A CENTRALIDADE DAS TAREFAS NAS PRÁTICAS ESCOLARES CONSTRUTIVISTAS 1

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte e Silva, Luelí Nogueira Nogueira
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1692
Resumo: Este artigo propõe-se a discutir o papel central que as tarefasescolares passaram a assumir no processo ensino-aprendizagemnas práticas educativas contemporâneas. A centralidade das tarefasescolares expressa a tradução do princípio construtivista de que aconstrução do conhecimento do aluno advém de sua ação. Oconceito de ação, fundante destas práticas, encontra sua fundamentação na teoria genética de Piaget e justificativa teórica nopragmatismo de John Dewey.
id UFG-3_a494583caefe057a34668507114c86f8
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/1692
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling A CENTRALIDADE DAS TAREFAS NAS PRÁTICAS ESCOLARES CONSTRUTIVISTAS 1Este artigo propõe-se a discutir o papel central que as tarefasescolares passaram a assumir no processo ensino-aprendizagemnas práticas educativas contemporâneas. A centralidade das tarefasescolares expressa a tradução do princípio construtivista de que aconstrução do conhecimento do aluno advém de sua ação. Oconceito de ação, fundante destas práticas, encontra sua fundamentação na teoria genética de Piaget e justificativa teórica nopragmatismo de John Dewey.Faculdade de Educação (UFG)2007-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/169210.5216/ia.v25i1.1692Journal Inter-Ação; Vol. 25 No. 2 (2000)Revista Inter Ação; Vol. 25 Núm. 2 (2000)Revista Inter-Ação; v. 25 n. 2 (2000)1981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1692/1662Duarte e Silva, Luelí Nogueira Nogueirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2007-09-12T15:13:03Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/1692Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:20.551261Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv A CENTRALIDADE DAS TAREFAS NAS PRÁTICAS ESCOLARES CONSTRUTIVISTAS 1
title A CENTRALIDADE DAS TAREFAS NAS PRÁTICAS ESCOLARES CONSTRUTIVISTAS 1
spellingShingle A CENTRALIDADE DAS TAREFAS NAS PRÁTICAS ESCOLARES CONSTRUTIVISTAS 1
Duarte e Silva, Luelí Nogueira Nogueira
title_short A CENTRALIDADE DAS TAREFAS NAS PRÁTICAS ESCOLARES CONSTRUTIVISTAS 1
title_full A CENTRALIDADE DAS TAREFAS NAS PRÁTICAS ESCOLARES CONSTRUTIVISTAS 1
title_fullStr A CENTRALIDADE DAS TAREFAS NAS PRÁTICAS ESCOLARES CONSTRUTIVISTAS 1
title_full_unstemmed A CENTRALIDADE DAS TAREFAS NAS PRÁTICAS ESCOLARES CONSTRUTIVISTAS 1
title_sort A CENTRALIDADE DAS TAREFAS NAS PRÁTICAS ESCOLARES CONSTRUTIVISTAS 1
author Duarte e Silva, Luelí Nogueira Nogueira
author_facet Duarte e Silva, Luelí Nogueira Nogueira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte e Silva, Luelí Nogueira Nogueira
description Este artigo propõe-se a discutir o papel central que as tarefasescolares passaram a assumir no processo ensino-aprendizagemnas práticas educativas contemporâneas. A centralidade das tarefasescolares expressa a tradução do princípio construtivista de que aconstrução do conhecimento do aluno advém de sua ação. Oconceito de ação, fundante destas práticas, encontra sua fundamentação na teoria genética de Piaget e justificativa teórica nopragmatismo de John Dewey.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-09-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1692
10.5216/ia.v25i1.1692
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1692
identifier_str_mv 10.5216/ia.v25i1.1692
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1692/1662
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 25 No. 2 (2000)
Revista Inter Ação; Vol. 25 Núm. 2 (2000)
Revista Inter-Ação; v. 25 n. 2 (2000)
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874761468149760