A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS PESQUISAS NACIONAIS E ESTRANGEIRAS: TENDÊNCIAS E DESAFIOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/18777 |
Resumo: | O objetivo deste texto é discutir a formação de professores a partir da contribuição de pesquisas nacionais e estrangeiras sobre o tema. O texto mostra que há um discurso sobre a importância daformação e como se dá o distanciamento deste das práticas políticas e formativas levadas a efeito. Trata, também, das tendências verificadas nas pesquisas a respeito daquilo que deve constituir um programa de formação do professor, com destaque para as questões dos saberes docentes e dos espaços formativos ideais, e como tais tendências se constituem desafios a serem enfrentados tanto no âmbito das formulações de políticas e programas de formação docente como no das práticas docentes. |
id |
UFG-3_aaeb875f5829c5e3f7de76294cd5ca4e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/18777 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS PESQUISAS NACIONAIS E ESTRANGEIRAS: TENDÊNCIAS E DESAFIOSFormação de professores. Pesquisas. Políticas educacionais. Saberes docentes. O objetivo deste texto é discutir a formação de professores a partir da contribuição de pesquisas nacionais e estrangeiras sobre o tema. O texto mostra que há um discurso sobre a importância daformação e como se dá o distanciamento deste das práticas políticas e formativas levadas a efeito. Trata, também, das tendências verificadas nas pesquisas a respeito daquilo que deve constituir um programa de formação do professor, com destaque para as questões dos saberes docentes e dos espaços formativos ideais, e como tais tendências se constituem desafios a serem enfrentados tanto no âmbito das formulações de políticas e programas de formação docente como no das práticas docentes. Faculdade de Educação (UFG)2013-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1877710.5216/ia.v38i1.18777Journal Inter-Ação; Vol. 38 No. 1 (2013): Formação, profissionalização docente e práticas educativas; 109-127Revista Inter Ação; Vol. 38 Núm. 1 (2013): Formação, profissionalização docente e práticas educativas; 109-127Revista Inter-Ação; v. 38 n. 1 (2013): Formação, profissionalização docente e práticas educativas; 109-1271981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/18777/15122Queiroz, Vanderleida Rosa de Freitas einfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-05T19:28:32Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/18777Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:30.711298Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS PESQUISAS NACIONAIS E ESTRANGEIRAS: TENDÊNCIAS E DESAFIOS |
title |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS PESQUISAS NACIONAIS E ESTRANGEIRAS: TENDÊNCIAS E DESAFIOS |
spellingShingle |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS PESQUISAS NACIONAIS E ESTRANGEIRAS: TENDÊNCIAS E DESAFIOS Queiroz, Vanderleida Rosa de Freitas e Formação de professores. Pesquisas. Políticas educacionais. Saberes docentes. |
title_short |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS PESQUISAS NACIONAIS E ESTRANGEIRAS: TENDÊNCIAS E DESAFIOS |
title_full |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS PESQUISAS NACIONAIS E ESTRANGEIRAS: TENDÊNCIAS E DESAFIOS |
title_fullStr |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS PESQUISAS NACIONAIS E ESTRANGEIRAS: TENDÊNCIAS E DESAFIOS |
title_full_unstemmed |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS PESQUISAS NACIONAIS E ESTRANGEIRAS: TENDÊNCIAS E DESAFIOS |
title_sort |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS PESQUISAS NACIONAIS E ESTRANGEIRAS: TENDÊNCIAS E DESAFIOS |
author |
Queiroz, Vanderleida Rosa de Freitas e |
author_facet |
Queiroz, Vanderleida Rosa de Freitas e |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiroz, Vanderleida Rosa de Freitas e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores. Pesquisas. Políticas educacionais. Saberes docentes. |
topic |
Formação de professores. Pesquisas. Políticas educacionais. Saberes docentes. |
description |
O objetivo deste texto é discutir a formação de professores a partir da contribuição de pesquisas nacionais e estrangeiras sobre o tema. O texto mostra que há um discurso sobre a importância daformação e como se dá o distanciamento deste das práticas políticas e formativas levadas a efeito. Trata, também, das tendências verificadas nas pesquisas a respeito daquilo que deve constituir um programa de formação do professor, com destaque para as questões dos saberes docentes e dos espaços formativos ideais, e como tais tendências se constituem desafios a serem enfrentados tanto no âmbito das formulações de políticas e programas de formação docente como no das práticas docentes. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/18777 10.5216/ia.v38i1.18777 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/18777 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v38i1.18777 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/18777/15122 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 38 No. 1 (2013): Formação, profissionalização docente e práticas educativas; 109-127 Revista Inter Ação; Vol. 38 Núm. 1 (2013): Formação, profissionalização docente e práticas educativas; 109-127 Revista Inter-Ação; v. 38 n. 1 (2013): Formação, profissionalização docente e práticas educativas; 109-127 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874762245144576 |