TENDÊNCIAS DAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES ADMINISTRADORES NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho Junior, João Carlos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Veiga, Adriana Moreira da Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10606
Resumo: O artigo revisa sistematicamente o que tem sido produzido sobre a formação dos Professores Administradores na docência universitária, disponível no Catálogo de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), entre 2012 e 2018, analisando em que medida elucida a sua formação e desenvolvimento profissional docente. A análise unitária abrangeu recorte temático, questões, objetivos, aporte teórico e metodologia, reunindo conhecimentos próximos do tema e prospectando horizontes teórico-práticos. No conjunto, as produções abordam a docência e a discência no contexto acadêmico das Ciências Administrativas com aportes da Área Educação - formação docente e saberes/fazeres na docência. Compreender como se constituí a docência nas Ciências Administrativas e que saberes/fazeres a constituem prospecta novas pesquisas e provoca à criação de uma rede de formação e desenvolvimento profissional docente, acolhendo os Professores Administradores em ações de assessoramento entre pares, produzindo, na base da docência universitária, a pedagogia universitária específica da área.Palavras-chave: professor Administrador; formação de professores; saberes docentes; Pedagogia universitária; desenvolvimento profissional docente.CURRENT TRENDS IN RESEARCH ON TEACHER TRAINING ADMINISTRATORS IN UNIVERSITY TEACHINGAbstractThe article systematically reviews what has been produced on the training of the Administrative Professors in university teaching, available in the Thesis Catalog of the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), between 2012 and 2018, analyzing the extent to which it elucidates their training and professional teacher development. The unitary analysis covered thematic, questions, objectives, theoretical contribution and methodology, gathering knowledge close to the theme and prospecting theoretical-practical horizons. On the whole, the productions deal with the teaching and the discourse in the academic context of the Administrative Sciences with contributions of the Education Area - teacher training and knowledge / doings in teaching. To understand how the teaching in the Administrative Sciences was constituted and that knowledge / tasks constitute a prospect of new researches and causes to the creation of a network of professional teacher training and development, welcoming the Professors Administrators in actions of advising among peers, producing, in the base of teaching university, the specific university pedagogy of the area.Keywords: professor Administrator; teacher training; teacher knowledge; university Pedagogy; professional teacher development.TENDENCIAS DE LAS INVESTIGACIONES SOBRE FORMACIÓN DE LOS PROFESORES ADMINISTRADORES EN LA DOCENCIA UNIVERSITARIAResumenEl artículo revisa sistemáticamente lo que ha sido producido sobre la formación de los Profesores Administradores en la docencia universitaria, disponible en el Catálogo de Tesis de la Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Nivel Superior (CAPES), entre 2012 y 2018, analizando en qué medida elucida su formación y desarrollo profesional docente. El análisis unitario abarcó recorte temático, cuestiones, objetivos, aporte teórico y metodología, reuniendo conocimientos cercanos al tema y prospectando horizontes teórico-prácticos. En el conjunto, las producciones abordan la docencia y la discencia en el contexto académico de las Ciencias Administrativas con aportes del Área Educación - formación docente y saberes / haceres en la docencia. Comprender cómo se constituye la docencia en las Ciencias Administrativas y que saber / hacer la constituyen prospecta nuevas investigaciones y provoca la creación de una red de formación y desarrollo profesional docente, acogiendo a los Profesores Administradores en acciones de asesoramiento entre pares, produciendo, en la base de la docencia universitaria, la pedagogía universitaria específica del área.Palabras clave: profesor Administrador; formación de profesores; saberes docentes; Pedagogía universitaria; desarrollo profesional docente.
