KANT E A PEDAGOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lázaro Aparecido
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1393
Resumo: A pedagogia expressa na filosofia kantiana, embora fiel aos ideais iluministas, é, ao mesmo tempo, uma crítica a esses mesmos ideais. Para Kant, a razão jamais deve prescindir de uma crítica de sua própria capacidade. A preocupação essencial do filósofo para com a educação insere-se no campo da moral, posto que o ser humano não nasce moral, mas torna-se moral por meio da educação. A função primordial da educação consiste em fazer despertar a reflexão crítica no aluno. A formação do caráter na pedagogia kantiana assenta-se no cultivo da boa vontade, cujo fundamento é o imperativo categórico que, por meio do exercício crítico da razão, une o subjetivo e o objetivo, o individual e o coletivo numa mesma ordem.
id UFG-3_7caeabc000ba2ee23184043fdcf241cd
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/1393
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling KANT E A PEDAGOGIAA pedagogia expressa na filosofia kantiana, embora fiel aos ideais iluministas, é, ao mesmo tempo, uma crítica a esses mesmos ideais. Para Kant, a razão jamais deve prescindir de uma crítica de sua própria capacidade. A preocupação essencial do filósofo para com a educação insere-se no campo da moral, posto que o ser humano não nasce moral, mas torna-se moral por meio da educação. A função primordial da educação consiste em fazer despertar a reflexão crítica no aluno. A formação do caráter na pedagogia kantiana assenta-se no cultivo da boa vontade, cujo fundamento é o imperativo categórico que, por meio do exercício crítico da razão, une o subjetivo e o objetivo, o individual e o coletivo numa mesma ordem.Faculdade de Educação (UFG)2007-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/139310.5216/ia.v32i1.1393Journal Inter-Ação; Vol. 32 No. 1 (2007): Educação e filosofia; 33-45Revista Inter Ação; Vol. 32 Núm. 1 (2007): Educação e filosofia; 33-45Revista Inter-Ação; v. 32 n. 1 (2007): Educação e filosofia; 33-451981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1393/2565Silva, Lázaro Aparecidoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-03-07T19:11:20Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/1393Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:14.315232Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv KANT E A PEDAGOGIA
title KANT E A PEDAGOGIA
spellingShingle KANT E A PEDAGOGIA
Silva, Lázaro Aparecido
title_short KANT E A PEDAGOGIA
title_full KANT E A PEDAGOGIA
title_fullStr KANT E A PEDAGOGIA
title_full_unstemmed KANT E A PEDAGOGIA
title_sort KANT E A PEDAGOGIA
author Silva, Lázaro Aparecido
author_facet Silva, Lázaro Aparecido
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lázaro Aparecido
description A pedagogia expressa na filosofia kantiana, embora fiel aos ideais iluministas, é, ao mesmo tempo, uma crítica a esses mesmos ideais. Para Kant, a razão jamais deve prescindir de uma crítica de sua própria capacidade. A preocupação essencial do filósofo para com a educação insere-se no campo da moral, posto que o ser humano não nasce moral, mas torna-se moral por meio da educação. A função primordial da educação consiste em fazer despertar a reflexão crítica no aluno. A formação do caráter na pedagogia kantiana assenta-se no cultivo da boa vontade, cujo fundamento é o imperativo categórico que, por meio do exercício crítico da razão, une o subjetivo e o objetivo, o individual e o coletivo numa mesma ordem.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1393
10.5216/ia.v32i1.1393
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1393
identifier_str_mv 10.5216/ia.v32i1.1393
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1393/2565
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 32 No. 1 (2007): Educação e filosofia; 33-45
Revista Inter Ação; Vol. 32 Núm. 1 (2007): Educação e filosofia; 33-45
Revista Inter-Ação; v. 32 n. 1 (2007): Educação e filosofia; 33-45
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874760891432960