O AMOR PELO INAPREENSÍVEL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1309 |
Resumo: | Este texto pretende descrever três posições teóricas no campo psicanalítico marcadas por uma diferença na abordagem da questão sobre as relações entre psicanálise e educação. São aqui examinadas as contribuições dos psicanalistas Catherine Millot no seu livro Freud Antipedagogo, de 1987, MD Magno, no seu livro Pedagogia freudiana, de 1993, e Horus Vital Brazil, no seu livro O sujeito da dúvida e a retórica do inconsciente, de 1998, e no seu artigo “Sobre as diferenças entre psicanálise e psicoterapias”, de 1988, publicado na revista Tempo psicanalítico, que abordou o tema “Psicanálise e Cultura”, no seu n. 29, publicado em 1997. |
id |
UFG-3_a9dc1e310b09c38801f31df721f92b8d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/1309 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O AMOR PELO INAPREENSÍVELEste texto pretende descrever três posições teóricas no campo psicanalítico marcadas por uma diferença na abordagem da questão sobre as relações entre psicanálise e educação. São aqui examinadas as contribuições dos psicanalistas Catherine Millot no seu livro Freud Antipedagogo, de 1987, MD Magno, no seu livro Pedagogia freudiana, de 1993, e Horus Vital Brazil, no seu livro O sujeito da dúvida e a retórica do inconsciente, de 1998, e no seu artigo “Sobre as diferenças entre psicanálise e psicoterapias”, de 1988, publicado na revista Tempo psicanalítico, que abordou o tema “Psicanálise e Cultura”, no seu n. 29, publicado em 1997.Faculdade de Educação (UFG)2007-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/130910.5216/ia.v30i2.1309Journal Inter-Ação; Vol. 30 No. 2 (2005): Educação, linguagem e psicanálise; 223-233Revista Inter Ação; Vol. 30 Núm. 2 (2005): Educação, linguagem e psicanálise; 223-233Revista Inter-Ação; v. 30 n. 2 (2005): Educação, linguagem e psicanálise; 223-2331981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1309/1352Mello, Robertoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-03-07T19:31:51Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/1309Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:13.064198Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
O AMOR PELO INAPREENSÍVEL |
title |
O AMOR PELO INAPREENSÍVEL |
spellingShingle |
O AMOR PELO INAPREENSÍVEL Mello, Roberto |
title_short |
O AMOR PELO INAPREENSÍVEL |
title_full |
O AMOR PELO INAPREENSÍVEL |
title_fullStr |
O AMOR PELO INAPREENSÍVEL |
title_full_unstemmed |
O AMOR PELO INAPREENSÍVEL |
title_sort |
O AMOR PELO INAPREENSÍVEL |
author |
Mello, Roberto |
author_facet |
Mello, Roberto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mello, Roberto |
description |
Este texto pretende descrever três posições teóricas no campo psicanalítico marcadas por uma diferença na abordagem da questão sobre as relações entre psicanálise e educação. São aqui examinadas as contribuições dos psicanalistas Catherine Millot no seu livro Freud Antipedagogo, de 1987, MD Magno, no seu livro Pedagogia freudiana, de 1993, e Horus Vital Brazil, no seu livro O sujeito da dúvida e a retórica do inconsciente, de 1998, e no seu artigo “Sobre as diferenças entre psicanálise e psicoterapias”, de 1988, publicado na revista Tempo psicanalítico, que abordou o tema “Psicanálise e Cultura”, no seu n. 29, publicado em 1997. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-08-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1309 10.5216/ia.v30i2.1309 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1309 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v30i2.1309 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1309/1352 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 30 No. 2 (2005): Educação, linguagem e psicanálise; 223-233 Revista Inter Ação; Vol. 30 Núm. 2 (2005): Educação, linguagem e psicanálise; 223-233 Revista Inter-Ação; v. 30 n. 2 (2005): Educação, linguagem e psicanálise; 223-233 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874760870461440 |