ENSINO E APRENDIZAGEM DE ANÁLISE MATEMÁTICA COMO ENCONTRO COM OS SIGNOS NA PERSPECTIVA DE GILLES DELEUZE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal Junior, Luiz Carlos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Andrade, Antonio dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41685
Resumo: O presente artigo apresenta reflexões acerca da disciplina de Análise Matemática nos cursos de ciências exatas de um ponto de vista filosófico. O principal objetivo é atentar para questões críticas que envolvem o ensino e a aprendizagem desta disciplina. Para investigar este objeto de estudo como signo e um acontecimento no pensamento, buscamos uma análise sobre a problemática desta disciplina com base na teorização de Gilles Deleuze e seu deslocamento conceitual para o campo da Educação Matemática. Esse pensador propõe pensarmos o aprender como processo, como passagem, como acontecimento, acontecimento no pensamento. Essa perspectiva torna-se patente e esclarecedora, no quesito do aprendizado da Análise e, portanto, em toda Matemática, na qual o estudante deve colocar seu desejo no processo de aprender e vivenciar o acontecimento, relacionar-se efetivamente com os signos através dessa disciplina e todo o trajeto trilhado nesta passagem.
id UFG-3_7d541dc092a8d2a98f5a4944d4a2a6d4
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/41685
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling ENSINO E APRENDIZAGEM DE ANÁLISE MATEMÁTICA COMO ENCONTRO COM OS SIGNOS NA PERSPECTIVA DE GILLES DELEUZESignos. Agenciamento. Análise Matemática. Ensino e Aprendizagem. Gilles Deleuze.O presente artigo apresenta reflexões acerca da disciplina de Análise Matemática nos cursos de ciências exatas de um ponto de vista filosófico. O principal objetivo é atentar para questões críticas que envolvem o ensino e a aprendizagem desta disciplina. Para investigar este objeto de estudo como signo e um acontecimento no pensamento, buscamos uma análise sobre a problemática desta disciplina com base na teorização de Gilles Deleuze e seu deslocamento conceitual para o campo da Educação Matemática. Esse pensador propõe pensarmos o aprender como processo, como passagem, como acontecimento, acontecimento no pensamento. Essa perspectiva torna-se patente e esclarecedora, no quesito do aprendizado da Análise e, portanto, em toda Matemática, na qual o estudante deve colocar seu desejo no processo de aprender e vivenciar o acontecimento, relacionar-se efetivamente com os signos através dessa disciplina e todo o trajeto trilhado nesta passagem.Faculdade de Educação (UFG)2016-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4168510.5216/ia.v41i3.41685Journal Inter-Ação; Vol. 41 No. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 545-564Revista Inter Ação; Vol. 41 Núm. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 545-564Revista Inter-Ação; v. 41 n. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 545-5641981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41685/22065Copyright (c) 2016 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeal Junior, Luiz CarlosAndrade, Antonio dos Santos2016-12-20T08:59:14Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/41685Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:42.877778Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO E APRENDIZAGEM DE ANÁLISE MATEMÁTICA COMO ENCONTRO COM OS SIGNOS NA PERSPECTIVA DE GILLES DELEUZE
title ENSINO E APRENDIZAGEM DE ANÁLISE MATEMÁTICA COMO ENCONTRO COM OS SIGNOS NA PERSPECTIVA DE GILLES DELEUZE
spellingShingle ENSINO E APRENDIZAGEM DE ANÁLISE MATEMÁTICA COMO ENCONTRO COM OS SIGNOS NA PERSPECTIVA DE GILLES DELEUZE
Leal Junior, Luiz Carlos
Signos. Agenciamento. Análise Matemática. Ensino e Aprendizagem. Gilles Deleuze.
title_short ENSINO E APRENDIZAGEM DE ANÁLISE MATEMÁTICA COMO ENCONTRO COM OS SIGNOS NA PERSPECTIVA DE GILLES DELEUZE
title_full ENSINO E APRENDIZAGEM DE ANÁLISE MATEMÁTICA COMO ENCONTRO COM OS SIGNOS NA PERSPECTIVA DE GILLES DELEUZE
title_fullStr ENSINO E APRENDIZAGEM DE ANÁLISE MATEMÁTICA COMO ENCONTRO COM OS SIGNOS NA PERSPECTIVA DE GILLES DELEUZE
title_full_unstemmed ENSINO E APRENDIZAGEM DE ANÁLISE MATEMÁTICA COMO ENCONTRO COM OS SIGNOS NA PERSPECTIVA DE GILLES DELEUZE
title_sort ENSINO E APRENDIZAGEM DE ANÁLISE MATEMÁTICA COMO ENCONTRO COM OS SIGNOS NA PERSPECTIVA DE GILLES DELEUZE
author Leal Junior, Luiz Carlos
author_facet Leal Junior, Luiz Carlos
Andrade, Antonio dos Santos
author_role author
author2 Andrade, Antonio dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal Junior, Luiz Carlos
Andrade, Antonio dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Signos. Agenciamento. Análise Matemática. Ensino e Aprendizagem. Gilles Deleuze.
topic Signos. Agenciamento. Análise Matemática. Ensino e Aprendizagem. Gilles Deleuze.
description O presente artigo apresenta reflexões acerca da disciplina de Análise Matemática nos cursos de ciências exatas de um ponto de vista filosófico. O principal objetivo é atentar para questões críticas que envolvem o ensino e a aprendizagem desta disciplina. Para investigar este objeto de estudo como signo e um acontecimento no pensamento, buscamos uma análise sobre a problemática desta disciplina com base na teorização de Gilles Deleuze e seu deslocamento conceitual para o campo da Educação Matemática. Esse pensador propõe pensarmos o aprender como processo, como passagem, como acontecimento, acontecimento no pensamento. Essa perspectiva torna-se patente e esclarecedora, no quesito do aprendizado da Análise e, portanto, em toda Matemática, na qual o estudante deve colocar seu desejo no processo de aprender e vivenciar o acontecimento, relacionar-se efetivamente com os signos através dessa disciplina e todo o trajeto trilhado nesta passagem.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41685
10.5216/ia.v41i3.41685
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41685
identifier_str_mv 10.5216/ia.v41i3.41685
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41685/22065
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Inter Ação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Inter Ação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 41 No. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 545-564
Revista Inter Ação; Vol. 41 Núm. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 545-564
Revista Inter-Ação; v. 41 n. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 545-564
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874763012702208