INTELECTUAIS PARANAENSES E AS CONCEPÇÕES DE UNIVERSIDADE: 1892-1938

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Névio
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3061
Resumo: Este artigo analisa a trajetória, os debates e os projetos dos intelectuais em torno do ensino superior à luz do contexto histórico paranaense, do estudo que está circunscrito entre 1892 e 1938, discutindo os processos de constituição dos grupos, as suas interlocuções com as vertentes teóricas em geral, as suas idéias e intervenções culturais, bem como suas relações com o Estado e com os grupos no cenário do Paraná desse período. Discorre sobre as contribuições dos intelectuais paranaenses ao processo de constituição e organização do ensino superior e enfatiza que o papel desses grupos foi criar instituições culturais no contexto paranaense, sem esquecer o contexto político-cultural do Brasil e da Europa como pano de fundo da criação do ensino superior. Apóia-se em um conjunto de documentos escritos e organizados por esses intelectuais, os quais nos possibilitaram afirmar que esses grupos estabeleceram instituições de ensino superior e mobilizaram os principais personagens dos espaços culturais e políticos curitibanos para se colocarem a serviço do projeto universitário no estado do Paraná.
id UFG-3_8dc568bc426733d595f110b5b21c0a7f
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/3061
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling INTELECTUAIS PARANAENSES E AS CONCEPÇÕES DE UNIVERSIDADE: 1892-1938Este artigo analisa a trajetória, os debates e os projetos dos intelectuais em torno do ensino superior à luz do contexto histórico paranaense, do estudo que está circunscrito entre 1892 e 1938, discutindo os processos de constituição dos grupos, as suas interlocuções com as vertentes teóricas em geral, as suas idéias e intervenções culturais, bem como suas relações com o Estado e com os grupos no cenário do Paraná desse período. Discorre sobre as contribuições dos intelectuais paranaenses ao processo de constituição e organização do ensino superior e enfatiza que o papel desses grupos foi criar instituições culturais no contexto paranaense, sem esquecer o contexto político-cultural do Brasil e da Europa como pano de fundo da criação do ensino superior. Apóia-se em um conjunto de documentos escritos e organizados por esses intelectuais, os quais nos possibilitaram afirmar que esses grupos estabeleceram instituições de ensino superior e mobilizaram os principais personagens dos espaços culturais e políticos curitibanos para se colocarem a serviço do projeto universitário no estado do Paraná.Faculdade de Educação (UFG)2007-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/306110.5216/ia.v32i2.3061Journal Inter-Ação; Vol. 32 No. 2 (2007): História da educação; 279-297Revista Inter Ação; Vol. 32 Núm. 2 (2007): História da educação; 279-297Revista Inter-Ação; v. 32 n. 2 (2007): História da educação; 279-2971981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3061/3541Campos, Névioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-03-07T19:03:08Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/3061Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:21.236928Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv INTELECTUAIS PARANAENSES E AS CONCEPÇÕES DE UNIVERSIDADE: 1892-1938
title INTELECTUAIS PARANAENSES E AS CONCEPÇÕES DE UNIVERSIDADE: 1892-1938
spellingShingle INTELECTUAIS PARANAENSES E AS CONCEPÇÕES DE UNIVERSIDADE: 1892-1938
Campos, Névio
title_short INTELECTUAIS PARANAENSES E AS CONCEPÇÕES DE UNIVERSIDADE: 1892-1938
title_full INTELECTUAIS PARANAENSES E AS CONCEPÇÕES DE UNIVERSIDADE: 1892-1938
title_fullStr INTELECTUAIS PARANAENSES E AS CONCEPÇÕES DE UNIVERSIDADE: 1892-1938
title_full_unstemmed INTELECTUAIS PARANAENSES E AS CONCEPÇÕES DE UNIVERSIDADE: 1892-1938
title_sort INTELECTUAIS PARANAENSES E AS CONCEPÇÕES DE UNIVERSIDADE: 1892-1938
author Campos, Névio
author_facet Campos, Névio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Névio
description Este artigo analisa a trajetória, os debates e os projetos dos intelectuais em torno do ensino superior à luz do contexto histórico paranaense, do estudo que está circunscrito entre 1892 e 1938, discutindo os processos de constituição dos grupos, as suas interlocuções com as vertentes teóricas em geral, as suas idéias e intervenções culturais, bem como suas relações com o Estado e com os grupos no cenário do Paraná desse período. Discorre sobre as contribuições dos intelectuais paranaenses ao processo de constituição e organização do ensino superior e enfatiza que o papel desses grupos foi criar instituições culturais no contexto paranaense, sem esquecer o contexto político-cultural do Brasil e da Europa como pano de fundo da criação do ensino superior. Apóia-se em um conjunto de documentos escritos e organizados por esses intelectuais, os quais nos possibilitaram afirmar que esses grupos estabeleceram instituições de ensino superior e mobilizaram os principais personagens dos espaços culturais e políticos curitibanos para se colocarem a serviço do projeto universitário no estado do Paraná.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3061
10.5216/ia.v32i2.3061
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3061
identifier_str_mv 10.5216/ia.v32i2.3061
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3061/3541
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 32 No. 2 (2007): História da educação; 279-297
Revista Inter Ação; Vol. 32 Núm. 2 (2007): História da educação; 279-297
Revista Inter-Ação; v. 32 n. 2 (2007): História da educação; 279-297
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874761479684096