Os desafios da sala de aula e a autoconstituição docente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/206811 |
Resumo: | A presente pesquisa teve, como objetivo, analisar a minha autoconstituição docente a partir de práticas curriculares com foco na disciplina-corpo durante o estágio. Caracteriza-se como uma pesquisa de caráter qualitativo, tendo como procedimento a análise documental feita a partir do Diário de Classe e Diário de Avaliações produzidos durante o estágio. Como metodologia da análise dos dados descritivos, foi empregada a Análise Textual Discursiva. Foram selecionados três conceitos teóricos: Disciplina-corpo na escola contemporânea, Prática curricular e o exercício da docência e Constituição docente: um processo de reflexão sobre o modo de ser professora. A partir dos materiais e conceitos teóricos enumeram-se três “achados” de pesquisa: a) Colocando a “mão na massa”: os trabalhos manuais potencializando aprendizagens, b) “Profe, conta mais uma? ”: As histórias de terror e dimensões criativas; e c) “Avaliar para punir? Não! Avaliar para aprender e divertir”. Em síntese, a proposição e reflexão sobre os planejamentos diários, entendidos neste Trabalho de Conclusão de Curso como práticas curriculares, tornam-se qualificadas possibilidades de autoconstituição da docência, ainda mais quando o grupo desafia a docente a propor intervenções para lidar com o que chamamos de indisciplina escolar, para constituir o sujeitoaluno. |
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