Notas sobre as entrevistas com professores de uma escola privada e outra pública do município de Campo Grande – MS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria de Meneses, Branca
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Regina dos Santos Pedrossian, Dulce, Rita Levandoski, Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/52503
Resumo: Neste artigo, apresentamos dados das entrevistas realizadas com seis professores (três de uma escola privada e três de uma pública) do município de Campo Grande - MS, que ministram as disciplinas Língua Portuguesa, Educação Física e Artes, conforme roteiro constante no projeto Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade (CROCHÍK, 2014), com acréscimo de duas questões. Expomos a compreensão dos professores em relação ao bullying e à educação inclusiva; identificação e motivos do bullying na escola; características dos agressores e dos agredidos; alunos considerados em situação de inclusão serem alvo de bullying tanto quanto os outros; o que é necessário para combater esse tipo de violência na escola e o papel das autoridades. Concluímos, que cabe propiciarmos uma educação que se direcione para formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, que respeitem as diferenças e reflitam sobre os valores democráticos cotidianamente suscitados com vistas ao bem comum.
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