O reflexo inapreensível: diálogos transdisciplinares entre mística e clínica psicanalítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulo Henrique Curi Dias
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/T.47.2020.tde-11032020-182548
Resumo: A presente pesquisa busca compreender a interface dinâmica entre a prática clínica psicanalítica e o estudo do campo da mística, partindo da perspectiva de que essas áreas do saber humano apresentam um vasto potencial de contribuições e correções mútuas. Nesse sentido, a pesquisa pretende abordar tanto os modos pelos quais a mística amplia as concepções éticas e ontológicas da clínica quanto à maneira pela qual o método clínico da psicanálise implica numa releitura dos fenômenos místicos. Estabelece-se portanto a questão: o que é uma psicanálise que considere a mística enquanto uma forma de abertura ao Real e que, ao mesmo, tempo, possa investigar as dinâmicas relacionais que o místico estabelece em relação aos processos de esvaziamento de si e posicionamento frente ao campo espiritual? Utilizando a partir daí a ideia de espaço potencial da teoria winnicottiana, o autor apresenta reflexões que partiram de suas investigações pessoais, iniciando com uma leitura da autobiografia de um monge zen budista japonês do século XVIII chamado Hakuin. A vida de Hakuin apresenta temas de interface entre a mística e a clínica que, após serem discutidos, abrem espaço para a análise clínica de diferentes situações pelas quais o autor desta tese passou ao longo de um período de imersão em grupos de espiritualidade, incluindo vivências na Índia e Nepal, o que possibilita algumas reflexões a respeito de como a mística se configura na pós-modernidade. A partir disso, segue-se uma discussão a respeito da possibilidade do psicanalista investigar, na relação clínica, os modos subjetivos com que o místico se coloca em diálogo ao campo do transcendente e do absoluto; possibilidade essa que tangencia a questão dos adoecimentos espirituais, uma série de fenômenos estabelecidos no campo religioso que escapa às matrizes puramente psicológicas, ao mesmo tempo em que importa ao campo espiritual formas de adoecimento idiossincráticas. Posteriormente, é realizada uma aproximação entre mística e a prática psicanalítica, justificando sua escolha como modelo essencial para o diálogo proposto. Por fim, a partir do método apofático da mística, são descritas algumas das possibilidades pelas quais a clínica pode ser compreendida por um viés místico, bem como pelas quais a mística pode ser compreendida por um viés clínico, levando à conclusão a respeito da fecundidade deste diálogo
id USP_cb2cfd0f0514f890f500225d04bdd1ba
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-11032020-182548
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis O reflexo inapreensível: diálogos transdisciplinares entre mística e clínica psicanalítica The inapprehensible reflection: transdisciplinary dialogues between mysticism and the psychoanalytical clinic 2019-11-06Gilberto SafraEnio José da Costa BritoSérgio de Gouvêa FrancoJose Moura Goncalves FilhoMaria Valeria Pelosi Hossepian Salles LimaWalter Gustavo MourePaulo Henrique Curi DiasUniversidade de São PauloPsicologia ClínicaUSPBR Espiritualidade Experiências religiosas Misticismo Mysticism Psicanálise Psychoanalysis Religião Religion Religious experiences Spirituality A presente pesquisa busca compreender a interface dinâmica entre a prática clínica psicanalítica e o estudo do campo da mística, partindo da perspectiva de que essas áreas do saber humano apresentam um vasto potencial de contribuições e correções mútuas. Nesse sentido, a pesquisa pretende abordar tanto os modos pelos quais a mística amplia as concepções éticas e ontológicas da clínica quanto à maneira pela qual o método clínico da psicanálise implica numa releitura dos fenômenos místicos. Estabelece-se portanto a questão: o que é uma psicanálise que considere a mística enquanto uma forma de abertura ao Real e que, ao mesmo, tempo, possa investigar as dinâmicas relacionais que o místico estabelece em relação aos processos de esvaziamento de si e posicionamento frente ao campo espiritual? Utilizando a partir daí a ideia de espaço potencial da teoria winnicottiana, o autor apresenta reflexões que partiram de suas investigações pessoais, iniciando com uma leitura da autobiografia de um monge zen budista japonês do século XVIII chamado Hakuin. A vida de Hakuin apresenta temas de interface entre a mística e a clínica que, após serem discutidos, abrem espaço para a análise clínica de diferentes situações pelas quais o autor desta tese passou ao longo de um período de imersão em grupos de espiritualidade, incluindo vivências na Índia e Nepal, o que possibilita algumas reflexões a respeito de como a mística se configura na pós-modernidade. A partir disso, segue-se uma discussão a respeito da possibilidade do psicanalista investigar, na relação clínica, os modos subjetivos com que o místico se coloca em diálogo ao campo do transcendente e do absoluto; possibilidade essa que tangencia a questão dos adoecimentos espirituais, uma série de fenômenos estabelecidos no campo religioso que escapa às matrizes puramente psicológicas, ao mesmo tempo em que importa ao campo espiritual formas de adoecimento idiossincráticas. Posteriormente, é realizada uma aproximação entre mística e a prática psicanalítica, justificando sua escolha como modelo essencial para o diálogo proposto. Por fim, a partir do método apofático da mística, são descritas algumas das possibilidades pelas quais a clínica pode ser compreendida por um viés místico, bem como pelas quais a mística pode ser compreendida por um viés clínico, levando à conclusão a respeito da fecundidade deste diálogo This research aims at understanding the dynamic interface between psychoanalytical clinical practice and studies within the field of mysticism, through the perspective that these areas of human knowledge offer a vast potential of mutual contributions and corrections. In such regard, the research intends to approach both the ways in which mystical studies broaden the ethical and ontological conceptions inherent to psychoanalytical clinical practice as well as the way through which its clinical method implies at a new comprehension of mystical phenomena. The question therefore arises: what is a psychoanalysis that considers mysticism as a form of openness to the Real and which, at the same time, can investigate the relational dynamics that the mystic