VIVÊNCIAS NO CENTRO SOCIOEDUCATIVO DE CUIABÁ |
title_full_unstemmed |
PERCEPÇÕES DOS ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI SOBRE SUAS VIVÊNCIAS NO CENTRO SOCIOEDUCATIVO DE CUIABÁ |
title_sort |
PERCEPÇÕES DOS ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI SOBRE SUAS VIVÊNCIAS NO CENTRO SOCIOEDUCATIVO DE CUIABÁ |
author |
Neta, Maria da Anunciação Pinheiro Barros |
author_facet |
Neta, Maria da Anunciação Pinheiro Barros Tomaz da Silva, Josiane |
author_role |
author |
author2 |
Tomaz da Silva, Josiane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neta, Maria da Anunciação Pinheiro Barros Tomaz da Silva, Josiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Palavras-chave percepções-adolescentes em conflito com a lei-vivências-Centro Socioeducativo. |
topic |
Palavras-chave percepções-adolescentes em conflito com a lei-vivências-Centro Socioeducativo. |
description |
RESUMO: Este artigo descreve, compreende e interpreta as percepções dos adolescentes em conflito com a lei sobre suas vivências no Centro Socioeducativo de Cuiabá. A pesquisa é qualitativa de cunho dialético fenomenológico e se fundamenta principalmente no pensamento de Foucault, Paulo Freire, Graciani, e Volpi. As informações colhidas, mediante observação direta e entrevistas, mostram que a organização dessa instituição fomenta violência no seu interior e, ao invés de contribuir para ressocializar, potencializa o contínuo conflito com a lei. O desafio passa pelo Estado no sentido de realizar reformas sociais que propicie uma justa distribuição de renda e nessa medida, possibilite ao adolescente superar a condição de vulnerabilidade, de exclusão social e educacional. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/32722 10.5216/ia.v40i2.32722 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/32722 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v40i2.32722 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/32722/18918 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 40 No. 2 (2015): Adolescência e exclusão social; 269-288 Revista Inter Ação; Vol. 40 Núm. 2 (2015): Adolescência e exclusão social; 269-288 Revista Inter-Ação; v. 40 n. 2 (2015): Adolescência e exclusão social; 269-288 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874762670866432 |