KANT E A PEDAGOGIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1393 |
Resumo: | A pedagogia expressa na filosofia kantiana, embora fiel aos ideais iluministas, é, ao mesmo tempo, uma crítica a esses mesmos ideais. Para Kant, a razão jamais deve prescindir de uma crítica de sua própria capacidade. A preocupação essencial do filósofo para com a educação insere-se no campo da moral, posto que o ser humano não nasce moral, mas torna-se moral por meio da educação. A função primordial da educação consiste em fazer despertar a reflexão crítica no aluno. A formação do caráter na pedagogia kantiana assenta-se no cultivo da boa vontade, cujo fundamento é o imperativo categórico que, por meio do exercício crítico da razão, une o subjetivo e o objetivo, o individual e o coletivo numa mesma ordem. |
id |
UFG-3_7caeabc000ba2ee23184043fdcf241cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/1393 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
KANT E A PEDAGOGIAA pedagogia expressa na filosofia kantiana, embora fiel aos ideais iluministas, é, ao mesmo tempo, uma crítica a esses mesmos ideais. Para Kant, a razão jamais deve prescindir de uma crítica de sua própria capacidade. A preocupação essencial do filósofo para com a educação insere-se no campo da moral, posto que o ser humano não nasce moral, mas torna-se moral por meio da educação. A função primordial da educação consiste em fazer despertar a reflexão crítica no aluno. A formação do caráter na pedagogia kantiana assenta-se no cultivo da boa vontade, cujo fundamento é o imperativo categórico que, por meio do exercício crítico da razão, une o subjetivo e o objetivo, o individual e o coletivo numa mesma ordem.Faculdade de Educação (UFG)2007-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/139310.5216/ia.v32i1.1393Journal Inter-Ação; Vol. 32 No. 1 (2007): Educação e filosofia; 33-45Revista Inter Ação; Vol. 32 Núm. 1 (2007): Educação e filosofia; 33-45Revista Inter-Ação; v. 32 n. 1 (2007): Educação e filosofia; 33-451981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1393/2565Silva, Lázaro Aparecidoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-03-07T19:11:20Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/1393Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:14.315232Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
KANT E A PEDAGOGIA |
title |
KANT E A PEDAGOGIA |
spellingShingle |
KANT E A PEDAGOGIA Silva, Lázaro Aparecido |
title_short |
KANT E A PEDAGOGIA |
title_full |
KANT E A PEDAGOGIA |
title_fullStr |
KANT E A PEDAGOGIA |
title_full_unstemmed |
KANT E A PEDAGOGIA |
title_sort |
KANT E A PEDAGOGIA |
author |
Silva, Lázaro Aparecido |
author_facet |
Silva, Lázaro Aparecido |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Lázaro Aparecido |
description |
A pedagogia expressa na filosofia kantiana, embora fiel aos ideais iluministas, é, ao mesmo tempo, uma crítica a esses mesmos ideais. Para Kant, a razão jamais deve prescindir de uma crítica de sua própria capacidade. A preocupação essencial do filósofo para com a educação insere-se no campo da moral, posto que o ser humano não nasce moral, mas torna-se moral por meio da educação. A função primordial da educação consiste em fazer despertar a reflexão crítica no aluno. A formação do caráter na pedagogia kantiana assenta-se no cultivo da boa vontade, cujo fundamento é o imperativo categórico que, por meio do exercício crítico da razão, une o subjetivo e o objetivo, o individual e o coletivo numa mesma ordem. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1393 10.5216/ia.v32i1.1393 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1393 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v32i1.1393 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1393/2565 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 32 No. 1 (2007): Educação e filosofia; 33-45 Revista Inter Ação; Vol. 32 Núm. 1 (2007): Educação e filosofia; 33-45 Revista Inter-Ação; v. 32 n. 1 (2007): Educação e filosofia; 33-45 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874760891432960 |