id UFMA-5_a1125375731158475431f144a8758249
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10606
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling TENDÊNCIAS DAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES ADMINISTRADORES NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIAProfessor AdministradorFormação de professoresSaberes docentesPedagogia universitáriaDesenvolvimento profissional docenteFormação de Professores e Saberes DocentesO artigo revisa sistematicamente o que tem sido produzido sobre a formação dos Professores Administradores na docência universitária, disponível no Catálogo de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), entre 2012 e 2018, analisando em que medida elucida a sua formação e desenvolvimento profissional docente. A análise unitária abrangeu recorte temático, questões, objetivos, aporte teórico e metodologia, reunindo conhecimentos próximos do tema e prospectando horizontes teórico-práticos. No conjunto, as produções abordam a docência e a discência no contexto acadêmico das Ciências Administrativas com aportes da Área Educação - formação docente e saberes/fazeres na docência. Compreender como se constituí a docência nas Ciências Administrativas e que saberes/fazeres a constituem prospecta novas pesquisas e provoca à criação de uma rede de formação e desenvolvimento profissional docente, acolhendo os Professores Administradores em ações de assessoramento entre pares, produzindo, na base da docência universitária, a pedagogia universitária específica da área.Palavras-chave: professor Administrador; formação de professores; saberes docentes; Pedagogia universitária; desenvolvimento profissional docente.CURRENT TRENDS IN RESEARCH ON TEACHER TRAINING ADMINISTRATORS IN UNIVERSITY TEACHINGAbstractThe article systematically reviews what has been produced on the training of the Administrative Professors in university teaching, available in the Thesis Catalog of the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), between 2012 and 2018, analyzing the extent to which it elucidates their training and professional teacher development. The unitary analysis covered thematic, questions, objectives, theoretical contribution and methodology, gathering knowledge close to the theme and prospecting theoretical-practical horizons. On the whole, the productions deal with the teaching and the discourse in the academic context of the Administrative Sciences with contributions of the Education Area - teacher training and knowledge / doings in teaching. To understand how the teaching in the Administrative Sciences was constituted and that knowledge / tasks constitute a prospect of new researches and causes to the creation of a network of professional teacher training and development, welcoming the Professors Administrators in actions of advising among peers, producing, in the base of teaching university, the specific university pedagogy of the area.Keywords: professor Administrator; teacher training; teacher knowledge; university Pedagogy; professional teacher development.TENDENCIAS DE LAS INVESTIGACIONES SOBRE FORMACIÓN DE LOS PROFESORES ADMINISTRADORES EN LA DOCENCIA UNIVERSITARIAResumenEl artículo revisa sistemáticamente lo que ha sido producido sobre la formación de los Profesores Administradores en la docencia universitaria, disponible en el Catálogo de Tesis de la Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Nivel Superior (CAPES), entre 2012 y 2018, analizando en qué medida elucida su formación y desarrollo profesional docente. El análisis unitario abarcó recorte temático, cuestiones, objetivos, aporte teórico y metodología, reuniendo conocimientos cercanos al tema y prospectando horizontes teórico-prácticos. En el conjunto, las producciones abordan la docencia y la discencia en el contexto académico de las Ciencias Administrativas con aportes del Área Educación - formación docente y saberes / haceres en la docencia. Comprender cómo se constituye la docencia en las Ciencias Administrativas y que saber / hacer la constituyen prospecta nuevas investigaciones y provoca la creación de una red de formación y desarrollo profesional docente, acogiendo a los Profesores Administradores en acciones de asesoramiento entre pares, produciendo, en la base de la docencia universitaria, la pedagogía universitaria específica del área.Palabras clave: profesor Administrador; formación de profesores; saberes docentes; Pedagogía universitaria; desarrollo profesional docente.Universidade Federal do Maranhão2021-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentimage/jpegimage/jpeghttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1060610.18764/2178-2229.v28n2.202120Cadernos de Pesquisa; v. 28, n. 2, abr./jun. 2021; 114-1392178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10606/9162http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10606/10486http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10606/10487http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10606/10488Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessCoelho Junior, João CarlosVeiga, Adriana Moreira da Rocha2021-11-29T14:18:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10606Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:01.730762Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv TENDÊNCIAS DAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES ADMINISTRADORES NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA
title TENDÊNCIAS DAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES ADMINISTRADORES NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA
spellingShingle TENDÊNCIAS DAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES ADMINISTRADORES NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA
Coelho Junior, João Carlos
Professor Administrador
Formação de professores
Saberes docentes
Pedagogia universitária
Desenvolvimento profissional docente
Formação de Professores e Saberes Docentes
title_short TENDÊNCIAS DAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES ADMINISTRADORES NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA
