QUALIDADE, e-CIDADANIA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Daniela da Costa Britto Pereira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/77113
Resumo: Este estudo faz parte de uma rede de pesquisa nacional e internacional sobre a regulamentação e qualidade da educação a distância (EaD) e tem como objetivo compreender e relacionar a e-cidadania com a qualidade como elementos importantes do desenvolvimento da garantia de desenvolvimento da EaD numa perspectiva socialmente referenciada. Para isso foi realizado um levantamento bibliográfico no repositório internacional Education Resources Information Center (ERIC), considerando o período 2019-2023. Concluiu-se ser relevante a inclusão da e-cidadania como um dos indicadores da qualidade socialmente referenciada na EaD, pela similitude de seus conceitos e propósitos na formação do profissional cidadão emancipado.  PALAVRAS-CHAVE: Educação a Distância; e-Cidadania; Qualidade Socialmente Referenciada.  
id UFG-3_99d3caa9cf7820128d43e22f90650e5c
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/77113
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling QUALIDADE, e-CIDADANIA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA RELAÇÃO POSSÍVELCALIDAD, e-CIUDADANÍA Y EDUCACIÓN A DISTANCIA: UNA RELACIÓN POSIBLEQUALITY, e-CITIZENSHIP AND DISTANCE EDUCATION: A POSSIBLE RELATIONSHIPDistance Education; e-Citizenship; Socially Referenced Quality.Este estudo faz parte de uma rede de pesquisa nacional e internacional sobre a regulamentação e qualidade da educação a distância (EaD) e tem como objetivo compreender e relacionar a e-cidadania com a qualidade como elementos importantes do desenvolvimento da garantia de desenvolvimento da EaD numa perspectiva socialmente referenciada. Para isso foi realizado um levantamento bibliográfico no repositório internacional Education Resources Information Center (ERIC), considerando o período 2019-2023. Concluiu-se ser relevante a inclusão da e-cidadania como um dos indicadores da qualidade socialmente referenciada na EaD, pela similitude de seus conceitos e propósitos na formação do profissional cidadão emancipado.  PALAVRAS-CHAVE: Educação a Distância; e-Cidadania; Qualidade Socialmente Referenciada.  Este estudio forma parte de una red de investigación nacional e internacional sobre la regulación y calidad de la educación a distancia (EaD) y tiene como objetivo comprender y relacionar la e-ciudadanía con la calidad como elementos importantes en el desarrollo de la garantía de desarrollo de la EaD en un perspectiva socialmente referenciada. Para ello se realizó un levantamiento bibliográfico en el repositorio internacional Education Resources Information Center (ERIC), considerando el periodo 2019-2023. Se concluyó que la inclusión de la e-ciudadanía como uno de los indicadores de calidad socialmente referenciados en la EaD es relevante, por la similitud de sus conceptos y finalidades en la formación del ciudadano profesional emancipado. PALABRAS CLAVE: Educación a Distancia; Ciudadanía Electrónica; Calidad Socialmente Referenciada.This study is part of a national and international research network on the regulation and quality of distance education (EaD) and aims to understand and relate e-citizenship to quality as an important element in ensuring the development of EaD from a socially referenced perspective. To this end, a bibliographic survey was conducted in the international repository Education Resources Information Center (ERIC), considering the period 2019-2023. It was concluded that the inclusion of e-citizenship as one of the indicators of socially referenced quality in distance education is relevant, due to the similarity of their concepts and purposes in the training of emancipated professional citizens. Faculdade de Educação (UFG)2023-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/7711310.5216/ia.v48i2.77113Journal Inter-Ação; Vol. 48 No. 2 (2023): The legacy of Pierre Bourdieu's The misery of the world 30 years after its publication; 460-471Revista Inter Ação; Vol. 48 Núm. 2 (2023): El legado de La miseria del mundo de Pierre Bourdieu 30 años después de su publicación; 460-471Revista Inter-Ação; v. 48 n. 2 (2023): A herança da obra A miséria do mundo de Pierre Bourdieu 30 anos após sua publicação; 460-4711981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGengporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/77113/40169https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/77113/40170Copyright (c) 2023 Daniela da Costa Britto Pereira Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Daniela da Costa Britto Pereira2023-08-30T02:45:54Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/77113Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:55:17.045325Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv QUALIDADE, e-CIDADANIA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL
CALIDAD, e-CIUDADANÍA Y EDUCACIÓN A DISTANCIA: UNA RELACIÓN POSIBLE
QUALITY, e-CITIZENSHIP AND DISTANCE EDUCATION: A POSSIBLE RELATIONSHIP
title QUALIDADE, e-CIDADANIA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL
spellingShingle QUALIDADE, e-CIDADANIA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL
Lima, Daniela da Costa Britto Pereira
Distance Education; e-Citizenship; Socially Referenced Quality.
title_short QUALIDADE, e-CIDADANIA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL
title_full QUALIDADE, e-CIDADANIA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL
title_fullStr QUALIDADE, e-CIDADANIA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL
title_full_unstemmed QUALIDADE, e-CIDADANIA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL
title_sort QUALIDADE, e-CIDADANIA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL
author Lima, Daniela da Costa Britto Pereira
author_facet Lima, Daniela da Costa Britto Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Daniela da Costa Britto Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Distance Education; e-Citizenship; Socially Referenced Quality.
topic Distance Education; e-Citizenship; Socially Referenced Quality.
description Este estudo faz parte de uma rede de pesquisa nacional e internacional sobre a regulamentação e qualidade da educação a distância (EaD) e tem como objetivo compreender e relacionar a e-cidadania com a qualidade como elementos importantes do desenvolvimento da garantia de desenvolvimento da EaD numa perspectiva socialmente referenciada. Para isso foi realizado um levantamento bibliográfico no repositório internacional Education Resources Information Center (ERIC), considerando o período 2019-2023. Concluiu-se ser relevante a inclusão da e-cidadania como um dos indicadores da qualidade socialmente referenciada na EaD, pela similitude de seus conceitos e propósitos na formação do profissional cidadão emancipado.  PALAVRAS-CHAVE: Educação a Distância; e-Cidadania; Qualidade Socialmente Referenciada.  
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/77113
10.5216/ia.v48i2.77113
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/77113
identifier_str_mv 10.5216/ia.v48i2.77113
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/77113/40169
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/77113/40170
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Daniela da Costa Britto Pereira Lima
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Daniela da Costa Britto Pereira Lima
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 48 No. 2 (2023): The legacy of Pierre Bourdieu's The misery of the world 30 years after its publication; 460-471
Revista Inter Ação; Vol. 48 Núm. 2 (2023): El legado de La miseria del mundo de Pierre Bourdieu 30 años después de su publicación; 460-471
Revista Inter-Ação; v. 48 n. 2 (2023): A herança da obra A miséria do mundo de Pierre Bourdieu 30 anos após sua publicação; 460-471
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874765897334784