ENSINO E APRENDIZAGEM DE ANÁLISE MATEMÁTICA COMO ENCONTRO COM OS SIGNOS NA PERSPECTIVA DE GILLES DELEUZE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41685 |
Resumo: | O presente artigo apresenta reflexões acerca da disciplina de Análise Matemática nos cursos de ciências exatas de um ponto de vista filosófico. O principal objetivo é atentar para questões críticas que envolvem o ensino e a aprendizagem desta disciplina. Para investigar este objeto de estudo como signo e um acontecimento no pensamento, buscamos uma análise sobre a problemática desta disciplina com base na teorização de Gilles Deleuze e seu deslocamento conceitual para o campo da Educação Matemática. Esse pensador propõe pensarmos o aprender como processo, como passagem, como acontecimento, acontecimento no pensamento. Essa perspectiva torna-se patente e esclarecedora, no quesito do aprendizado da Análise e, portanto, em toda Matemática, na qual o estudante deve colocar seu desejo no processo de aprender e vivenciar o acontecimento, relacionar-se efetivamente com os signos através dessa disciplina e todo o trajeto trilhado nesta passagem. |
id |
UFG-3_7d541dc092a8d2a98f5a4944d4a2a6d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/41685 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO E APRENDIZAGEM DE ANÁLISE MATEMÁTICA COMO ENCONTRO COM OS SIGNOS NA PERSPECTIVA DE GILLES DELEUZESignos. Agenciamento. Análise Matemática. Ensino e Aprendizagem. Gilles Deleuze.O presente artigo apresenta reflexões acerca da disciplina de Análise Matemática nos cursos de ciências exatas de um ponto de vista filosófico. O principal objetivo é atentar para questões críticas que envolvem o ensino e a aprendizagem desta disciplina. Para investigar este objeto de estudo como signo e um acontecimento no pensamento, buscamos uma análise sobre a problemática desta disciplina com base na teorização de Gilles Deleuze e seu deslocamento conceitual para o campo da Educação Matemática. Esse pensador propõe pensarmos o aprender como processo, como passagem, como acontecimento, acontecimento no pensamento. Essa perspectiva torna-se patente e esclarecedora, no quesito do aprendizado da Análise e, portanto, em toda Matemática, na qual o estudante deve colocar seu desejo no processo de aprender e vivenciar o acontecimento, relacionar-se efetivamente com os signos através dessa disciplina e todo o trajeto trilhado nesta passagem.Faculdade de Educação (UFG)2016-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4168510.5216/ia.v41i3.41685Journal Inter-Ação; Vol. 41 No. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 545-564Revista Inter Ação; Vol. 41 Núm. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 545-564Revista Inter-Ação; v. 41 n. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 545-5641981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41685/22065Copyright (c) 2016 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeal Junior, Luiz CarlosAndrade, Antonio dos Santos2016-12-20T08:59:14Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/41685Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:42.877778Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO E APRENDIZAGEM DE ANÁLISE MATEMÁTICA COMO ENCONTRO COM OS SIGNOS NA PERSPECTIVA DE GILLES DELEUZE |
title |
ENSINO E APRENDIZAGEM DE ANÁLISE MATEMÁTICA COMO ENCONTRO COM OS SIGNOS NA PERSPECTIVA DE GILLES DELEUZE |
spellingShingle |
ENSINO E APRENDIZAGEM DE ANÁLISE MATEMÁTICA COMO ENCONTRO COM OS SIGNOS NA PERSPECTIVA DE GILLES DELEUZE Leal Junior, Luiz Carlos Signos. Agenciamento. Análise Matemática. Ensino e Aprendizagem. Gilles Deleuze. |
title_short |
ENSINO E APRENDIZAGEM DE ANÁLISE MATEMÁTICA COMO ENCONTRO COM OS SIGNOS NA PERSPECTIVA DE GILLES DELEUZE |
title_full |
ENSINO E APRENDIZAGEM DE ANÁLISE MATEMÁTICA COMO ENCONTRO COM OS SIGNOS NA PERSPECTIVA DE GILLES DELEUZE |
title_fullStr |
ENSINO E APRENDIZAGEM DE ANÁLISE MATEMÁTICA COMO ENCONTRO COM OS SIGNOS NA PERSPECTIVA DE GILLES DELEUZE |
title_full_unstemmed |
ENSINO E APRENDIZAGEM DE ANÁLISE MATEMÁTICA COMO ENCONTRO COM OS SIGNOS NA PERSPECTIVA DE GILLES DELEUZE |
title_sort |
ENSINO E APRENDIZAGEM DE ANÁLISE MATEMÁTICA COMO ENCONTRO COM OS SIGNOS NA PERSPECTIVA DE GILLES DELEUZE |
author |
Leal Junior, Luiz Carlos |
author_facet |
Leal Junior, Luiz Carlos Andrade, Antonio dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Antonio dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leal Junior, Luiz Carlos Andrade, Antonio dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Signos. Agenciamento. Análise Matemática. Ensino e Aprendizagem. Gilles Deleuze. |
topic |
Signos. Agenciamento. Análise Matemática. Ensino e Aprendizagem. Gilles Deleuze. |
description |
O presente artigo apresenta reflexões acerca da disciplina de Análise Matemática nos cursos de ciências exatas de um ponto de vista filosófico. O principal objetivo é atentar para questões críticas que envolvem o ensino e a aprendizagem desta disciplina. Para investigar este objeto de estudo como signo e um acontecimento no pensamento, buscamos uma análise sobre a problemática desta disciplina com base na teorização de Gilles Deleuze e seu deslocamento conceitual para o campo da Educação Matemática. Esse pensador propõe pensarmos o aprender como processo, como passagem, como acontecimento, acontecimento no pensamento. Essa perspectiva torna-se patente e esclarecedora, no quesito do aprendizado da Análise e, portanto, em toda Matemática, na qual o estudante deve colocar seu desejo no processo de aprender e vivenciar o acontecimento, relacionar-se efetivamente com os signos através dessa disciplina e todo o trajeto trilhado nesta passagem. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41685 10.5216/ia.v41i3.41685 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41685 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v41i3.41685 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41685/22065 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Inter Ação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Inter Ação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 41 No. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 545-564 Revista Inter Ação; Vol. 41 Núm. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 545-564 Revista Inter-Ação; v. 41 n. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 545-564 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874763012702208 |