establishes in relation to the processes of self-emptying and positioning facing the spiritual field? Through the idea of potential space of winnicottian theory, the author describes his own reflections derived from his personal investigations, starting with an interpretation of the autobiography of an eighteenth-century Japanese Zen Buddhist monk called Hakuin. Hakuin\'s life presents themes of interface between mysticism and the clinical situation that, after being discussed, open space for the clinical analysis of different situations which the author of this thesis has experienced during a period of immersion in groups of spirituality, including experiences in India and Nepal, which makes it possible to reflect upon how mysticism may occur in postmodernity. From this, it follows a reflection on the possibility of the psychoanalyst to investigate, in the clinical relation, the subjective ways with which the mystic puts himself in dialogue with the field of the transcendent and the absolute; a possibility that touches the issues of spiritual sickness, a series of phenomena established in the religious field that escape from the purely psychological matrices, while at the same time it imports into the spiritual field idiosyncratic forms of illness. Then, an approximation is made between mysticism and psychoanalytic practice, justifying its choice as an essential model for the proposed dialogue. Finally, from the apophatic method of mysticism, some of the possibilities by which the clinic can be understood by a mystical bias are described, as well as the ones through which mysticism can be understood by a clinical bias, leading to the conclusion regarding the fecundity of this dialogue https://doi.org/10.11606/T.47.2020.tde-11032020-182548info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:40:46Zoai:teses.usp.br:tde-11032020-182548Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:28:58.317583Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv O reflexo inapreensível: diálogos transdisciplinares entre mística e clínica psicanalítica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The inapprehensible reflection: transdisciplinary dialogues between mysticism and the psychoanalytical clinic
title O reflexo inapreensível: diálogos transdisciplinares entre mística e clínica psicanalítica
spellingShingle O reflexo inapreensível: diálogos transdisciplinares entre mística e clínica psicanalítica
Paulo Henrique Curi Dias
title_short O reflexo inapreensível: diálogos transdisciplinares entre mística e clínica psicanalítica
title_full O reflexo inapreensível: diálogos transdisciplinares entre mística e clínica psicanalítica
title_fullStr O reflexo inapreensível: diálogos transdisciplinares entre mística e clínica psicanalítica
title_full_unstemmed O reflexo inapreensível: diálogos transdisciplinares entre mística e clínica psicanalítica
title_sort O reflexo inapreensível: diálogos transdisciplinares entre mística e clínica psicanalítica
author Paulo Henrique Curi Dias
author_facet Paulo Henrique Curi Dias
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gilberto Safra
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Enio José da Costa Brito
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Sérgio de Gouvêa Franco
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Jose Moura Goncalves Filho
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Maria Valeria Pelosi Hossepian Salles Lima
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Walter Gustavo Moure
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulo Henrique Curi Dias
contributor_str_mv Gilberto Safra
Enio José da Costa Brito
Sérgio de Gouvêa Franco
Jose Moura Goncalves Filho
Maria Valeria Pelosi Hossepian Salles Lima
Walter Gustavo Moure
description A presente pesquisa busca compreender a interface dinâmica entre a prática clínica psicanalítica e o estudo do campo da mística, partindo da perspectiva de que essas áreas do saber humano apresentam um vasto potencial de contribuições e correções mútuas. Nesse sentido, a pesquisa pretende abordar tanto os modos pelos quais a mística amplia as concepções éticas e ontológicas da clínica quanto à maneira pela qual o método clínico da psicanálise implica numa releitura dos fenômenos místicos. Estabelece-se portanto a questão: o que é uma psicanálise que considere a mística enquanto uma forma de abertura ao Real e que, ao mesmo, tempo, possa investigar as dinâmicas relacionais que o místico estabelece em relação aos processos de esvaziamento de si e posicionamento frente ao campo espiritual? Utilizando a partir daí a ideia de espaço potencial da teoria winnicottiana, o autor apresenta reflexões que partiram de suas investigações pessoais, iniciando com uma leitura da autobiografia de um monge zen budista japonês do século XVIII chamado Hakuin. A vida de Hakuin apresenta temas de interface entre a mística e a clínica que, após serem discutidos, abrem espaço para a análise clínica de diferentes situações pelas quais o autor desta tese passou ao longo de um período de imersão em grupos de espiritualidade, incluindo vivências na Índia e Nepal, o que possibilita algumas reflexões a respeito de como a mística se configura na pós-modernidade. A partir disso, segue-se uma discussão a respeito da possibilidade do psicanalista investigar, na relação clínica, os modos subjetivos com que o místico se coloca em diálogo ao campo do transcendente e do absoluto; possibilidade essa que tangencia a questão dos adoecimentos espirituais, uma série de fenômenos estabelecidos no campo religioso que escapa às matrizes puramente psicológicas, ao mesmo tempo em que importa ao campo espiritual formas de adoecimento idiossincráticas. Posteriormente, é realizada uma aproximação entre mística e a prática psicanalítica, justificando sua escolha como modelo essencial para o diálogo proposto. Por fim, a partir do método apofático da mística, são descritas algumas das possibilidades pelas quais a clínica pode ser compreendida por um viés místico, bem como pelas quais a mística pode ser compreendida por um viés clínico, levando à conclusão a respeito da fecundidade deste diálogo
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-11-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/T.47.2020.tde-11032020-182548
url https://doi.org/10.11606/T.47.2020.tde-11032020-182548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Psicologia Clínica
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502646663479296