INTERLOCUÇÕES ENTRE O ENSINO SUPERIOR E A EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/20901 |
Resumo: | Como os conhecimentos e saberes universitários têm adentrado as instâncias escolares da Educação Básica no Brasil? Para responder o cerne dessa questão que privilegia a interlocução entre o Ensino Superior e a Educação Básica, neste artigo busca-se compreender o movimento acadêmico que orienta a formulação de políticas educacionais para a formação em serviço de professores da escola pública, no século XXI. Assim, historiciza-se a relação entre universidade e formação inicial/continuada de professores da educação básica no Brasil; apresentam-se dilemas e perspectivas das políticas educacionais contidas no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica e no Programa de Desenvolvimento Educacional; e aponta-se contribuições da Universidade na implementação de políticas educacionais à formação do professor e suas repercussões ao trabalho docente. |
id |
UFG-3_7f5e1316633c51424f3e3da5b6167bf9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/20901 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
INTERLOCUÇÕES ENTRE O ENSINO SUPERIOR E A EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORESUniversidadePlano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR)Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE)Formação docente inicial e continuada.Como os conhecimentos e saberes universitários têm adentrado as instâncias escolares da Educação Básica no Brasil? Para responder o cerne dessa questão que privilegia a interlocução entre o Ensino Superior e a Educação Básica, neste artigo busca-se compreender o movimento acadêmico que orienta a formulação de políticas educacionais para a formação em serviço de professores da escola pública, no século XXI. Assim, historiciza-se a relação entre universidade e formação inicial/continuada de professores da educação básica no Brasil; apresentam-se dilemas e perspectivas das políticas educacionais contidas no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica e no Programa de Desenvolvimento Educacional; e aponta-se contribuições da Universidade na implementação de políticas educacionais à formação do professor e suas repercussões ao trabalho docente.Faculdade de Educação (UFG)2014-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/2090110.5216/ia.v39i2.20901Journal Inter-Ação; Vol. 39 No. 2 (2014): Teoria crítica, psicologia e educação; 413-429Revista Inter Ação; Vol. 39 Núm. 2 (2014): Teoria crítica, psicologia e educação; 413-429Revista Inter-Ação; v. 39 n. 2 (2014): Teoria crítica, psicologia e educação; 413-4291981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/20901/16912Duarte, Luzia Francode Mattos Almeida, Janaína Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-30T23:40:45Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/20901Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:33.130490Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTERLOCUÇÕES ENTRE O ENSINO SUPERIOR E A EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title |
INTERLOCUÇÕES ENTRE O ENSINO SUPERIOR E A EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
spellingShingle |
INTERLOCUÇÕES ENTRE O ENSINO SUPERIOR E A EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES Duarte, Luzia Franco Universidade Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) Formação docente inicial e continuada. |
title_short |
INTERLOCUÇÕES ENTRE O ENSINO SUPERIOR E A EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_full |
INTERLOCUÇÕES ENTRE O ENSINO SUPERIOR E A EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_fullStr |
INTERLOCUÇÕES ENTRE O ENSINO SUPERIOR E A EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_full_unstemmed |
INTERLOCUÇÕES ENTRE O ENSINO SUPERIOR E A EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_sort |
INTERLOCUÇÕES ENTRE O ENSINO SUPERIOR E A EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
author |
Duarte, Luzia Franco |
author_facet |
Duarte, Luzia Franco de Mattos Almeida, Janaína Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
de Mattos Almeida, Janaína Aparecida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Luzia Franco de Mattos Almeida, Janaína Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Universidade Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) Formação docente inicial e continuada. |
topic |
Universidade Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) Formação docente inicial e continuada. |
description |
Como os conhecimentos e saberes universitários têm adentrado as instâncias escolares da Educação Básica no Brasil? Para responder o cerne dessa questão que privilegia a interlocução entre o Ensino Superior e a Educação Básica, neste artigo busca-se compreender o movimento acadêmico que orienta a formulação de políticas educacionais para a formação em serviço de professores da escola pública, no século XXI. Assim, historiciza-se a relação entre universidade e formação inicial/continuada de professores da educação básica no Brasil; apresentam-se dilemas e perspectivas das políticas educacionais contidas no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica e no Programa de Desenvolvimento Educacional; e aponta-se contribuições da Universidade na implementação de políticas educacionais à formação do professor e suas repercussões ao trabalho docente. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/20901 10.5216/ia.v39i2.20901 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/20901 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v39i2.20901 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/20901/16912 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 39 No. 2 (2014): Teoria crítica, psicologia e educação; 413-429 Revista Inter Ação; Vol. 39 Núm. 2 (2014): Teoria crítica, psicologia e educação; 413-429 Revista Inter-Ação; v. 39 n. 2 (2014): Teoria crítica, psicologia e educação; 413-429 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874762299670528 |