QUALIDADE, e-CIDADANIA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/77113 |
Resumo: | Este estudo faz parte de uma rede de pesquisa nacional e internacional sobre a regulamentação e qualidade da educação a distância (EaD) e tem como objetivo compreender e relacionar a e-cidadania com a qualidade como elementos importantes do desenvolvimento da garantia de desenvolvimento da EaD numa perspectiva socialmente referenciada. Para isso foi realizado um levantamento bibliográfico no repositório internacional Education Resources Information Center (ERIC), considerando o período 2019-2023. Concluiu-se ser relevante a inclusão da e-cidadania como um dos indicadores da qualidade socialmente referenciada na EaD, pela similitude de seus conceitos e propósitos na formação do profissional cidadão emancipado. PALAVRAS-CHAVE: Educação a Distância; e-Cidadania; Qualidade Socialmente Referenciada. |
id |
UFG-3_99d3caa9cf7820128d43e22f90650e5c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/77113 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
QUALIDADE, e-CIDADANIA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA RELAÇÃO POSSÍVELCALIDAD, e-CIUDADANÍA Y EDUCACIÓN A DISTANCIA: UNA RELACIÓN POSIBLEQUALITY, e-CITIZENSHIP AND DISTANCE EDUCATION: A POSSIBLE RELATIONSHIPDistance Education; e-Citizenship; Socially Referenced Quality.Este estudo faz parte de uma rede de pesquisa nacional e internacional sobre a regulamentação e qualidade da educação a distância (EaD) e tem como objetivo compreender e relacionar a e-cidadania com a qualidade como elementos importantes do desenvolvimento da garantia de desenvolvimento da EaD numa perspectiva socialmente referenciada. Para isso foi realizado um levantamento bibliográfico no repositório internacional Education Resources Information Center (ERIC), considerando o período 2019-2023. Concluiu-se ser relevante a inclusão da e-cidadania como um dos indicadores da qualidade socialmente referenciada na EaD, pela similitude de seus conceitos e propósitos na formação do profissional cidadão emancipado. PALAVRAS-CHAVE: Educação a Distância; e-Cidadania; Qualidade Socialmente Referenciada. Este estudio forma parte de una red de investigación nacional e internacional sobre la regulación y calidad de la educación a distancia (EaD) y tiene como objetivo comprender y relacionar la e-ciudadanía con la calidad como elementos importantes en el desarrollo de la garantía de desarrollo de la EaD en un perspectiva socialmente referenciada. Para ello se realizó un levantamiento bibliográfico en el repositorio internacional Education Resources Information Center (ERIC), considerando el periodo 2019-2023. Se concluyó que la inclusión de la e-ciudadanía como uno de los indicadores de calidad socialmente referenciados en la EaD es relevante, por la similitud de sus conceptos y finalidades en la formación del ciudadano profesional emancipado. PALABRAS CLAVE: Educación a Distancia; Ciudadanía Electrónica; Calidad Socialmente Referenciada.This study is part of a national and international research network on the regulation and quality of distance education (EaD) and aims to understand and relate e-citizenship to quality as an important element in ensuring the development of EaD from a socially referenced perspective. To this end, a bibliographic survey was conducted in the international repository Education Resources Information Center (ERIC), considering the period 2019-2023. It was concluded that the inclusion of e-citizenship as one of the indicators of socially referenced quality in distance education is relevant, due to the similarity of their concepts and purposes in the training of emancipated professional citizens. Faculdade de Educação (UFG)2023-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/7711310.5216/ia.v48i2.77113Journal Inter-Ação; Vol. 48 No. 2 (2023): The legacy of Pierre Bourdieu's The misery of the world 30 years after its publication; 460-471Revista Inter Ação; Vol. 48 Núm. 2 (2023): El legado de La miseria del mundo de Pierre Bourdieu 30 años después de su publicación; 460-471Revista Inter-Ação; v. 48 n. 2 (2023): A herança da obra A miséria do mundo de Pierre Bourdieu 30 anos após sua publicação; 460-4711981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGengporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/77113/40169https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/77113/40170Copyright (c) 2023 Daniela da Costa Britto Pereira Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Daniela da Costa Britto Pereira2023-08-30T02:45:54Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/77113Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:55:17.045325Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
QUALIDADE, e-CIDADANIA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL CALIDAD, e-CIUDADANÍA Y EDUCACIÓN A DISTANCIA: UNA RELACIÓN POSIBLE QUALITY, e-CITIZENSHIP AND DISTANCE EDUCATION: A POSSIBLE RELATIONSHIP |
title |
QUALIDADE, e-CIDADANIA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL |
spellingShingle |
QUALIDADE, e-CIDADANIA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL Lima, Daniela da Costa Britto Pereira Distance Education; e-Citizenship; Socially Referenced Quality. |
title_short |
QUALIDADE, e-CIDADANIA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL |
title_full |
QUALIDADE, e-CIDADANIA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL |
title_fullStr |
QUALIDADE, e-CIDADANIA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL |
title_full_unstemmed |
QUALIDADE, e-CIDADANIA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL |
title_sort |
QUALIDADE, e-CIDADANIA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL |
author |
Lima, Daniela da Costa Britto Pereira |
author_facet |
Lima, Daniela da Costa Britto Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Daniela da Costa Britto Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Distance Education; e-Citizenship; Socially Referenced Quality. |
topic |
Distance Education; e-Citizenship; Socially Referenced Quality. |
description |
Este estudo faz parte de uma rede de pesquisa nacional e internacional sobre a regulamentação e qualidade da educação a distância (EaD) e tem como objetivo compreender e relacionar a e-cidadania com a qualidade como elementos importantes do desenvolvimento da garantia de desenvolvimento da EaD numa perspectiva socialmente referenciada. Para isso foi realizado um levantamento bibliográfico no repositório internacional Education Resources Information Center (ERIC), considerando o período 2019-2023. Concluiu-se ser relevante a inclusão da e-cidadania como um dos indicadores da qualidade socialmente referenciada na EaD, pela similitude de seus conceitos e propósitos na formação do profissional cidadão emancipado. PALAVRAS-CHAVE: Educação a Distância; e-Cidadania; Qualidade Socialmente Referenciada. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/77113 10.5216/ia.v48i2.77113 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/77113 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v48i2.77113 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/77113/40169 https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/77113/40170 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Daniela da Costa Britto Pereira Lima info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Daniela da Costa Britto Pereira Lima |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 48 No. 2 (2023): The legacy of Pierre Bourdieu's The misery of the world 30 years after its publication; 460-471 Revista Inter Ação; Vol. 48 Núm. 2 (2023): El legado de La miseria del mundo de Pierre Bourdieu 30 años después de su publicación; 460-471 Revista Inter-Ação; v. 48 n. 2 (2023): A herança da obra A miséria do mundo de Pierre Bourdieu 30 anos após sua publicação; 460-471 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874765897334784 |