Notas sobre as entrevistas com professores de uma escola privada e outra pública do município de Campo Grande – MS
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/52503 |
Resumo: | Neste artigo, apresentamos dados das entrevistas realizadas com seis professores (três de uma escola privada e três de uma pública) do município de Campo Grande - MS, que ministram as disciplinas Língua Portuguesa, Educação Física e Artes, conforme roteiro constante no projeto Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade (CROCHÍK, 2014), com acréscimo de duas questões. Expomos a compreensão dos professores em relação ao bullying e à educação inclusiva; identificação e motivos do bullying na escola; características dos agressores e dos agredidos; alunos considerados em situação de inclusão serem alvo de bullying tanto quanto os outros; o que é necessário para combater esse tipo de violência na escola e o papel das autoridades. Concluímos, que cabe propiciarmos uma educação que se direcione para formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, que respeitem as diferenças e reflitam sobre os valores democráticos cotidianamente suscitados com vistas ao bem comum. |
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Notas sobre as entrevistas com professores de uma escola privada e outra pública do município de Campo Grande – MSNeste artigo, apresentamos dados das entrevistas realizadas com seis professores (três de uma escola privada e três de uma pública) do município de Campo Grande - MS, que ministram as disciplinas Língua Portuguesa, Educação Física e Artes, conforme roteiro constante no projeto Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade (CROCHÍK, 2014), com acréscimo de duas questões. Expomos a compreensão dos professores em relação ao bullying e à educação inclusiva; identificação e motivos do bullying na escola; características dos agressores e dos agredidos; alunos considerados em situação de inclusão serem alvo de bullying tanto quanto os outros; o que é necessário para combater esse tipo de violência na escola e o papel das autoridades. Concluímos, que cabe propiciarmos uma educação que se direcione para formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, que respeitem as diferenças e reflitam sobre os valores democráticos cotidianamente suscitados com vistas ao bem comum.Faculdade de Educação (UFG)2018-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/5250310.5216/ia.v43i2.52503Journal Inter-Ação; Vol. 43 No. 2 (2018): Educação, Cultura e Violência; 412-432Revista Inter Ação; Vol. 43 Núm. 2 (2018): Educação, Cultura e Violência; 412-432Revista Inter-Ação; v. 43 n. 2 (2018): Educação, Cultura e Violência; 412-4321981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/52503/26801Copyright (c) 2018 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaria de Meneses, Branca Regina dos Santos Pedrossian, Dulce Rita Levandoski, Fernanda 2020-07-07T14:24:39Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/52503Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:50.054491Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
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