INTELECTUAIS PARANAENSES E AS CONCEPÇÕES DE UNIVERSIDADE: 1892-1938
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3061 |
Resumo: | Este artigo analisa a trajetória, os debates e os projetos dos intelectuais em torno do ensino superior à luz do contexto histórico paranaense, do estudo que está circunscrito entre 1892 e 1938, discutindo os processos de constituição dos grupos, as suas interlocuções com as vertentes teóricas em geral, as suas idéias e intervenções culturais, bem como suas relações com o Estado e com os grupos no cenário do Paraná desse período. Discorre sobre as contribuições dos intelectuais paranaenses ao processo de constituição e organização do ensino superior e enfatiza que o papel desses grupos foi criar instituições culturais no contexto paranaense, sem esquecer o contexto político-cultural do Brasil e da Europa como pano de fundo da criação do ensino superior. Apóia-se em um conjunto de documentos escritos e organizados por esses intelectuais, os quais nos possibilitaram afirmar que esses grupos estabeleceram instituições de ensino superior e mobilizaram os principais personagens dos espaços culturais e políticos curitibanos para se colocarem a serviço do projeto universitário no estado do Paraná. |
id |
UFG-3_8dc568bc426733d595f110b5b21c0a7f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/3061 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
INTELECTUAIS PARANAENSES E AS CONCEPÇÕES DE UNIVERSIDADE: 1892-1938Este artigo analisa a trajetória, os debates e os projetos dos intelectuais em torno do ensino superior à luz do contexto histórico paranaense, do estudo que está circunscrito entre 1892 e 1938, discutindo os processos de constituição dos grupos, as suas interlocuções com as vertentes teóricas em geral, as suas idéias e intervenções culturais, bem como suas relações com o Estado e com os grupos no cenário do Paraná desse período. Discorre sobre as contribuições dos intelectuais paranaenses ao processo de constituição e organização do ensino superior e enfatiza que o papel desses grupos foi criar instituições culturais no contexto paranaense, sem esquecer o contexto político-cultural do Brasil e da Europa como pano de fundo da criação do ensino superior. Apóia-se em um conjunto de documentos escritos e organizados por esses intelectuais, os quais nos possibilitaram afirmar que esses grupos estabeleceram instituições de ensino superior e mobilizaram os principais personagens dos espaços culturais e políticos curitibanos para se colocarem a serviço do projeto universitário no estado do Paraná.Faculdade de Educação (UFG)2007-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/306110.5216/ia.v32i2.3061Journal Inter-Ação; Vol. 32 No. 2 (2007): História da educação; 279-297Revista Inter Ação; Vol. 32 Núm. 2 (2007): História da educação; 279-297Revista Inter-Ação; v. 32 n. 2 (2007): História da educação; 279-2971981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3061/3541Campos, Névioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-03-07T19:03:08Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/3061Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:21.236928Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTELECTUAIS PARANAENSES E AS CONCEPÇÕES DE UNIVERSIDADE: 1892-1938 |
title |
INTELECTUAIS PARANAENSES E AS CONCEPÇÕES DE UNIVERSIDADE: 1892-1938 |
spellingShingle |
INTELECTUAIS PARANAENSES E AS CONCEPÇÕES DE UNIVERSIDADE: 1892-1938 Campos, Névio |
title_short |
INTELECTUAIS PARANAENSES E AS CONCEPÇÕES DE UNIVERSIDADE: 1892-1938 |
title_full |
INTELECTUAIS PARANAENSES E AS CONCEPÇÕES DE UNIVERSIDADE: 1892-1938 |
title_fullStr |
INTELECTUAIS PARANAENSES E AS CONCEPÇÕES DE UNIVERSIDADE: 1892-1938 |
title_full_unstemmed |
INTELECTUAIS PARANAENSES E AS CONCEPÇÕES DE UNIVERSIDADE: 1892-1938 |
title_sort |
INTELECTUAIS PARANAENSES E AS CONCEPÇÕES DE UNIVERSIDADE: 1892-1938 |
author |
Campos, Névio |
author_facet |
Campos, Névio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Névio |
description |
Este artigo analisa a trajetória, os debates e os projetos dos intelectuais em torno do ensino superior à luz do contexto histórico paranaense, do estudo que está circunscrito entre 1892 e 1938, discutindo os processos de constituição dos grupos, as suas interlocuções com as vertentes teóricas em geral, as suas idéias e intervenções culturais, bem como suas relações com o Estado e com os grupos no cenário do Paraná desse período. Discorre sobre as contribuições dos intelectuais paranaenses ao processo de constituição e organização do ensino superior e enfatiza que o papel desses grupos foi criar instituições culturais no contexto paranaense, sem esquecer o contexto político-cultural do Brasil e da Europa como pano de fundo da criação do ensino superior. Apóia-se em um conjunto de documentos escritos e organizados por esses intelectuais, os quais nos possibilitaram afirmar que esses grupos estabeleceram instituições de ensino superior e mobilizaram os principais personagens dos espaços culturais e políticos curitibanos para se colocarem a serviço do projeto universitário no estado do Paraná. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3061 10.5216/ia.v32i2.3061 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3061 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v32i2.3061 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3061/3541 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 32 No. 2 (2007): História da educação; 279-297 Revista Inter Ação; Vol. 32 Núm. 2 (2007): História da educação; 279-297 Revista Inter-Ação; v. 32 n. 2 (2007): História da educação; 279-297 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874761479684096 |