ENTRE A LINGUAGEM E O SABER-FAZER: UMA PROPOSTA PARA A COMPREENSÃO DO CONHECIMENTO PRÁTICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Marina Dantas de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/35613
Resumo: O artigo tem como objetivo formular alternativas para transpor as dificuldades de se em pesquisar o fenômeno da aprendizagem na prática, entendido como saber-fazer. Para isso, constroem-se articulações teóricas que colocam em paralelo uma perspectiva fenomenológica, baseada no paradigma da corporeidade, e uma abordagem que reúne linguagem e prática, qual seja a teoria das metáforas incorporadas. Entende-se que tais dificuldades estão orientadas em torno de pressupostos ontológicos da ciência moderna, quais sejam: os limites entre objetividade e subjetividade e as formas de representação e comunicação do conhecimento. Conclui-se que a pesquisa etnográfica desenvolvida segundo modelos fenomenológicos, tais como as categorias da etnografia da experiência é uma proposta metodológica adequada para o estudo do conhecimento prático.
id UFG-3_9d3a2456faa98ba5ba4d0130f1473e04
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/35613
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling ENTRE A LINGUAGEM E O SABER-FAZER: UMA PROPOSTA PARA A COMPREENSÃO DO CONHECIMENTO PRÁTICOConhecimento prático. Paradigma da Corporeidade. Saber-fazer. Etnografia.O artigo tem como objetivo formular alternativas para transpor as dificuldades de se em pesquisar o fenômeno da aprendizagem na prática, entendido como saber-fazer. Para isso, constroem-se articulações teóricas que colocam em paralelo uma perspectiva fenomenológica, baseada no paradigma da corporeidade, e uma abordagem que reúne linguagem e prática, qual seja a teoria das metáforas incorporadas. Entende-se que tais dificuldades estão orientadas em torno de pressupostos ontológicos da ciência moderna, quais sejam: os limites entre objetividade e subjetividade e as formas de representação e comunicação do conhecimento. Conclui-se que a pesquisa etnográfica desenvolvida segundo modelos fenomenológicos, tais como as categorias da etnografia da experiência é uma proposta metodológica adequada para o estudo do conhecimento prático.Faculdade de Educação (UFG)2015-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3561310.5216/ia.v40i3.35613Journal Inter-Ação; Vol. 40 No. 3 (2015): Fundamentos teórico-metodológicos e epistemológicos da educação; 457-576Revista Inter Ação; Vol. 40 Núm. 3 (2015): Fundamentos teórico-metodológicos e epistemológicos da educação; 457-576Revista Inter-Ação; v. 40 n. 3 (2015): Fundamentos teórico-metodológicos e epistemológicos da educação; 457-5761981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/35613/19867Figueiredo, Marina Dantas deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-09T20:00:11Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/35613Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:40.108875Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv ENTRE A LINGUAGEM E O SABER-FAZER: UMA PROPOSTA PARA A COMPREENSÃO DO CONHECIMENTO PRÁTICO
title ENTRE A LINGUAGEM E O SABER-FAZER: UMA PROPOSTA PARA A COMPREENSÃO DO CONHECIMENTO PRÁTICO
spellingShingle ENTRE A LINGUAGEM E O SABER-FAZER: UMA PROPOSTA PARA A COMPREENSÃO DO CONHECIMENTO PRÁTICO
Figueiredo, Marina Dantas de
Conhecimento prático. Paradigma da Corporeidade. Saber-fazer. Etnografia.
title_short ENTRE A LINGUAGEM E O SABER-FAZER: UMA PROPOSTA PARA A COMPREENSÃO DO CONHECIMENTO PRÁTICO
title_full ENTRE A LINGUAGEM E O SABER-FAZER: UMA PROPOSTA PARA A COMPREENSÃO DO CONHECIMENTO PRÁTICO
title_fullStr ENTRE A LINGUAGEM E O SABER-FAZER: UMA PROPOSTA PARA A COMPREENSÃO DO CONHECIMENTO PRÁTICO
title_full_unstemmed ENTRE A LINGUAGEM E O SABER-FAZER: UMA PROPOSTA PARA A COMPREENSÃO DO CONHECIMENTO PRÁTICO
title_sort ENTRE A LINGUAGEM E O SABER-FAZER: UMA PROPOSTA PARA A COMPREENSÃO DO CONHECIMENTO PRÁTICO
author Figueiredo, Marina Dantas de
author_facet Figueiredo, Marina Dantas de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Marina Dantas de
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento prático. Paradigma da Corporeidade. Saber-fazer. Etnografia.
topic Conhecimento prático. Paradigma da Corporeidade. Saber-fazer. Etnografia.
description O artigo tem como objetivo formular alternativas para transpor as dificuldades de se em pesquisar o fenômeno da aprendizagem na prática, entendido como saber-fazer. Para isso, constroem-se articulações teóricas que colocam em paralelo uma perspectiva fenomenológica, baseada no paradigma da corporeidade, e uma abordagem que reúne linguagem e prática, qual seja a teoria das metáforas incorporadas. Entende-se que tais dificuldades estão orientadas em torno de pressupostos ontológicos da ciência moderna, quais sejam: os limites entre objetividade e subjetividade e as formas de representação e comunicação do conhecimento. Conclui-se que a pesquisa etnográfica desenvolvida segundo modelos fenomenológicos, tais como as categorias da etnografia da experiência é uma proposta metodológica adequada para o estudo do conhecimento prático.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/35613
10.5216/ia.v40i3.35613
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/35613
identifier_str_mv 10.5216/ia.v40i3.35613
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/35613/19867
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 40 No. 3 (2015): Fundamentos teórico-metodológicos e epistemológicos da educação; 457-576
Revista Inter Ação; Vol. 40 Núm. 3 (2015): Fundamentos teórico-metodológicos e epistemológicos da educação; 457-576
Revista Inter-Ação; v. 40 n. 3 (2015): Fundamentos teórico-metodológicos e epistemológicos da educação; 457-576
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874762686595072