EDUCAÇÃO COMO AUTOCONSTITUIÇÃO DO SER HUMANO: UMA ABORDAGEM FENOMENOLÓGICO-EXISTENCIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Marcos Aurélio
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1395
Resumo: Ao perguntar pelo ser da educação, investiga-se a educação enquanto fenômeno constitutivo essencial da existência humana. Expõe-se educação como autoconstituição e re-constituição do ser humano; como concreção da dinâmica da liberdade, que é a dinâmica do poder-ser, ou seja, da possibilidade e mpossibilidade, do empenho e da gratuidade, em que está em jogo a passagem da impropriedade à propriedade da existência, numa palavra, a auto-invenção do “homem humano”. A partir desta compreensão, por fim, pergunta-se que sentido tem a educação do outro, bem como toda a pretensão em que se funda a pedagogia.
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