title_full TENDÊNCIAS DAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES ADMINISTRADORES NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA
title_fullStr TENDÊNCIAS DAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES ADMINISTRADORES NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA
title_full_unstemmed TENDÊNCIAS DAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES ADMINISTRADORES NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA
title_sort TENDÊNCIAS DAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES ADMINISTRADORES NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA
author Coelho Junior, João Carlos
author_facet Coelho Junior, João Carlos
Veiga, Adriana Moreira da Rocha
author_role author
author2 Veiga, Adriana Moreira da Rocha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho Junior, João Carlos
Veiga, Adriana Moreira da Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Professor Administrador
Formação de professores
Saberes docentes
Pedagogia universitária
Desenvolvimento profissional docente
Formação de Professores e Saberes Docentes
topic Professor Administrador
Formação de professores
Saberes docentes
Pedagogia universitária
Desenvolvimento profissional docente
Formação de Professores e Saberes Docentes
description O artigo revisa sistematicamente o que tem sido produzido sobre a formação dos Professores Administradores na docência universitária, disponível no Catálogo de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), entre 2012 e 2018, analisando em que medida elucida a sua formação e desenvolvimento profissional docente. A análise unitária abrangeu recorte temático, questões, objetivos, aporte teórico e metodologia, reunindo conhecimentos próximos do tema e prospectando horizontes teórico-práticos. No conjunto, as produções abordam a docência e a discência no contexto acadêmico das Ciências Administrativas com aportes da Área Educação - formação docente e saberes/fazeres na docência. Compreender como se constituí a docência nas Ciências Administrativas e que saberes/fazeres a constituem prospecta novas pesquisas e provoca à criação de uma rede de formação e desenvolvimento profissional docente, acolhendo os Professores Administradores em ações de assessoramento entre pares, produzindo, na base da docência universitária, a pedagogia universitária específica da área.Palavras-chave: professor Administrador; formação de professores; saberes docentes; Pedagogia universitária; desenvolvimento profissional docente.CURRENT TRENDS IN RESEARCH ON TEACHER TRAINING ADMINISTRATORS IN UNIVERSITY TEACHINGAbstractThe article systematically reviews what has been produced on the training of the Administrative Professors in university teaching, available in the Thesis Catalog of the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), between 2012 and 2018, analyzing the extent to which it elucidates their training and professional teacher development. The unitary analysis covered thematic, questions, objectives, theoretical contribution and methodology, gathering knowledge close to the theme and prospecting theoretical-practical horizons. On the whole, the productions deal with the teaching and the discourse in the academic context of the Administrative Sciences with contributions of the Education Area - teacher training and knowledge / doings in teaching. To understand how the teaching in the Administrative Sciences was constituted and that knowledge / tasks constitute a prospect of new researches and causes to the creation of a network of professional teacher training and development, welcoming the Professors Administrators in actions of advising among peers, producing, in the base of teaching university, the specific university pedagogy of the area.Keywords: professor Administrator; teacher training; teacher knowledge; university Pedagogy; professional teacher development.TENDENCIAS DE LAS INVESTIGACIONES SOBRE FORMACIÓN DE LOS PROFESORES ADMINISTRADORES EN LA DOCENCIA UNIVERSITARIAResumenEl artículo revisa sistemáticamente lo que ha sido producido sobre la formación de los Profesores Administradores en la docencia universitaria, disponible en el Catálogo de Tesis de la Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Nivel Superior (CAPES), entre 2012 y 2018, analizando en qué medida elucida su formación y desarrollo profesional docente. El análisis unitario abarcó recorte temático, cuestiones, objetivos, aporte teórico y metodología, reuniendo conocimientos cercanos al tema y prospectando horizontes teórico-prácticos. En el conjunto, las producciones abordan la docencia y la discencia en el contexto académico de las Ciencias Administrativas con aportes del Área Educación - formación docente y saberes / haceres en la docencia. Comprender cómo se constituye la docencia en las Ciencias Administrativas y que saber / hacer la constituyen prospecta nuevas investigaciones y provoca la creación de una red de formación y desarrollo profesional docente, acogiendo a los Profesores Administradores en acciones de asesoramiento entre pares, produciendo, en la base de la docencia universitaria, la pedagogía universitaria específica del área.Palabras clave: profesor Administrador; formación de profesores; saberes docentes; Pedagogía universitaria; desarrollo profesional docente.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10606
10.18764/2178-2229.v28n2.202120
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10606
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v28n2.202120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10606/9162
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10606/10486
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10606/10487
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10606/10488
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
image/jpeg
image/jpeg
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 28, n. 2, abr./jun. 2021; 114-139
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874879721308160