EDUCAÇÃO E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA: “FECHA OS OLHOS E Vʔ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roure, Glacy Queirós
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/28792
Resumo: Neste ensaio problematizo um discurso pedagógico que mesmo tendo como objetivo incluir a arte no processo educativo pode vir a esvaziar as dimensões simbólica e real de tal experiência. Isso porque, de modo geral, a arte tem sido concebida como estratégia  didático-pedagógica  utilizada na  transmissão de conteúdos.  Em práticas como essas desconsidera-se o que a arte evidencia: não se trata  de interpretação ou compreensão, mas do confronto do sujeito com a incompletude do simbólico e com o real irredutível. Trazer para a discussão o enigma do ato criador a partir de reflexões realizadas pela Filosofia, pela Estética e pela Psicanálise parece-me iluminar as condições e possibilidade de pensarmos experiências estéticas não reflexivas que incluam a “Inelutável modalidade do visível” (JOYCE, 2012).
id UFG-3_7f2156383df0d11525f99b010ba18637
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/28792
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA: “FECHA OS OLHOS E VʔDiscurso pedagógicoarteexperiência estéticaolhar.Neste ensaio problematizo um discurso pedagógico que mesmo tendo como objetivo incluir a arte no processo educativo pode vir a esvaziar as dimensões simbólica e real de tal experiência. Isso porque, de modo geral, a arte tem sido concebida como estratégia  didático-pedagógica  utilizada na  transmissão de conteúdos.  Em práticas como essas desconsidera-se o que a arte evidencia: não se trata  de interpretação ou compreensão, mas do confronto do sujeito com a incompletude do simbólico e com o real irredutível. Trazer para a discussão o enigma do ato criador a partir de reflexões realizadas pela Filosofia, pela Estética e pela Psicanálise parece-me iluminar as condições e possibilidade de pensarmos experiências estéticas não reflexivas que incluam a “Inelutável modalidade do visível” (JOYCE, 2012).Faculdade de Educação (UFG)2015-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/2879210.5216/ia.v40i1.28792Journal Inter-Ação; Vol. 40 No. 1 (2015): Foucault, modernidade e educação; 171-183Revista Inter Ação; Vol. 40 Núm. 1 (2015): Foucault, modernidade e educação; 171-183Revista Inter-Ação; v. 40 n. 1 (2015): Foucault, modernidade e educação; 171-1831981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/28792/18543Roure, Glacy Queirósinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-28T17:47:43Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/28792Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:36.323603Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA: “FECHA OS OLHOS E Vʔ
title EDUCAÇÃO E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA: “FECHA OS OLHOS E Vʔ
spellingShingle EDUCAÇÃO E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA: “FECHA OS OLHOS E Vʔ
Roure, Glacy Queirós
Discurso pedagógico
arte
experiência estética
olhar.
title_short EDUCAÇÃO E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA: “FECHA OS OLHOS E Vʔ
title_full EDUCAÇÃO E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA: “FECHA OS OLHOS E Vʔ
title_fullStr EDUCAÇÃO E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA: “FECHA OS OLHOS E Vʔ
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA: “FECHA OS OLHOS E Vʔ
title_sort EDUCAÇÃO E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA: “FECHA OS OLHOS E Vʔ
author Roure, Glacy Queirós
author_facet Roure, Glacy Queirós
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Roure, Glacy Queirós
dc.subject.por.fl_str_mv Discurso pedagógico
arte
experiência estética
olhar.
topic Discurso pedagógico
arte
experiência estética
olhar.
description Neste ensaio problematizo um discurso pedagógico que mesmo tendo como objetivo incluir a arte no processo educativo pode vir a esvaziar as dimensões simbólica e real de tal experiência. Isso porque, de modo geral, a arte tem sido concebida como estratégia  didático-pedagógica  utilizada na  transmissão de conteúdos.  Em práticas como essas desconsidera-se o que a arte evidencia: não se trata  de interpretação ou compreensão, mas do confronto do sujeito com a incompletude do simbólico e com o real irredutível. Trazer para a discussão o enigma do ato criador a partir de reflexões realizadas pela Filosofia, pela Estética e pela Psicanálise parece-me iluminar as condições e possibilidade de pensarmos experiências estéticas não reflexivas que incluam a “Inelutável modalidade do visível” (JOYCE, 2012).
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/28792
10.5216/ia.v40i1.28792
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/28792
identifier_str_mv 10.5216/ia.v40i1.28792
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/28792/18543
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 40 No. 1 (2015): Foucault, modernidade e educação; 171-183
Revista Inter Ação; Vol. 40 Núm. 1 (2015): Foucault, modernidade e educação; 171-183
Revista Inter-Ação; v. 40 n. 1 (2015): Foucault, modernidade e educação; 171-183
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874762619486208