Formação inicial do professor: um estudo de caso a partir dos cursos de licenciatura em matemática do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Weder Matias
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IDP
Texto Completo: http://dspace.idp.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2578
Resumo: Historicamente, as regiões Norte e Nordeste são as mais afetadas pelas desigualdades sociais, cujos reflexos estão presentes também no campo educacional, quando se trata de professores leigos em exercício. Com base nisso, esta dissertação elegeu estudar o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) e seus desdobramentos no estado do Pará, onde há elevados índices de professores sem formação específica na área de atuação. Para isso, investigou contribuições e limites desse Plano para a formação de professores de matemática. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, realizada a partir da pesquisa documental de textos oficiais e de campo com a realização de entrevistas semiestruturadas realizadas com gestores e governadores do PARFOR e da aplicação de questionário aos professores estudantes que participaram do curso de matemática durante o período investigado (2009-2015). A pesquisa revelou que os fatores de permanência no curso de matemática estão relacionados ao perfil do cursista e ao desenho da estrutura do curso. Além disso, pode-se considerar o programa exitoso no estado do Pará, uma vez que além de ter formado um grupo considerável de professores leigos, esses sujeitos, após a formação, também encerraram tendo uma avaliação positiva sobre o curso.
id IDP-1_d1b281d2e67cb354900d904e8c40836f
oai_identifier_str oai:repositorio.idp.edu.br:123456789/2578
network_acronym_str IDP-1
network_name_str Repositório Institucional do IDP
repository_id_str
spelling Formação inicial do professor: um estudo de caso a partir dos cursos de licenciatura em matemática do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFORPARFORProfessores leigos em exercícioFormação de professoresPolíticas educacionaisPlano Nacional de Educação (PNE)Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE)Historicamente, as regiões Norte e Nordeste são as mais afetadas pelas desigualdades sociais, cujos reflexos estão presentes também no campo educacional, quando se trata de professores leigos em exercício. Com base nisso, esta dissertação elegeu estudar o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) e seus desdobramentos no estado do Pará, onde há elevados índices de professores sem formação específica na área de atuação. Para isso, investigou contribuições e limites desse Plano para a formação de professores de matemática. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, realizada a partir da pesquisa documental de textos oficiais e de campo com a realização de entrevistas semiestruturadas realizadas com gestores e governadores do PARFOR e da aplicação de questionário aos professores estudantes que participaram do curso de matemática durante o período investigado (2009-2015). A pesquisa revelou que os fatores de permanência no curso de matemática estão relacionados ao perfil do cursista e ao desenho da estrutura do curso. Além disso, pode-se considerar o programa exitoso no estado do Pará, uma vez que além de ter formado um grupo considerável de professores leigos, esses sujeitos, após a formação, também encerraram tendo uma avaliação positiva sobre o curso.Historically, the North and Northeast regions are most affected by social inequalities, whose repercussions are also present in the educational field when it comes to lay teachers in practice. Based on this, this dissertation chose to study the National Plan for the Formation of Basic Education Teachers (PARFOR) and its developments in the state of Pará, where there are high rates of teachers without specific academic study in the area of activity. For this, this dissertation investigated the contributions and limits of this Plan for the training of mathematics teachers. This is a descriptive and exploratory research, based on the documental research of official texts and of field with the condcting of semi-structured interviews with PARFOR managers and governors and of the application of a questionnaire to the teachers-students who participated in the mathematics course during the investigation period (2009-2015). The research revealed that the permanence factors in the course of mathematics are related to the profile of the student and the design of the structure of the course. In addition, one can consider the successful program in the state of Pará, since in addition to having formed a considerable group of lay teachers, these teachers ended the course having a positive evaluation about it.IDP/EDABMeneguin, Fernando BoaratoVieira, Weder Matias2020-04-18T01:55:41Z2020-04-18T01:55:41Z201920192019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVIEIRA, Weder Matias. Formação inicial do professor: um estudo de caso a partir dos cursos de licenciatura em matemática do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR. 2019. 71 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública). Instituto Brasiliense de Direito Público, Brasília, 2019.http://dspace.idp.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2578porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IDPinstname:Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)instacron:IDP2020-07-20T18:38:23Zoai:repositorio.idp.edu.br:123456789/2578Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPRIhttps://repositorio.idp.edu.br/oai/requestbiblioteca@idp.edu.bropendoar:2024-09-05T12:28:42.076649Repositório Institucional do IDP - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação inicial do professor: um estudo de caso a partir dos cursos de licenciatura em matemática do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR
