The pedagogization of childhood: reflecting on power and regulation

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lira, Aliandra Cristina Mesomo
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/5270
Resumo: Starting from an unease about certain educational practices used in children’s education, where traces of pedagogization characterized by disciplinary and regulatory prescriptions have been recognized, this article aims to analyze how power is exercised in these practices through techniques which consider
id UFG-3_8a941290f26888f3008e35e4750804da
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/5270
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling The pedagogization of childhood: reflecting on power and regulationPEDAGOGIZAÇÃO DA INFÂNCIA: REFLETINDO SOBRE PODER E REGULAÇÃO*Starting from an unease about certain educational practices used in children’s education, where traces of pedagogization characterized by disciplinary and regulatory prescriptions have been recognized, this article aims to analyze how power is exercised in these practices through techniques which considerPartindo de um estranhamento frente a práticas educativas com crianças na educação infantil, onde reconhecemos investidas de pedagogização marcadas por prescrições disciplinares e regulatórias, o objetivo deste artigo é problematizar como o poder se exerce nessas práticas por meio de técnicas que tomam o corpo infantil como objeto. Ou seja, tentar entender como o poder se apresenta e atua nas mais diversas situações e interações. As reflexões são parte de uma pesquisa que teve como principal fonte observações realizadas em uma instituição pública de educação infantil. Identificamos formas de organizar os espaços e conduzir as práticas com os infantis que revelam e se servem de uma intenção reguladora e disciplinadora dos indivíduos, tanto mais produtiva quanto mais naturalizada.Faculdade de Educação (UFG)2008-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/527010.5216/ia.v33i2.5270Journal Inter-Ação; Vol. 33 No. 2 (2008): Infância; 317-341Revista Inter Ação; Vol. 33 Núm. 2 (2008): Infância; 317-341Revista Inter-Ação; v. 33 n. 2 (2008): Infância; 317-3411981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/5270/4673Lira, Aliandra Cristina Mesomoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-03-07T18:57:58Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/5270Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:23.047354Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv The pedagogization of childhood: reflecting on power and regulation
PEDAGOGIZAÇÃO DA INFÂNCIA: REFLETINDO SOBRE PODER E REGULAÇÃO*
title The pedagogization of childhood: reflecting on power and regulation
spellingShingle The pedagogization of childhood: reflecting on power and regulation
Lira, Aliandra Cristina Mesomo
title_short The pedagogization of childhood: reflecting on power and regulation
title_full The pedagogization of childhood: reflecting on power and regulation
title_fullStr The pedagogization of childhood: reflecting on power and regulation
title_full_unstemmed The pedagogization of childhood: reflecting on power and regulation
title_sort The pedagogization of childhood: reflecting on power and regulation
author Lira, Aliandra Cristina Mesomo
author_facet Lira, Aliandra Cristina Mesomo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lira, Aliandra Cristina Mesomo
description Starting from an unease about certain educational practices used in children’s education, where traces of pedagogization characterized by disciplinary and regulatory prescriptions have been recognized, this article aims to analyze how power is exercised in these practices through techniques which consider
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/5270
10.5216/ia.v33i2.5270
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/5270
identifier_str_mv 10.5216/ia.v33i2.5270
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/5270/4673
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 33 No. 2 (2008): Infância; 317-341
Revista Inter Ação; Vol. 33 Núm. 2 (2008): Infância; 317-341
Revista Inter-Ação; v. 33 n. 2 (2008): Infância; 317-341
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874761516384256