title Formação inicial do professor: um estudo de caso a partir dos cursos de licenciatura em matemática do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR
spellingShingle Formação inicial do professor: um estudo de caso a partir dos cursos de licenciatura em matemática do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR
Vieira, Weder Matias
PARFOR
Professores leigos em exercício
Formação de professores
Políticas educacionais
Plano Nacional de Educação (PNE)
Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE)
title_short Formação inicial do professor: um estudo de caso a partir dos cursos de licenciatura em matemática do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR
title_full Formação inicial do professor: um estudo de caso a partir dos cursos de licenciatura em matemática do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR
title_fullStr Formação inicial do professor: um estudo de caso a partir dos cursos de licenciatura em matemática do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR
title_full_unstemmed Formação inicial do professor: um estudo de caso a partir dos cursos de licenciatura em matemática do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR
title_sort Formação inicial do professor: um estudo de caso a partir dos cursos de licenciatura em matemática do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR
author Vieira, Weder Matias
author_facet Vieira, Weder Matias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Meneguin, Fernando Boarato
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Weder Matias
dc.subject.por.fl_str_mv PARFOR
Professores leigos em exercício
Formação de professores
Políticas educacionais
Plano Nacional de Educação (PNE)
Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE)
topic PARFOR
Professores leigos em exercício
Formação de professores
Políticas educacionais
Plano Nacional de Educação (PNE)
Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE)
description Historicamente, as regiões Norte e Nordeste são as mais afetadas pelas desigualdades sociais, cujos reflexos estão presentes também no campo educacional, quando se trata de professores leigos em exercício. Com base nisso, esta dissertação elegeu estudar o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) e seus desdobramentos no estado do Pará, onde há elevados índices de professores sem formação específica na área de atuação. Para isso, investigou contribuições e limites desse Plano para a formação de professores de matemática. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, realizada a partir da pesquisa documental de textos oficiais e de campo com a realização de entrevistas semiestruturadas realizadas com gestores e governadores do PARFOR e da aplicação de questionário aos professores estudantes que participaram do curso de matemática durante o período investigado (2009-2015). A pesquisa revelou que os fatores de permanência no curso de matemática estão relacionados ao perfil do cursista e ao desenho da estrutura do curso. Além disso, pode-se considerar o programa exitoso no estado do Pará, uma vez que além de ter formado um grupo considerável de professores leigos, esses sujeitos, após a formação, também encerraram tendo uma avaliação positiva sobre o curso.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019
2019
2020-04-18T01:55:41Z
2020-04-18T01:55:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VIEIRA, Weder Matias. Formação inicial do professor: um estudo de caso a partir dos cursos de licenciatura em matemática do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR. 2019. 71 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública). Instituto Brasiliense de Direito Público, Brasília, 2019.
http://dspace.idp.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2578
identifier_str_mv VIEIRA, Weder Matias. Formação inicial do professor: um estudo de caso a partir dos cursos de licenciatura em matemática do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR. 2019. 71 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública). Instituto Brasiliense de Direito Público, Brasília, 2019.
url http://dspace.idp.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IDP/EDAB
publisher.none.fl_str_mv IDP/EDAB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IDP
instname:Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)
instacron:IDP
instname_str Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)
instacron_str IDP
institution IDP
reponame_str Repositório Institucional do IDP
collection Repositório Institucional do IDP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IDP - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@idp.edu.br
_version_ 1809385931252170752